Aprender a fazer uma receita com as técnicas e ingredientes corretos deixa tudo mais gostoso.
Saber cozinhar dá um gostinho a mais no sabor do prato. Se antes a missão era simplesmente saber fritar um zoiudo, hoje o objetivo é fazer um ovo poché. Os chefs revelados em cada um de nós vão ficando cada vez mais exigentes: quanto mais cozinhamos, mais queremos aprender.
Há um universo de ingredientes, técnicas, truques e utensílios a ser explorado. O digital é a maior escola de gastronomia que existe.
Quando o assunto é cozinhar, o YouTube é como professor gente boa de cursinho: nem parece que é aula.
Preguiça não entra nessa receita.
Para a Juliana, encarar a cozinha antes do YouTube era quase um pesadelo.
Hoje ela aprende tudo por aqui e a curiosidade sobre gastronomia aumenta a cada vídeo.
NEM SÓ DE BOM GOSTO VIVE UMA COZINHA DE SUCESSO. UMA PITADA DE TÉCNICA MUDA TUDO.
Virando chef em minutos
Alguns detalhes fazem toda a diferença. Quer saber como se tira o soro do creme de leite? Tatiana Romano dá esta e outras dicas práticas.
Missão possível
Receitas e truques recheiam a programação do canal do chef paranaense. Quer aprender a limpar e filetar uma sardinha? É só ficar de olho na técnica.
Sem frescuras
Esqueça a gourmetização: aqui quem manda é a cozinha ogra. Em um dos vídeos Cauê Moura dá a letra sobre como fazer um churrasco da hora.
Quer sair do feijão com arroz e se arriscar em pratos inovadores? Truques simples e técnicas sofisticadas fazem a mágica acontecer.
Nem sempre temos a faca e o queijo na mão na hora de ir pra prática. Faltou aquela pincelada saborosa e dourada em cima da torta? Então, bora abrir as gavetas da cozinha do YouTube.
Nos bastidores da cozinha
Há um mundo maravilhoso por trás das facas, dos garfos e das colheres. Depois que você experimentar a pinça, o fouet, a espátula, o amassador de batatas e o tapete de silicone, sua história com a cozinha nunca mais será a mesma.
A alquimia dos ingredientes é o segredo para o bolo crescer grande e fofinho.
Não adianta ter os melhores utensílios na gaveta se o preparo ainda é um mistério. Pode bater no liquidificador ou dá pra misturar com as mãos. Melhor servir quente ou frio? Saber escolher os ingredientes e aprender como eles devem ser aproveitados não é abobrinha, é conhecimento.
Muita gente já se ligou: é melhor ter informação saindo do forno do que um baita abacaxi na mão.
Nem provei, já gostei!
Depois do YouTube, a cozinha da Luciene não para de receber a visita de novos ingredientes.
É só digerir a informação.
O Diego é outro que põe mais lenha nessa fogueira do conhecimento. Ele investiga receitas na internet, assiste a vídeos no YouTube, pesquisa preços e escolhe os ingredientes que vão dar “a cara dele” aos pratos.
Siga o cheiro do sucesso
Vai cozinhar e não sabe se usa chili em pó ou desidratado? Fica admirando a beterraba de longe, mas não tem coragem de marcar um encontro? Acha que os coelhos aproveitam melhor as cenouras? Ou que o molho de tomate pelado brota da terra? Seus problemas acabaram.
Mas nem todo passo-a-passo gastronômico é mamão com açúcar: tem momentos em que a dica de um cozinheiro experiente é fundamental.
Você comeu um risoto fabuloso na casa daquela sua amiga superexpert na cozinha, e na hora de replicar a receita a realidade ficou longe da expectativa. O que ela usou? No YouTube tem uma porção de mestres anônimos cheios de dicas bem explicadinhas sobre assuntos suculentos. Compartilhar macetes não só deixa tudo mais gostoso, como ainda vira um bom tema de bate-papo entre amigos.
Dá-lhe sabor
Queijo de cabra vai bem com qual vinho? Janjão explica a combinação ideal.
Aprender um prato novo dá gosto. Depois da primeira lição a gente sempre pede bis.
FOME DE CONHECIMENTO
O Diego sempre recorre ao YouTube na tentativa de fazer o aligot, seu maior desafio na cozinha.
Tá em dúvida e quer aprender? Pergunte aos mestres.
SEM VERGONHA
Tudo que você sempre quis saber sobre chocolate e tinha vergonha de perguntar. E não: temperar o chocolate não é colocar flor de sal na mistura.
UMA HISTÓRIA MILENAR
Sabia que a cerveja é mais antiga que o pão? Quem dá a dica é esse especialista que juntou duas paixões gastronômicas no mesmo canal: bacon e cerveja.
Do fogão do YouTube saem informações, curiosidades e ideias.