Qual a importância da tecnologia? No Brasil e no mundo, a digitalização é cada vez mais uma realidade no dia a dia das empresas e das pessoas. Desde novas maneiras de realizar tarefas rotineiras, até o uso da inteligência artificial generativa para grandes feitos em setores como saúde e educação, a tecnologia gera um impacto real na economia e na sociedade como um todo.
Um exemplo disso é que, só em 2023, as soluções do Google contribuíram significativamente para a economia brasileira, gerando R$188 bilhões em atividades econômicas.1 Mas esse impacto vai além dos números. A tecnologia é uma catalisadora para a inovação e o empreendedorismo, impulsionando o surgimento de startups e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. E a inteligência artificial (IA) tem sido uma grande aliada nessa jornada, automatizando processos, otimizando operações e gerando novas oportunidades de negócios.
E o mercado de trabalho?
O aumento no uso de tecnologias como a IA gera um aumento também na necessidade de profissionais qualificados para trabalharem na área. Mas eles continuam em falta no Brasil. O relatório Panorama de Talentos em Tecnologia, que afirma que, entre 2021 e 2025, 53 mil profissionais vão se formar anualmente, mas a demanda também vai aumentar para 800 mil novos talentos.2 O resultado é 530 mil profissionais de tecnologia a menos do que o necessário neste período de quatro anos.3
O investimento em capacitação, portanto, é fundamental para os negócios acompanharem as oportunidades e a evolução das necessidades dos consumidores. Em pesquisa realizada com participantes dos s Certificados Profissionais do Google, que são cursos profissionalizantes que podem ser realizados sem experiência prévia, 88% dos estudantes formados relataram que conseguiram evoluir na carreira em até seis meses após a conclusão do curso.4
Conversamos com três empreendedores sobre suas jornadas transformadas pela tecnologia. Veja como os fundadores das startups Tributei e Orby.Co, e a designer Miriane Sophia se tornaram exemplos de como a tecnologia pode transformar vidas e gerar negócios de alto impacto.
Tributei: simplificando o complexo mundo dos impostos
A burocracia e a complexidade do sistema tributário brasileiro são desafios que muitas empresas enfrentam diariamente. A Tributei, startup fundada em 2018 no Amapá, surgiu para revolucionar como as empresas gerenciam seus impostos.
Utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina, a plataforma da Tributei monitora as constantes mudanças na legislação do ICMS, automatiza cálculos e identifica oportunidades de economia. “Nossa missão é tirar a dor de cabeça das empresas em relação aos impostos. Queremos que elas possam se concentrar no que realmente importa: o crescimento do negócio”, explica Jefferson Pinto, um dos fundadores da startup.
Com o apoio do Google for Startups, a Tributei conseguiu expandir seus negócios para todas as regiões do país. “O investimento do Google foi fundamental para darmos um salto de qualidade. Além do aporte financeiro, o acesso à rede de mentores e parceiros nos proporcionou um crescimento exponencial”, destaca Jefferson.
Miriane Sophia: a reinvenção por meio da comunicação
A história de Miriane Sophia é um exemplo de como a determinação pode superar qualquer obstáculo. Após cinco anos lutando contra a depressão, a comunicadora encontrou na tecnologia uma forma de ressignificar sua vida. Ao mergulhar no universo do design UX, Miriane não apenas superou seus desafios pessoais, mas também construiu uma carreira de sucesso.
“A depressão me paralisou por muito tempo. Senti que precisava fazer algo para mudar minha realidade. A tecnologia me ofereceu essa oportunidade. Ao aprender a criar interfaces intuitivas e experiências digitais mais agradáveis, descobri uma nova paixão e um propósito”, confessa Miriane.
Miriane alcançou um avanço profissional relevante após finalizar o curso de Design de Experiência do Usuário. Com o certificado profissional do Google em mãos, Miriane fundou sua própria agência de social media, onde utiliza seus conhecimentos para ajudar empresas a se conectarem com seu público de forma mais eficaz.
“O mais gratificante é ver como o meu trabalho impacta positivamente a vida das pessoas e das empresas. É como se eu estivesse ajudando a construir um mundo mais conectado e mais bonito”, afirma a comunicadora, que agora está cursando o Certificado Profissional de Gestão de Projetos.
Orby.Co: restaurando a funcionalidade motora por meio de tecnologia
Duda Franklin e Kalynda Gomes, fundadoras da Orby.Co, desenvolveram uma tecnologia inovadora para reabilitar pacientes com disfunções neuromotoras. Utilizando inteligência artificial e neurotecnologia, a startup criou um sistema que estimula o sistema nervoso, promovendo a recuperação da função motora.
“Nossa tecnologia tem o potencial de transformar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Imagine poder voltar a andar, a escrever ou a realizar atividades simples do dia a dia. Essa é a nossa maior motivação”, afirma Eduarda.
A Orby.Co, recebeu investimento do Black Founders Fund, do Google for Startups, e está em fase final de testes clínicos e espera obter a aprovação da Anvisa e da FDA ainda em 2024.