O sonho de todo artista é se apresentar no maior palco do mundo. Até alguns anos atrás, esse palco era o Estádio Primeiro de Maio Rungrado, em Pyongyang, na Coreia do Norte, com capacidade para 150 mil espectadores. Mas hoje isso parece pequeno comparado ao alcance do YouTube. Na plataforma, o público não se mede apenas pelo número de pessoas, mas sim por países inteiros — e o YouTube já está presente em 180 nações.
Um ótimo exemplo desse fenômeno é a banda sul-coreana de K-pop BTS. O clipe para a música “Butter” teve mais de 112 milhões de visualizações nas 24 horas após o lançamento, em maio de 2021.
Para 64% dos brasileiros, ouvir música é a atividade preferida quando estão no transporte público.
Um single anterior da banda, “Dynamite”, já havia superado 100 milhões de views em agosto do ano anterior, com um recorde de visualizações simultâneas: 3 milhões de espectadores assistindo ao vídeo no mesmo momento. Um público que lotaria 20 estádios como o norte-coreano.
Esses números ajudam a responder duas das grandes questões dos profissionais de marketing na era do omnichannel: onde está sua audiência e qual o melhor canal para se conectar com ela? A música tem um poder de mobilização gigantesco. Um poder que ainda não é aproveitado em todo seu potencial pelo mercado de marketing.
No Brasil, em especial, ouvir música é a atividade preferida para 64% das pessoas quando estão no trânsito ou no transporte público. Por aqui também consumimos mais canções que o restante do mundo: 2h02 de audição por dia, contra 1h34 na média global.1 E muito disso se dá no YouTube. Em todo o mundo, 2 bilhões de espectadores assistem a vídeos musicais a cada mês e isso equivale a um quarto da população mundial.2
Sem dúvida, a música é uma ponte entre culturas. E, conhecendo essa paixão, sabemos que o ponto ideal de encontro é o YouTube, onde é possível encontrar mais de 80 milhões de canções, entre hits, remixes e raridades – um número maior do que qualquer outra plataforma musical do mundo.3
Para uma grande marca, isso significa que apostar na aproximação com conteúdo musical, por meio de anúncios ou outras estratégias, é uma grande oportunidade de acessar seu público no momento certo.
Uma música para cada momento (e para cada anúncio)
A música é uma forma de arte tão poderosa por diversas razões: embala sonhos, resgata lembranças, conforta a tristeza, inspira alegria e faz todo mundo dançar. Esses são lugares comuns verdadeiros, mas no Google buscamos entender com maior profundidade como o público se comporta.
Por isso, analisamos hábitos de pesquisa e navegação no YouTube para entender três tendências sobre como a música influencia o dia a dia das pessoas – e também como as marcas podem se aproximar delas com base nessas tendências.
- A música regula o estado de ânimo
Seja para melhorar o humor, seja para reduzir a ansiedade, ou, ainda, refletir sobre as emoções, é possível perceber que as pessoas têm usado a música como um atalho para alcançar o estado de espírito desejado. Entre os millennials, por exemplo, 87% afirma que ouvir música tem um caráter de autocuidado e ajuda a acalmar.4
O que isso significa para sua marca: Há uma oportunidade para ajudar os consumidores a encontrar e aproveitar conteúdo musical que se adapte às suas necessidades emocionais. Para garantir que a mensagem esteja alinhada ao ânimo desejado, é possível recorrer aos dynamic lineups em campanhas de vídeo.
A solução do Google Ads faz um link entre o sentimento que você pretende gerar com sua marca e o conteúdo relacionado no YouTube. Para uma marca de yoga, por exemplo, os anúncios serão exibidos ao lado de vídeos com música relaxante ou professores dando aulas, ampliando os consumidores em potencial a partir de similaridades de interesse ou necessidade.
- A música expande os horizontes
Como consequência do isolamento social imposto pela pandemia, a música ajudou pessoas a se conectarem umas com as outras e a acessarem outros lugares de forma virtual. Além disso, o acesso aos shows foi democratizado e eles passaram a acontecer no conforto de casa. O número de lives no Brasil subiu incríveis 6000% em 2020 em comparação ao ano anterior.5
O que isso significa para sua marca: É possível ajudar o público, em especial os mais jovens, a expandir seus horizontes musicais e conectá-lo a pessoas com interesses semelhantes ao oferecer conteúdo acessível e inclusivo.
Entre outras possibilidades, isso significa patrocinar canais, artistas, lançamentos e eventos ao vivo. Como contrapartidas, sua marca pode exibir anúncios e adicionar cartões de informação aos vídeos. É um modo direto de aprofundar a relação com seus consumidores e vincular sua marca ao conteúdo musical apoiado.
- A música nos ajuda a agir
Quando a vontade de procrastinar bate forte, a música serve como antídoto: ajuda na concentração, é um combustível para continuar em frente e expande a criatividade. 61% dos brasileiros ouvem música para se motivar.6 Além disso, as buscas por estilos como “lofi”, “chillhop” e “jazz hop”, sucessos como trilha sonora para trabalhos que demandam concentração, cresceram 148% no país.7
O que isso significa para sua marca: Criar pontes e abrir canais de interação entre seu público e os artistas que embalam sua rotina é uma ótima oportunidade para uma empresa se aproximar dos consumidores. Também é possível ajudar a mantê-los motivados ao oferecer uma seleção de músicas que sugiram esse sentimento.
Para isso, pode-se contar com a experiência de criadores de conteúdo por meio do Creators Connect, onde uma marca pode encontrar vozes poderosas e adequadas para divulgar sua mensagem.
Não precisa ser especialista para se divertir
É importante notar que não há necessidade de contar com a ajuda de críticos musicais ou curadores experientes para aproveitar o potencial desse tipo de conteúdo. Uma opção segura, por exemplo, é mirar no Top 100 do YouTube como destino dos seus anúncios.
Essa lista condensa o conteúdo musical mais relevante (mundialmente ou por país), dividido entre músicas, artistas e clipes, para que sempre seja possível estar em sintonia com uma audiência ideal. Como a música sempre está próxima das pessoas quando elas necessitam, agora sua marca também pode estar presente para alcançar os seus objetivos.