Black Friday Insights: 4 dicas estratégicas sobre a temporada mais importante do ano
Host
Publicado
Outubro de 2023Compartilhe esta página
Black Friday Insights: 4 dicas estratégicas sobre a temporada mais importante do ano
Outubro de 2023A Black Friday de 2023 vem com perspectivas bastante positivas. Depois de alguns anos de instabilidade econômica, a confiança dos consumidores alcançou o maior nível desde 2019. Mais de 50% deles apostam na melhora da economia e 68%, no aumento do poder de compra.1
Como esse otimismo vai se refletir nas compras? E o que não pode faltar na sua estratégia para a temporada mais esperada do ano? Marco Bebiano, Sales Director - CPG, Beauty & Fashion, Tech, Health & Government, responde a essas e outras perguntas sobre a Black Friday de 2023 neste vídeo.
Fonte:
1 Pesquisa Black Friday, Brasil - Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, Julho de 2023 N=1846 respondentes | Outubro de 2022 N=500.
Bom, para ter sucesso na temporada mais esperada do ano é fundamental entender que cada consumidor vai ter uma Black Friday. E para alcançar todos eles, a inteligência artificial do Google é, hoje, o parceiro ideal.
A Black Friday de 2023 vem com perspectivas bastante positivas. Acho que a gente pode falar três principais pontos. Depois de alguns anos de instabilidade econômica, a confiança dos consumidores alcançou o maior nível desde 2019, mais de 50% deles apostam na melhora da economia e 68% no aumento do poder de compra.
Isso se explica porque o consumidor está com o bolso menos apertado. Um terço das pessoas estão com menos da metade do orçamento comprometido, um aumento de 8 pp em relação a 2022. Outra informação que vale destacar é que o número de compradores online cresceu 6% no primeiro semestre. Ou seja, fechando aqui, a gente tem ainda mais consumidores para conquistar nessa temporada.
Os dados mostram que o interesse pela Black Friday está crescendo. Se a gente olhar os volumes de busca hoje, já está 24% maior em relação ao ano passado, e dois em cada três consumidores pretendem comprar nessa Black Friday.
E é interessante observar que 55% dos consumidores dizem que estão abertos a compras. Ou seja, eles pretendem comprar muitas coisas e já estão economizando para a data. E, entre eles, 70% vão gastar mais do que no ano passado. Um em cada quatro consumidores pretende desembolsar mais de R$ 1.000 nessa Black Friday.
E mesmo entre aqueles mais cautelosos, os planos para a data não estão esquecidos. Se a gente olhar, são 53% que vão comprar mais do que no ano passado. Ou seja, o estímulo a esse último grupo, portanto, é uma grande oportunidade para quem souber aproveitá-la.
A importância do online em qualquer estratégia é inquestionável hoje. Se a gente pensar, 91% dos consumidores vão pesquisar online antes da compra da Black Friday. E o Google é o principal canal de apoio aos consumidores em todas as etapas desse processo.
Vale dizer aqui que todas as categorias do varejo crescem em buscas e cliques no Google nesta época do ano, e que dentro de uma mesma categoria podem existir comportamentos muito diferentes quando a gente olha para as subcategorias. Por isso, na prática, quanto maior for a granularidade da estratégia, mais assertiva ela será.
Bom, para ter sucesso na temporada mais esperada do ano é fundamental entender que cada consumidor vai ter uma Black Friday. E para alcançar todos eles, a inteligência artificial do Google é hoje o parceiro ideal.
PMAX, por exemplo, é essencial para qualquer estratégia de marketing, especialmente em temporadas de descontos. A solução permite que os anunciantes acessem todo o inventário de Google Ads em um só lugar. Desde que ela foi lançada, PMAX evoluiu — e muito. Através de melhorias e nossa inteligência artificial, a gente teve um aumento de conversões esperadas de 13% para 18% ao adotar o PMAX.
Bom, a Black Friday desse ano vai acontecer em um momento de transformações, e você tem a oportunidade de repensar a forma como a sua marca atua e se mantém conectada ao seu público. Por isso, será fundamental estar onde o consumidor está, entender que todos os sinais importam e ter a tecnologia como a grande aliada para seus negócios.
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
ArtigoArtigo
Como o Bradesco usou Firebase para melhorar campanhas, conquistar novos clientes e engajar os antigos
-
ArtigoArtigo
Guia para IA: recursos e ferramentas para profissionais de marketing
-
VídeoVídeo
YouTube Insights: entenda a presença da plataforma na jornada diária dos brasileiros
Assista agora -
ArtigoArtigo
Do full funnel ao full journey: 5 passos para navegar por jornadas mais intencionais e imprevisíveis
-
ArtigoArtigo
3 dicas essenciais para criar anúncios feitos na medida para a Geração Z
-
VídeoVídeo
O que buscam os consumidores de moda e beleza? Impulsione sua estratégia para esses setores
Assista agora -
PerspectivaPerspectiva
Como a Westwing expandiu sua atuação com uma estratégia “phygital”
Assista agora -
ArtigoArtigo
A jornada do cliente B2B: veja os principais momentos e motivadores para a contratação de serviços