Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Se essa máxima é verdade ou não, é difícil dizer, mas uma coisa é certa: passada a folia, queremos acreditar que 2023 poderá finalmente engrenar. Neste ano, a perspectiva é de que os impactos da incerteza econômica continuem, mas a boa notícia é que, apesar disso, o brasileiro está otimista: 85% da população acredita que 2023 será melhor do que 2022.1 E para aproveitar esse otimismo, não há estratégia melhor do que um planejamento focado nas principais tendências de comportamento do consumidor.
Nesta pesquisa anual realizada pela Ipsos, mais de 24 mil pessoas em 36 países — inclusive no Brasil — foram ouvidas para mapear o humor dos consumidores e entender o que isso significa para o marketing. Entre várias informações interessantes, um dado chama atenção: 80% dos brasileiros têm a intenção de fazer algumas coisas para eles mesmos ou para outras pessoas neste ano.2
Isso mostra que, mesmo em um cenário socioeconômico desafiador, as pessoas não estão esvaziadas de desejos. Elas continuam querendo comprar para si e presentear os outros, mas estão mais conscientes sobre seu orçamento e em busca de melhores escolhas.
Por esse motivo, é ainda mais importante que as marcas se mostrem presentes para o consumidor no momento certo e com uma mensagem oportuna. Para ajudar você nesse planejamento, mergulhamos no Google Trends e separamos insights e datas-chave do ano que podem contribuir para criar estratégias mais certeiras. Confira:
Páscoa
Datas especiais, como a Páscoa, geram um tráfego enorme nas Buscas e no YouTube. As pessoas usam as plataformas para descobrir que dia é o feriado, para pesquisar ovos de chocolate e também para entender o significado de alguns símbolos da festividade. No ano passado, por exemplo, o interesse pelo tema começou a subir quase um mês antes da data. E, em tempos de bolso apertado, as perguntas feitas pelas pessoas refletem a necessidade de economizar: "qual o melhor chocolate para fazer ovos de Páscoa", por exemplo, teve um aumento de interesse de busca de 300% em 2022.3
Dia das Mães
Qual o melhor presente para o Dia das Mães? A maioria dos filhos procura essa resposta online. Tanto que, em 2022, o interesse de busca por "ideias de presente de dia das mães" teve um aumento de mais 300%.4 Essa indecisão sobre o que adquirir pode ser uma oportunidade para a sua marca. A dica aqui é se posicionar durante toda a jornada de compra, não só com informações claras sobre os produtos, disponibilidade e ofertas, mas também com conteúdo inspiracional que possa despertar o interesse enquanto as pessoas procuram por opções.
Mês do Orgulho LGBTQIAPN+
O Brasil é o 5º país do mundo que mais buscou por "LGBTQIAPN+" nos últimos 12 meses.5 Um interesse que vem crescendo paulatinamente nos últimos 18 anos. Ao mesmo tempo, é possível observar nas buscas que termos ofensivos e preconceituosos saíram de cena em favor de palavras adequadas. Gênero e sexualidade são, cada vez mais, assuntos presentes no dia a dia das pessoas, que estão mais abertas para entender e respeitar as diferenças. Tratar esses temas como tabu, portanto, pode te afastar de uma parte significativa dos consumidores. Vale ainda ressaltar que o compromisso da sua marca com diversidade e inclusão nunca deve se limitar a uma data ou período específico — essa responsabilidade precisa ser constante e deve se refletir em suas ações internas e externas, para que sua comunicação seja realmente efetiva e não soe oportunista.
Dia dos Namorados
Desde 2021, o interesse de busca por "dia dos namorados" tem diminuído consideravelmente. Em contrapartida, "não monogâmico" teve uma alta de mais de 250% nos últimos cinco anos.6 Nesta data, tenha em mente que novos formatos de relação estão ganhando espaço e o humor pode ser uma chave importante para conversar com casais — e também com os solteiros. Em 2022, por exemplo, o meme "eu segurando o presente que ganhei no dia dos namorados" com uma mão vazia bombou, e o interesse de busca por essa frase cresceu mais de 4.400%.7
Férias escolares
No ano passado, o interesse de busca pelo termo "férias escolares" no mês de junho foi o maior desde 2005. E entre os usuários do Waze no Brasil, 46% concordam que “férias verdadeiras” sempre incluem uma viagem.8 Um dos obstáculos para isso, no entanto, é o bolso: preço, comodidade, facilidade na troca de produtos (passagens, hospedagem etc.) e programas de fidelidade são determinantes para os consumidores brasileiros que, em média, planejam suas viagens com 1 a 6 meses de antecedência.9 Esse período abre, portanto, uma oportunidade para se destacar enquanto os motoristas estão se locomovendo. Informe-os estrategicamente sobre a disponibilidade de produtos, diferenciais de compra e ofertas.
Dia das Crianças
Outubro é um mês cheio: o Dia das Crianças, associado ao Dia dos Professores e ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, faz crescer o consumo e as viagens em família. O feriado está entre os top 10 dias mais movimentados entre os usuários do Waze no Brasil.10 E o interesse por "presente de dia das crianças" alcançou em 2022 o maior patamar desde 2004. Assim como no Dia das Mães, as buscas acontecem com certa antecedência, mas chegam ao pico mais perto da comemoração: no ano passado, por exemplo, o interesse por "brinquedo" começou a subir ainda em setembro para atingir o ápice na semana do 12 de outubro.
Halloween
Em qual outra época do ano o aumento do interesse de busca por "como fazer sangue falso" em mais de 180% não causaria alguma preocupação?11 Nos últimos tempos, o Halloween, típica festa norte-americana, ganhou mais adeptos no Brasil, o que se refletiu nas buscas pelo termo, especialmente a partir de 2021. Vale ainda observar que a data mantém aqui a identificação com a comemoração dos Estados Unidos, já que o interesse de busca por "haloween" é significativamente maior do que o interesse de busca por "dia das bruxas". No Google, as pessoas também procuram por inspirações para fantasias, dicas de decoração e o significado do evento. É curioso ver que muitas das referências são antigas: em 2022, o interesse de busca por personagens icônicos como "Freddy Krueger" cresceu mais de 100%.12
Temporada de descontos
O cenário de incerteza econômica, associado à intensa digitalização que aconteceu na pandemia, criou um "antes" e um "depois" na maneira como as pessoas compram. Se antes as buscas por produtos "baratos" eram 53% maiores do que as buscas por produtos "melhores", no ano passado o cenário inverteu: as buscas por "melhor" superaram as buscas por "barato" em 27%.13 Além disso, 3 em cada 4 brasileiros pretendiam, em 2022, começar a jornada de compra 1 mês antes da Black Friday.14 Ou seja, as pessoas estão comprando de forma mais intencional e, para isso, começam suas pesquisas mais cedo. Sua estratégia para a temporada de descontos deve levar isso em consideração e, para se destacar no meio de tantas opções, é importante criar campanhas cada vez mais intuitivas, visuais e engajadoras.
Em 2023, entender e se antecipar às necessidades das pessoas será fundamental. Nesse sentido, o Google Trends — uma ferramenta gratuita e aberta para todos — pode ser útil para descobrir os interesses de busca dos consumidores e sair na frente da concorrência.
Defina quais são as datas mais importantes para seu negócio e use as informações coletadas para criar as melhores campanhas. Nessa jornada, dados e criatividade são aliados na construção de estratégias vencedoras.