A equipe do Media Lab supervisiona a estratégia, a compra e o planejamento de mídia do Google Marketing. Liderada por Josh Spanier, VP de Marketing, o time de especialistas em mídia, mensuração, segurança de marca e muito mais ajuda a tornar as campanhas do Google bem-sucedidas. Todos os anos, o Media Lab compila seus principais aprendizados para os profissionais de marketing do Google. Este ano temos o prazer de compartilhar essas descobertas com nossos leitores, na esperança de que sejam úteis para o seu planejamento para 2024.
1. Os resultados chegaram: as soluções da Google IA funcionam
Testamos todas as soluções de anúncios da Google IA (Demand Gen, Performance Max e muito mais) e todas elas melhoram os resultados de desempenho incremental. Já estamos usando o assistente de conversação no Google Ads para ajudar a escrever textos para anúncios de Busca.
2. Pessoas vs. máquinas sai. Humanos + IA entra.
Esqueça os roteiros de Hollywood. O trabalho está mudando à medida que a mídia e o marketing em escala são potencializados pela IA, orientados por dados e executados centralmente. Mas o toque manual que só os humanos podem dar é o que libera a cultura, a empatia e as nuances que impulsionam a relevância local e em escala.
3. Desbloqueando o marketing moderno: a cultura da autenticidade
A autenticidade é a essência do marketing moderno. Quando bem feitas, colaborações autênticas podem até criar cultura. Desde nossas maiores parcerias até nossos próprios vídeos Shorts Made By Google, experiências bem elaboradas e personalizadas podem contribuir nesses momentos para impulsionar a relevância e o sucesso da campanha.
4. Desbloqueando o marketing moderno: incrementalidade em escala
Medir o impacto incremental é complicado devido à privacidade, às interdependências e às mudanças de plataforma. Mas é possível, com uma abordagem de teste, aprendizado e escala. Ao longo de 2023, exploramos extensivamente esse trio de mensuração. Em seguida, executamos mais de 30 testes de correspondência de mercado, centenas de estudos de aumento de conversão (CLS ou conversion lift studies em inglês) do Google e construímos vários grandes modelos de mix de mídia (MMM ou media mix modelling em inglês).
5. Sem bola de cristal para sua estratégia de marketing de IA? Olhe para Cloud — e para seus parceiros multifuncionais
Uma estratégia coerente de marketing em Cloud é fundamental para aproveitar tudo o que a IA tem a oferecer. Cada equipe de marketing, incluindo a nossa, precisa aprender rapidamente novas habilidades de IA. Estamos trabalhando ativamente para estreitar relacionamentos com Cloud e aprofundar nossas parcerias com as principais equipes internas de IA, finanças, jurídico e muito mais.
6. Você entende IA! Você entende IA! Você entende IA!
Todo editor, plataforma, stack, ferramenta e equipe de vendas afirma priorizar a IA. Pode ser um desafio separar o que é real do que é papo, mas a “paralisia por IA” não é uma opção. Não sabe por onde começar? Aqui estão as ações que você pode realizar hoje para colocar a IA para funcionar em suas análises, mídias e criações.
7. Tem mágica acontecendo no meio
A incrementalidade e a evolução do vídeo de formato longo para o formato curto e direto estão nos levando ao meio do funil (Alô, Google Demand Gen!). Essa fusão de marca com uma resposta direta mais envolvente está gerando melhores resultados. Brand Lift e vendas imediatas, juntos? Eureca!
8. Esfera de influência
A Las Vegas Sphere capturou a imaginação dos profissionais de marketing em todo o mundo, estimulando a inovação na mídia externa e na amplificação social. ara celebrar as Lionesses do futebol feminino da Inglaterra, exibimos outdoors 3D em Tóquio e Nova York, outdoors em tempo real e conquistamos mídia em todos os lugares. Observe este espaço para mais criatividade.
9. Não é que o fim dos cookies de terceiros está chegando. Já chegou e é hora de agir
O marketing digital está passando por três mudanças marcantes. A regulamentação e a privacidade já são conhecidas e a IA está dominando. Mas o fim dos cookies de terceiros parece uma reflexão tardia. A atenção e os recursos dedicados a este desafio parecem inadequados em toda a indústria. Coloque o guia Bases para uma performance duradoura dos anúncios, nosso conteúdo aprofundado com foco na privacidade, no topo da sua lista de tarefas.
10. A vez do influenciador B2B
O manual clássico de B2B apresenta anúncios em sites de nicho, anúncios impressos e exortações para baixar relatórios ou participar de webinars. Hoje, o marketing B2B foi reinventado, estrelando CEOs famosos, evangelistas de produtos e uma infinidade de influenciadores. O papel principal das mídias sociais no B2B está se tornando claro.
11. Varejo e compras estão se tornando uma supernova
O comércio por meio de mídias sociais nos países asiáticos do Pacífico, bem como as redes de mídia varejista, estão crescendo exponencialmente por todos os lugares. Os profissionais de marketing precisam de ajuda para desenvolver habilidades de shopping no varejo.
12. A TV (des)conectada
A TV conectada (CTV) continua a crescer rapidamente, mas a execução em termos de mensuração, audiência, qualidade, carregamento de anúncios e integração entre editores ainda é… complicada. À medida que a CTV amadurece, os anunciantes podem optar por se concentrar em alguns parceiros principais da CTV, como o YouTube, para facilitar a vida.