Black Friday Insights: se faça presente nas múltiplas jornadas dos consumidores com a Google IA
Host
Publicado
Outubro de 2023Compartilhe esta página
Black Friday Insights: se faça presente nas múltiplas jornadas dos consumidores com a Google IA
Outubro de 2023Cada consumidor tem uma jornada diferente. E cada categoria de produto, também. Por isso, para atingir resultados nesta Black Friday, você vai precisar sair da lógica de massa e lidar com a individualidade de cada um. Mas como fazer isso quando há 180 mil possibilidades diferentes de jornadas para cada consumidor?
Neste vídeo, Ana Fritoli, especialista de insights para o Varejo no Google, apresenta 3 recomendações que podem fazer diferença na sua estratégia para a Black Friday 2023.
Para cada consumidor existe uma jornada. Para cada categoria de produto, também. Para atingir os seus resultados nessa Black Friday, você precisa sair de uma lógica de ofertas de massa e lidar com a individualidade de cada um. Mas como fazer isso quando são 180 mil possibilidades diferentes de jornada para cada consumidor?
Meu nome é Ana Fritoli, sou especialista de insights para o Varejo do Google e eu vou te mostrar três insights que podem fazer a diferença na sua Black Friday.
Nossas pesquisas mostram que os consumidores desejam comprar em média seis categorias nessa Black Friday, e entre as mais desejadas estão moda, beleza, eletrodomésticos e celulares, quase todas com intenção de compra maior que a de 2022. Mas o que também notamos é que as categorias que mais crescem no curto prazo não são as mais tradicionais da Black.
E essas categorias que crescem elas têm uma baixa competitividade. Ou seja, elas são pouco exploradas pelo varejo e pelas marcas. Esse é um sinal de que há muitas possibilidades de diversificação e de que vale a pena olhar com uma lupa para as categorias e subcategorias, pois uma estratégia mais diversificada e mais granular pode trazer muito mais resultados.
A dica aqui é levar em conta todas as variáveis para apostar nas categorias certas. Afinal, o sucesso na Black Friday vai depender de uma estratégia assertiva e o objetivo é chegar nas pessoas certas, com as melhores ofertas.
A gente sabe que nenhuma pessoa é igual a outra, e quando se trata de comportamento de consumo isso fica muito evidente. Por isso, é importante entender que cada consumidor tem uma jornada.
Quando estudamos os padrões de compra na Black Friday, vemos que nem todos têm a mesma relação com a data. Nós chegamos a quatro comportamentos principais: os entusiastas, os preparados, os criteriosos e os cautelosos.
Os entusiastas são aqueles que não abrem mão de comprar na Black Friday. Os preparados já têm definido os tipos de produto e local de compra bem antes da data. Já os criteriosos são aqueles que não compram por comprar, mas vão aproveitar a oportunidade se tiver uma oferta irresistível. E por fim, temos os cautelosos. O perfil menos ligado à data e que, quando compram, preferem as lojas físicas.
Em tempos de jornadas cada vez mais múltiplas e imprevisíveis, é preciso pensar que para cada consumidor tem uma Black Friday. E aí, quando combinamos comportamento dos consumidores com categorias e produtos e diferentes momentos da jornada, surgem 180 mil possibilidades de jornadas de compra. Não, aquele número que eu falei lá no início não era só pra causar efeito. São realmente 180 mil possíveis estratégias pra vender mais nessa temporada.
Trabalhar com toda essa multiplicidade na Black é um desafio e tanto. É preciso estar atento aos sinais e insights do consumidor. Mas a mesma tecnologia que possibilitou a multiplicação das possíveis jornadas também é a que nos permite chegar a cada uma delas. E o Google é o seu parceiro quando o assunto é conexão com a sua audiência. A Google IA te ajuda a entregar a mensagem certa para a pessoa certa, no momento certo e em escala.
E aí, já está pronto para a Black Friday? Para facilitar, que tal relembrar os três insights que falei aqui?
Um: aposte em investimentos mais certeiros. Dois: entenda quem é o seu consumidor. E três: amplie o alcance dos seus resultados com Google IA.
Aqui no Google as buscas não param, tampouco os insights. Fique ligado para mais tendências de consumo que vão impulsionar seu marketing.
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
PerspectivaPerspectiva
O que influencia o consumidor a escolher qual produto comprar?
-
ArtigoArtigo
Branding ou conversão? Bayer e Puma provam que é possível alcançar ambos os objetivos ao mesmo tempo
-
VídeoVídeo
YouTube Insights: plataforma oferece interatividade e conteúdo diverso do conforto do sofá
Assista agora -
ArtigoArtigo
ESG na prática: O Boticário se uniu ao Google para estimular o descarte correto de recicláveis
-
ArtigoArtigo
4 tendências que estão transformando a maneira como vídeos são criados e consumidos no YouTube
-
VídeoVídeo
O que buscam os consumidores de moda e beleza? Impulsione sua estratégia para esses setores
Assista agora -
ArtigoArtigo
Então é Natal: veja insights para sua marca ser um hit atemporal entre os consumidores
-
ArtigoArtigo
Do full funnel ao full journey: 5 passos para navegar por jornadas mais intencionais e imprevisíveis