O YouTube é plural. Ele traz entretenimento e informação sobre os mais variados assuntos. Além de bastante democrática, a plataforma é também uma grande ferramenta de aprendizagem que tem transformado a forma como as pessoas consomem conteúdos.
Os números mostram que se o YouTube deixasse de existir, seria a plataforma da qual os usuários mais sentiriam falta.
Os noticiários, que antes decidiam ao que as pessoas iriam ou não assistir, não são mais os principais responsáveis pelo conteúdo consumido pelas pessoas. O que é exibido está cada vez mais personalizado.
No mesmo lugar no qual antes passava a programação da TV, agora as famílias fazem suas escolhas. No Brasil, ⅓ dos usuários do YouTube assistem à plataforma conectada à televisão. Desses, 82% assistem a conteúdos junto com outras pessoas, e 36% só assistem ao YouTube na TV acompanhados.1
Ser comunidade
Uma das razões pelas quais o YouTube tem se tornado indispensável é porque lá todo mundo acha um ou mais grupos com os quais se identifica. As pessoas buscam criar conexões e a plataforma as ajuda a ter esse senso de pertencimento, já que foi construída dentro de uma cultura de compartilhamento.
Diferentes comunidades criam vínculos entre si por meio de interesses similares e se juntam para participar de eventos online, assistir a shows, acompanhar seus ídolos e dividir experiências.
Aprender
Além de ser um espaço no qual as comunidades se vêem representadas, o YouTube também é, sem dúvida, um espaço de aprendizagem. Sete em cada 10 entrevistados dizem que a ferramenta os ajuda a descobrir algo. Ou seja, utilizam o YouTube como fonte de conhecimento que será usado em outros momentos de suas vidas.
Dar risada
Quem não gosta de dar risada? Além de inspirar e ensinar, o YouTube deixa as pessoas felizes. Os dados comprovam:
Objeto do desejo
No YouTube, os Creators conversam com cada um de nós como se todos fôssemos íntimos. Por isso mesmo, compramos depois de consumir vídeos na plataforma.
Espaço de conexão, paixão, aprendizado e mais, o YouTube continuou um potente aliado na nossa vida em 2021. Agora, com o retorno gradual às ruas, escolas, escritórios, poderemos cada vez mais consumir o conteúdo que amamos junto dos nossos amigos e familiares. Todos prontos?