O ensino semipresencial está em ascensão. Veja quais ferramentas colaboram para essa modalidade
Host
Publicado
Agosto de 2023Compartilhe esta página
O ensino semipresencial está em ascensão. Veja quais ferramentas colaboram para essa modalidade
Agosto de 2023A tecnologia transformou o setor educacional nos últimos anos, e isso se refletiu na maneira como as pessoas absorvem o conhecimento.
Uma pesquisa desenvolvida pela Educa Insights em parceria com o Google mostra que há uma nova geração de alunos hipercognitivos que prefere o formato semipresencial e trafega com facilidade entre o online e o offline. Por isso, a aprendizagem também tem acontecido fora da sala de aula, especialmente no YouTube, em apps e na Busca.
Para entender melhor como essas mudanças impactam o perfil de quem deseja estudar nos próximos meses, assista a esse vídeo com Thaís Melendez, Líder de Insights para Educação do Google Brasil.
Quando a gente olha para o nosso modelo de educação, pelo menos nos últimos 200 anos, pouca coisa mudou.
O nosso modelo, pelo menos em larga escala, ainda é baseado no modelo da Revolução Industrial.
Por isso que a gente tem o professor na frente da sala de aula, os alunos lá atrás e aquele sinal na hora do intervalo.
Mas quando a gente vai para o mundo da tecnologia, muita coisa mudou nos últimos 40 anos.
E a sua marca, está preparada para acompanhar essas mudanças?
Meu nome é Thaís Melendez, eu sou líder de insights para a educação aqui do Google Brasil. E vou compartilhar com vocês três tendências para impulsionar a sua estratégia de marketing.
Desde a invenção do computador pessoal até a internet, na década de 90, a própria fundação do Google, do YouTube, os smartphones que trouxeram a internet para a palma da nossa mão.
Muita coisa mudou, e, mais recentemente, o assunto da vez, que é a inteligência artificial.
Mas quando a gente olha para o setor educacional, a gente vive o momento em que a tecnologia avança à frente daquilo que as instituições de ensino conseguem acompanhar.
Todas essas evoluções tecnológicas afetaram também o comportamento do consumidor.
A gente viveu a era da informação na década de 90, a era da conectividade no começo dos anos 2000, com as redes sociais e, mais recentemente, a gente viveu uma era de hipercognitividade.
O que isso quer dizer? Que o consumidor, ele consegue absorver grandes quantidades de informação, resolver problemas complexos, além de ter mais habilidades para lidar com multiplataformas.
E o que tudo isso tem a ver com educação? A gente fez uma pesquisa inédita, em parceria com Educa Insights, para entender o perfil do futuro aluno que quer estudar nos próximos 12 meses.
O que a gente viu nessa pesquisa é que, em 2017, a preferência por modalidade era 81% no presencial. Em 2020, esse número caiu para 60%, e em 2021 isso se inverteu, com 78% de preferência pelo EAD. 2022 foi um ano de retomada, em que a gente estava se habituando a sair de casa com segurança, por isso as modalidades foram mais equilibradas, mas, para 2023, a grande novidade é o aumento de preferência pelo semipresencial, já que esse consumidor hipercognitivo passou por uma pandemia, já conhecia o presencial e agora quer o melhor dos dois mundos, com um crescimento de 15 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A gente falou sobre o crescimento do EAD, mas isso faz parte de uma mudança maior no comportamento do consumidor. Porque a pessoa que vai para a sala de aula também é aquela que vive outras experiências, inovações de outras indústrias. Toda essa hipercognitividade faz com que a gente trafegue com facilidade entre o online e o offline.
É por isso que 52% dos estudantes utilizam pelo menos três fontes distintas para estudar, podendo ser por meio de um vídeo, por meio de um aplicativo ou por meio das buscas aqui do Google.
E aí, gravou tudo?! Para facilitar, que tal um top 3?
Primeiro, geração hipercognitiva. Segundo, modalidade semipresencial. E terceiro, vídeos, apps e buscas no Google.
Aqui no Google as buscas não param, tampouco os insights. Fique ligado para mais tendências que vão impulsionar o seu marketing.
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
ArtigoArtigo
3 dicas essenciais para criar anúncios feitos na medida para a Geração Z
-
ArtigoArtigo
Guia para IA: recursos e ferramentas para profissionais de marketing
-
ArtigoArtigo
Qual o papel da publicidade e dos publicitários na criação de futuros desejáveis?
-
VídeoVídeo
O que buscam os consumidores de moda e beleza? Impulsione sua estratégia para esses setores
Assista agora -
ArtigoArtigo
A jornada do cliente B2B: veja os principais momentos e motivadores para a contratação de serviços
-
VídeoVídeo
Mensagem global, voz local: como a Samsung engajou clientes globalmente com a Google IA
Assista agora -
ArtigoArtigo
Por que os profissionais de marketing devem ser ousados, criativos e curiosos sobre a IA
-
ArtigoArtigo
YouTube Vibes: como o conteúdo na plataforma está virando o jogo no mundo esportivo e para além dele