Estamos vivendo um momento em que a previsibilidade do futuro se tornou mais difícil, seja na nossa vida pessoal, seja nos negócios. A crise causada pela pandemia da COVID-19 mudou drasticamente o comportamento do consumidor e, desde então, as empresas têm se adaptado às exigências dinâmicas dos clientes para se manter relevantes.
E, nesse contexto, as estratégias de marketing também tiveram que se adaptar. A comunicação online se tornou mais essencial para a vida dos negócios — e ela também pode gerar impacto diretamente nas vendas das lojas físicas. Como? Nas 3 sessões a seguir do Google Academy, você entende todas as funcionalidades do Google Meu Negócio, vê diferentes formatos de anúncio e aprende a mensurar os dados de acordo com seu objetivo de negócio. Acompanhe:
Felipe Leite, especialista em O2O no Google, e Leo Marassi, Online to Offline Lead, apresentam nesta sessão todas as funcionalidades do Google Meu Negócio, uma espécie de vitrine online da sua loja física. Lá, você pode disponibilizar inúmeras informações do seu negócio: horário de funcionamento, serviços oferecidos, postagens (com novidades e cupons de desconto, por exemplo), agendamento de serviços, catálogo de produtos e mais. Tudo gratuitamente.
Por que é tão importante manter informações sobre o seu negócio ao alcance de um clique? A pandemia tem nos ensinado que cada saída de casa exige mais decisão e planejamento. 30% das buscas feitas em celulares1, por exemplo, são ligadas à localização, o que pode render uma indicação à sua loja física.
Ao conectar o Google Meu Negócio com o Google Ads, é possível mensurar sua presença online. Há dados que mostram como os clientes encontraram seu negócio, como interagiram com ele — via ligação telefônica, encontrando uma rota, clicando no seu site ou enviando uma mensagem. A mensuração também possibilita que você saiba os dias com maior atividade no seu perfil.
Indo além de todas essas funções, não esqueça de interagir com as pessoas que avaliam seu negócio ou serviço. Caso receba algum feedback negativo, atue de forma a melhorar. Isso traz uma sensação de segurança para as pessoas que estão procurando seu negócio.
Cada vez mais, o online se consolida como importante ponto de apoio às lojas físicas. Afinal, há um ano não pensávamos na funcionalidade de fazer supermercado online, por exemplo. Nesta sessão você vê como as Campanhas Locais do Google Ads podem fazer a diferença no seu negócio.
Por onde começar? Planeje orçamentos, criativos e metas de campanha. As Campanhas Locais utilizam machine learning, garantindo que seu anúncio leve a um maior número de visitas incrementais — uma visita que só é gerada por motivação do próprio anúncio.
Antes de partir para a mensuração das suas campanhas, há duas estratégias para se ter em mente: uma visando exclusivamente ao aumento do número de visitas nas lojas físicas, e outra de abordagem mais abrangente, com uma estratégia omnichannel.
Vale dizer que essas campanhas locais podem aparecer em diferentes redes, como: YouTube, Rede de Display, Maps, Pesquisa e Perfil da empresa no Google Meu Negócio.
Lembre-se de que há diferentes otimizações a serem feitas nas Campanhas Locais de acordo com seu objetivo de negócio: seja aumentar a visita em loja, seja destacar os serviços e canais que você está oferecendo, seja destacar mais especificamente uma oferta.
E para quem pretende incrementar a estratégia omnichannel, o LIA (Anúncios de Inventário Local) mostra quais são os itens disponíveis na loja, dando mais opção de escolha para o consumidor: seja para comprar online, seja comprando no formato pague e retire, seja levando a uma compra na loja física daquele produto disponível em estoque.
Para uma melhor estratégia nas Campanhas locais, use também a ferramenta Categorias em ascensão no Varejo. Com essa ferramenta, que mostra as principais buscas em alta dos mais diversos segmentos do varejo, você consegue ter um investimento mais eficiente.
Pense que muitas das buscas por produtos e serviços no Google levam em conta a proximidade. Algo como: “qual o sacolão mais próximo?”, ou “qual a farmácia mais próxima?”. O processo de descoberta do que há nas lojas próximas ao consumidor se tornou uma informação extremamente relevante em um contexto de incertezas.
E para que seu produto ou serviço seja útil aos usuários, Jean Silva, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas do Google, apresenta soluções para a integração do inventário físico ao mundo online. Solução útil para negócios de tamanhos variados.
Duas ferramentas do Google podem facilitar a experiência de compra oferecida pelo seu negócio. Comece mostrando, de forma orgânica e gratuita, o que há disponível na sua loja com o Swis. Essa ferramenta permite que você mostre seu inventário no perfil da sua loja no Google Meu Negócio.
Depois de disponibilizar seu catálogo online de forma orgânica, você pode promover essas informações via LIA, no Google Shopping. Além de possibilitar a compra direta de um produto online, os anúncios no formato LIA também geram impacto de visitas às lojas.
As soluções O2O (online to offline) permitem que negócios de diferentes tamanhos tenham uma experiência de compra online, independentemente da criação de um e-commerce. Com essas soluções, é possível chegar a mais pessoas, incrementar as vendas e mensurar suas campanhas.
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.