Você sabia que o Brasil é o terceiro mercado do mundo nas buscas por temas relacionados à saúde?1 E que os assuntos mais procurados pelos brasileiros são saúde sexual, dores e articulações e saúde mental?2 E mais: que 97% das buscas são sobre sintomas, e não sobre a prevenção de doenças?3 Para um gestor na área de saúde, dados como esses podem ser fundamentais na elaboração de campanhas que sejam efetivas e levem informações relevantes para a população em geral.
As pesquisas que as pessoas fazem pelo Google Search indicam tendências, dúvidas e questões que podem ter grande serventia para a administração pública, porque fornecem dados que podem nortear prioridades e estratégias de comunicação e, por consequência, gerar maior impacto social. Quando um órgão público se torna um parceiro do Google, ele tem acesso a esse tipo de informação. Vale lembrar que nossos relatórios são baseados em análises feitas com base em informações anonimizadas sobre as buscas, respeitando a privacidade dos usuários.
Imagine, por exemplo, que uma administração queira saber quais são as principais perguntas feitas no Google sobre a vacinação contra a COVID-19. No Brasil, o primeiro questionamento feito na plataforma de busca não é sobre reações adversas ou segurança, como seria de se imaginar. O que as pessoas querem saber é se podem beber depois de se vacinar. Essa informação pode ser fundamental em campanhas de conscientização.
Um parceiro estratégico rumo à maturidade digital
Se, por um lado, é importante saber o que as pessoas estão pesquisando, por outro, é fundamental fazer com que informações oficiais cheguem até elas. E o Google pode ser um parceiro estratégico para garantir que as informações oficiais impactem cada vez mais pessoas.
Para atingir essa audiência, antes de mais nada, é importante que as informações sejam disponibilizadas de forma organizada e acessível, ou seja, que os governos estejam bem posicionados digitalmente.Também é imprescindível que as estratégias sejam pensadas com antecedência para que, em vez de reagir a questões, as administrações possam antecipá-las e, por que não, pautá-las.
Hoje, se alguém buscar por “vacina covid” no Google, a página de busca estará repleta de informações oficiais. O usuário será direcionado ao site da Organização Mundial da Saúde (OMS), terá facilmente o link para conseguir o certificado de vacinação e verá o mapa com os postos de saúde mais próximos.
Quando um governo tem maior maturidade digital, ele consegue atingir um maior número de pessoas com a informação correta, diminuir processos e gerar maior eficiência na própria administração pública.
Como podemos ajudar?
Temos um time, dentro da equipe de Novos Negócios do Google, especializado em atender exclusivamente governos (federal, estaduais e municipais), entidades públicas e autarquias que desejam atingir de maneira mais eficiente este público que está massivamente conectado à internet.
Esse atendimento funciona em dois sentidos: por um lado, fornecer dados e informações que possam ajudar a pensar estratégias de comunicação; e, por outro, colaborar para que essas entidades governamentais façam, juntamente com seus parceiros, campanhas mais eficientes, otimizando investimentos e com resultados mensuráveis.
O apoio do time de Novos Negócios é importante, uma vez que aponta o funcionamento das ferramentas e indica quais são as mais eficientes com base no objetivo de cada estratégia de comunicação.
E qual é o retorno? O impacto certo, na hora certa, na pessoa certa, com a mensagem certa. Se o Google é hoje o principal canal de exposição das pessoas a informações, estar bem posicionado é uma maneira de prestar contas, dar suporte à população e agir com responsabilidade social.