O verão está chegando, e, com ele, o recesso escolar e as viagens de férias. Depois de duas temporadas com restrições, dados do Waze mostram que as viagens devem crescer no fim do ano e mais quilômetros serão percorridos país afora.1 Mas quais os interesses desses viajantes? O que eles buscam?
A primeira coisa é a satisfação. Oitenta e oito por cento dos brasileiros dizem que vão viajar por prazer.2 Mas, para isso acontecer, alguns fatores são determinantes, como preço, comodidade, facilidade na troca de produtos (passagens, hospedagem etc), e programas de fidelidade.3 Em tempos de incerteza econômica, o bolso é uma condição muito relevante, mas 72% das pessoas globalmente concordam que fariam qualquer plano de férias se ele se encaixasse no seu orçamento.4
Historicamente, Natal, feriados e férias (de verão e de inverno) estão entre os períodos em que as pessoas preferem viajar. E as movimentações para essas datas começam alguns dias antes das festas em si. Em 2021, por exemplo, os dias 23, 26 e 27 de dezembro ficaram no top 10 das estradas mais cheias do ano todo. Assim como os dias 3 e 4 de janeiro, quando as pessoas retornavam das viagens de Ano-Novo. A tabela abaixo revela um pouco como esse fluxo acontece:
Se pusermos uma moldura apenas nos três últimos meses do ano, as datas em que os wazers mais viajaram foram o Natal (25 de dezembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e o feriado de Proclamação da República (15 de novembro).5
Ah, que delícia o verão!
Entre os usuários do Waze no Brasil, 46% concordam que “férias verdadeiras” sempre incluem uma viagem.6 E se for para ver o mar, melhor ainda: o aumento médio das navegações para as praias durante o verão é de 58%.7
Não por acaso, entre os meses de dezembro e março há um crescimento de 15% na média diária de quilômetros percorridos em relação ao restante do ano.8 Entre os destinos que têm um boom de navegações no período estão, em grande maioria, aqueles relacionados à natureza e ao ar livre:
Malas prontas na última hora
Esse aumento nas viagens, claro, também tem impacto no consumo: 31% dos brasileiros pretendem gastar mais nesta temporada do que nos últimos dois anos.9 E, para cair na estrada, é muito importante se preparar. O Waze catalogou as navegações dos usuários nos dias que antecedem esse momento, quando precisam, por exemplo, ir ao supermercado, à farmácia, fazer um check-up no carro e abastecer o tanque.
E não é só você que deixa tudo para a última hora. Apesar de planejarem as viagens com até seis meses de antecedência, uma parte considerável das pessoas resolve as questões mais práticas nos dias que antecedem a viagem, com aumento considerável no dia anterior à partida.10
Os viajantes já estão prontos. E a sua marca?
Enquanto os motoristas estão se locomovendo ou na correria dos preparativos para viagem, aproveite para se destacar nos principais destinos e ajudá-los com informações relevantes. Informe-os estrategicamente sobre a disponibilidade de produtos, diferenciais de compra e ofertas.
Mostre-se presente antes, durante e após as viagens. A próxima temporada de verão será marcada por mais otimismo e mais pessoas nas ruas. O Waze é o copiloto dos motoristas e, certamente, pode ajudar você a posicionar sua marca durante o deslocamento de milhões de viajantes em momentos de lazer.