O Brasil atingiu o recorde de 301 milhões de compras feitas pela internet ao longo de 2020.1 O faturamento total foi de R$ 126,3 bilhões, valor quase 70% maior em relação a 2019.2 Além de um número considerável de novos compradores, houve também um crescimento da oferta: a quantidade de lojas virtuais saltou de 930 mil para 1,3 milhão em pouquíssimos meses.3
A maior concorrência gerou a necessidade dos e-commerces se diferenciarem no mercado. Nesse cenário, campanhas relacionadas às sazonalidades podem impulsionar as vendas, reforçar uma mensagem e estreitar o relacionamento com potenciais clientes. Na sessão a seguir, explicamos mais. Uma dica: antecipação é a palavra-chave.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que o comportamento de busca e compra não se restringe somente aos períodos especiais do calendário. O mercado já está agindo para atender os consumidores aproveitando momentos de menor concorrência para uma aquisição mais eficiente, sobretudo com menor custo.
As pessoas estão o tempo todo conectadas e realizando pesquisas sobre os mais diferentes temas, produtos e serviços. Por mais que a compra possa ser efetivada na véspera, uma marca deve ir conquistando o bolso e o coração do consumidor graças a campanhas antecipadas.
As sazonalidades fazem o mercado pulsar, geram demanda e impulsionam vendas.
Para se destacar nesse cenário, é importante desenvolver estratégias compatíveis com cada modelo de negócios.
- E-commerce: Apresente diferenciais ao seu cliente para incentivar a compra online. Atribua benefícios como frete grátis, entrega rápida e cashback. Distribua ofertas ao longo da sazonalidade.
- Multicanal: Ofereça facilidade para o cliente e crie uma experiência unindo o digital com a loja física, acolhendo o cliente e gerando confiança.
- Geração de leads: Foque na velocidade e qualidade do atendimento. Trabalhe na excelência e ofereça preços competitivos.
Após o Dia dos Pais (08/08), outras macro sazonalidades do segundo semestre de 2021 são: Dia do Cliente (15/09), Semana do Brasil (03/09 - 12/09), Black Friday (26/11), Natal (25/12) e Saldão (fim de dezembro, começo de janeiro). Há outras datas importantes para cada nicho, as chamadas micro sazonalidades, que podem também ser trabalhadas.
O futuro ainda é incerto, então aproveite as sazonalidades, antecipe sua demanda e impulsione o consumo. Esse tipo de planejamento é para todos que desejam alavancar suas receitas.
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.