Em uma animação de fundo verde, aparecem interligados o planeta Terra, uma lixeira e uma etiqueta. Na sequência, surge o título: “O brasileiro e a sustentabilidade”.

Uma animação mostra uma bateria perdendo sua carga, e, abaixo dela, aparece a data 28 de junho de 2021, dia marcado por uma sobrecarga mundial de energia. Abaixo, a imagem da Terra em preto e branco solta fumaça continuamente.

O título “1 Planeta e meio” aparece no centro do story de fundo verde. Trata-se do que precisaríamos para sustentar nossa produção atual de bens e serviços. A fotografia da Terra é exibida acima do título e, abaixo, o planeta cortado pela metade.

Um gráfico com o mapa cinza do Brasil ao centro aparece mostrando as três grandes preocupações dos brasileiros em relação à sustentabilidade: preservação das matas, florestas e oceanos (48%), lixo (27%) e crise climática (25%).

Este story apresenta uma foto de uma mulher sorridente segurando uma sacola de feira com alfaces à mostra. Ela representa 74% dos brasileiros, que estão preocupados com o tema preservação e dispostos a mudar a alimentação pensando no meio ambiente.

A animação de fundo verde faz surgir uma mulher mexendo em seu celular, com o texto: “E ainda há muita dúvida sobre temas como alimentação vegana: 42% das buscas são dúvidas sobre o conceito”.

De dentro de uma lixeira, surgem as colunas de um gráfico que aponta a preocupação do brasileiro com o descarte de resíduos, cujas buscas cresceram mais de 225%: horta e compostagem (39%), reciclagem (28%), coleta Sseletiva (11%), catadores (4%).

Aparece na animação uma sacola ecológica de tela com quatro laranjas. Ao lado, o texto: “O lixo está atrelado diretamente ao nosso consumo. Por isso, 89% das pessoas pagariam 5% a mais por artigos com embalagens menos agressivas ao planeta”.

Um fundo preto e branco mostra uma árvore e o título: “Atentos à crise”. Na sequência, é exibido o aumento de mais de 247% nas buscas por assuntos ligados à crise climática. São eles: energia solar (33%), efeito estufa (12%), energia eólica (8%).

O story mostra a fotografia de um homem e uma mulher sentados em um sofá e se entreolhando. A pesquisa mostra que 39% topariam comprar marcas que usam apenas carbono neutro e 33% mudariam de transporte individual para coletivo, bike ou carona.

Uma etiqueta surge com o texto: “No Brasil, as pessoas esperam e confiam mais nas empresas do que no governo”. 88% acreditam que as marcas devem agir para amenizar os efeitos da crise ambiental. 86% esperam que elas pelo menos falem sobre isso.

Com fundo branco, uma animação exibe uma fotografia da Terra e bolinhas verdes orbitando ao redor do planeta. Em seguida, aparece o texto: “Ok. E o que as empresas podem fazer para contribuir com a sustentabilidade?”.

No círculo no qual antes estava o planeta Terra aparece um alvo, que é atingido no centro, em cheio, por um dardo. Surge a resposta para a pergunta do story anterior: “1. Incluir o tema na agenda estratégica da empresa”.

Numa espécie de órbita na qual giram bolinhas verdes, desabrocha um galho de uma planta, seguido do segundo passo que deve seguir uma empresa para contribuir com a sustentabilidade: “2. Mirar a economia regenerativa”.

No centro da órbita está agora um homem de perfil, além do passo 3 para uma empresa contribuir com a sustentabilidade: “3. Promover conscientização com senso de urgência”, ou seja, que a marca leve informação sobre a complexidade e a urgência do tema.

Com um fundo preto, a Terra aparece interligada, como uma rede, aos três preceitos: “Criar conhecimento. Dividir aprendizados. Mobilizar as pessoas sobre a urgência deste tema, que estará a cada dia mais conectado com as estratégias do negócio”.

CRÉDITOS
Conteúdo, Design & Produção: Bold (Agência); Editores: Renato Kaufmann e Taís Toti.
Consumer Insights Lead, Google
3 razões por que vemos tantos vídeos online
POR LIVIA SITTA
VEJA TAMBÉM