As vendas de fim de ano são esperadas por todos os comerciantes. E a Black Friday, pela promessa de bons descontos, é cada vez mais aguardada pelos consumidores brasileiros. Então, aqui, separamos algumas boas práticas para que lojas e marcas planejem campanhas de forma eficiente para aproveitar ao máximo as oportunidades do momento.
A primeira recomendação é utilizar o Planejador de Desempenho (Performance Planner, em inglês), uma plataforma que possibilita visualizar informações preciosas de Pesquisa e Shopping, Smart Display e Standard Display, Campanhas Locais e ACi, focada na instalação de apps. Dentro dessa ferramenta, podemos trabalhar com duas situações específicas para a Black Friday: 1) Maximização do budget com foco na meta de retorno do investimento ou CPA e 2) Descobrir oportunidades do total de entrega para as campanhas já ativas.
Assista à apresentação abaixo e veja todas as dicas que preparamos especialmente para a aguardada data do varejo 2021. Abordamos diferentes tipos de anúncios possíveis no Google, inclusive vídeos e App Campaigns:
Já a utilização da aba de Recomendações (ou Optimization Score, no original) pode resultar em um salto na performance de vendas. As recomendações são captadas pela ferramenta – e para isso é necessário sempre revisar as recomendações e aplicar aquelas que são assertivas e alinhadas aos objetivos das campanhas. Ao encontrar recomendações que acabam não sendo relevantes, é recomendável dispensá-las para que o algoritmo entenda a sua demanda e traga cada vez mais recomendações de forma individualizada, aumentando o seu score em até 100%.
O Ajuste de Sazonalidade pode ajudar os anunciantes na Black Friday, e também para as vendas de Natal. Você pode personalizar pormenores em relação a dia, horário, tipo de campanha e dispositivo. É válido lembrar que o Ajuste de Sazonalidade funciona como um sinal para que os Lances Inteligentes atualizem, sendo ainda necessário revisar o tROAS para tornar a campanha mais agressiva.
Revisar alguns ajustes na Pesquisa e do Merchant Center é também uma boa prática para uma campanha rentável. Entre as ações recomendadas estão:
- Sempre faça o upload dos anúncios de Search, Display e Discovery com pelo menos 48 horas de antecedência para possibilitar a aprovação e possíveis alterações em tempo hábil.
- Suba 1 anúncio responsivo por grupo de anúncio com qualidade boa ou excelente e pelo menos 4 tipos de extensões diferentes para atingir a excelência criativa e qualidade do anúncio.
- Adicione o máximo de títulos possíveis para aumentar a qualidade dos seus anúncios e, consequentemente, de desempenho.
- Sempre tenha certeza de que as configurações do Merchant Center estejam adequadas aos seus objetivos.
- Corrija produtos reprovados (mas se atente aos períodos de aprovação).
* preço e disponibilidade: até 1h
* título e descrição: até 8h
* url da imagem: até 48h
* custom labels: até 48h
Por fim, existem dois cenários possíveis de acontecer no período da Black Friday. Listamos as possíveis resoluções a seguir:
Agora, uma dica final. Não se esqueça de configurar os alertas de orçamento para receber notificações quando estiver perdendo tráfego em períodos de alto volume e não deixe de acompanhar o desempenho de suas campanhas no hora a hora para ter certeza de que você está conseguindo capturar toda a demanda da data. Essas simples ações podem ser cruciais para a tomada de decisão na própria Black Friday. Boas vendas!
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.