Líderes empresariais experientes sabem que estamos em uma nova era de consumo digital, que foi acelerada pela COVID-19. E se os últimos dois anos nos ensinaram algo foi que empresas precisam estar prontas para se mexer rapidamente e ficar à frente da mudança quando ela acontecer. Essa realidade fez com que várias equipes de marketing adotassem um novo bordão: a transformação digital.
A habilidade de uma empresa de escalar rapidamente soluções digitais permite que ela entenda o valor da transformação digital.
Desde 2018, temos uma parceria com o Google para investigar a transformação digital dentro do marketing, já que o tema evoluiu de um conceito relativamente novo para uma demanda urgente dos negócios. Mais recentemente, nos reunimos para entender de forma mais ampla, para além do universo do marketing, por que algumas empresas conseguem gerar valores expressivos com as soluções digitais, e por que outras ainda estão para trás nesse quesito.
Para isso, examinamos a qualificação e a maturidade digital de 2 mil empresas globais e descobrimos que o montante arrecadado com as soluções digitais está intrinsecamente ligado à habilidade de escalar essas respostas com rapidez. Alcançar escala é o que faz com que pilotos de programas digitais não sejam apenas interessantes, mas se transformem em fatores de valor significativo. E as empresas que são capazes de fazer isso mais rápido que o restante do mercado têm uma vantagem considerável.
Este é um fator importante do nosso estudo: ele é capaz de diferenciar “líderes digitais” de outros líderes. E mostrou que aproximadamente 30% das empresas que geram valor expressivo com o digital são aquelas que atingem um crescimento de receita três vezes maior, além de conseguirem reduzir os custos. Essas companhias têm um tempo de comercialização duas vezes maior que aquelas que não conseguem lucrar com o digital.1
Depois de analisarmos mais profundamente os líderes digitais, somos capazes de identificar três fatores fundamentais que os ajudam a escalar as soluções digitais com sucesso. Aqui está o que você precisa saber:
1. Alinhamento C-level
Tornar-se um líder digital começa pelo topo. Empresas são bem-sucedidas quando a transformação digital não é apenas a missão de um executivo, mas quando todos os cargos do alto escalão se alinham em uma estratégia comum. Uma vez estabelecido um norte, os executivos precisam trabalhar juntos para galvanizar toda a organização em torno dessa visão, de cima para baixo.
De acordo com a nossa pesquisa, 72% dos líderes digitais afirmam que uma colaboração consistente dos executivos seniores é essencial,2 e 82% dizem que o alto escalão está alinhado quando se trata de visão digital, investimento e outros recursos que levam os planos adiante.3
Para serem bem-sucedidos, os líderes precisam adotar modos de trabalho mais ágeis. Eles não podem trabalhar isolados se planejam dividir estratégias e metas com as unidades locais do negócio. Planejamento flexível e orçamento são críticos, e todo o nível executivo precisa estar envolvido na tecnologia, na segurança de dados e nas análises para seguir um caminho digital de sucesso.
2. Crie recursos
Depois do alinhamento dos executivos, o investimento seguinte dos líderes digitais deve ser em tudo que ajudar os negócios a terem lucro com o digital. Para entender essa questão de fato, as empresas precisam se aproveitar dos dados primários internos e os dos consumidores.
Para acumular conhecimento de dados é essencial que a organização como um todo tenha acesso aos mesmos dados de alta qualidade. Mais de 90% dos líderes conseguiram criar soluções digitais para seus tech stacks usando APIs e microsserviços.4 A ênfase em procedimentos corretos de governança de dados pavimenta o caminho para o fornecimento de dados de alta qualidade que os times podem usar de forma apropriada e consistente.
Líderes digitais também focam na criação de ambientes de trabalho ágeis, movidos a aplicativos de produtividade e análises de inteligência artificial, que atraem funcionários de alto desempenho e ajudam no recrutamento. Ao adotar uma força de trabalho competente — e também um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso —, os líderes digitais conseguem construir modelos de negócio mais resilientes ao longo do tempo.
3. Mentalidade always-on
Ao invés de enxergar a transformação digital como um projeto único, os líderes digitais preferem conduzir um processo de adaptação da mentalidade always-on com o objetivo de melhorar e escalar os pilotos à medida que o cenário muda e eles começam a sentir o gosto do retorno do investimento (ROI). E assim como a tecnologia, o mercado e o comportamento dos consumidores está em constante evolução, o mesmo também deve acontecer com a abordagem para a transformação digital. Uma redefinição cultural é necessária para que as pessoas se sintam confortáveis com as mudanças constantes.
Líderes digitais precisam testar e aprender constantemente, além de investir em planejamento e orçamento e desenvolver equipes multifuncionais, a começar pelos altos executivos. Também está claro pela pesquisa que os líderes digitais precisam incorporar esses comportamentos na cultura da empresa. À medida que os executivos seniores se alinham para investir numa base digital, eles se tornam peritos em usar dados internos como ferramenta para tomar decisões sobre desafios operacionais.
Uma mentalidade always-on aumenta a habilidade das empresas de reimaginar a experiência do consumidor. Ao trabalhar com a multifuncionalidade, os líderes digitais estão mais capacitados para determinar qual oportunidade centrada nos clientes deve ser escalada e qual iniciativa mal-sucedida ou mais lenta deve ser cortada.
Fica claro como a transformação digital traz grande valor para os líderes capazes de se adaptar. Todas as empresas podem alcançar um valor semelhante se estiverem comprometidas com a mudança. Ao adotar fatores de sucesso necessários — executivos alinhados, investimento orientado para as capacidades e uma abordagem always-on — qualquer empresa pode se tornar uma líder digital.
Aumente a transformação do seu negócio explorando a pesquisa do BCG na íntegra.