Dos 16 anos em que tenho desenvolvido produtos no Google, os últimos meses têm sido os mais disruptivos e desafiadores. Nesse período, me encontrei com muitas marcas e empresas para entender como a pandemia continua afetando os negócios e o que elas esperam, em um momento como esse, de um parceiro como o Google.
As histórias de resiliência, determinação e criatividade têm sido inspiradoras. O que vi e ouvi indicam duas mudanças profundas na forma como as pessoas estão interagindo com as empresas: primeiro, o comportamento de compra mudou drasticamente com as pessoas passando mais tempo online, pesquisando, explorando e planejando mais suas compras. E segundo, houve um boom na produção e no consumo de vídeos online, seja para entretenimento, educação ou para, cada vez mais, descobrir novos produtos e marcas. Essas mudanças fizeram com que alguns de nossos planos se tornassem obsoletos e outros se tornassem mais necessários.
No Google, temos concentrado nossos esforços em ajudar as empresas a reagir. Quando vimos um aumento nas compras online no ano passado, percebemos que as pessoas não estavam procurando apenas produtos; elas também estavam procurando maneiras novas e mais seguras de fazer compras no comércio local. Na esteira dessa tendência, demos destaque a anúncios de inventário local e lançamos a opção de drive thru nesses anúncios, o que agregou valor para os compradores e empresas.
O comportamento de compra mudou drasticamente, com as pessoas passando mais tempo online, explorando, pesquisando e planejando mais suas compras.
Não existe um guia de como navegar em uma pandemia que mudou completamente nossas rotinas e tem causado agitação econômica e uma incerteza generalizada sobre o futuro. Ainda assim, queremos que você saiba que o Google está aqui para ajudá-lo a crescer e a estar pronto para o que virá.
Como estamos nos preparando para o futuro
É trabalho da minha equipe, por exemplo, entender como o Google pode inovar, criando valor e impulsionando o crescimento do seu negócio. Ao olharmos para o futuro, estamos priorizando nossos investimentos em 3 pilares: privacidade, mensuração e automação.
A expectativa das pessoas em relação à privacidade online é maior do que nunca – e continuará aumentando, dado que utilizamos cada vez mais ferramentas digitais para gerenciar nossas vidas. É por isso que estamos colaborando com outros times da indústria de publicidade para construir uma tecnologia de anúncios capazes de proteger a privacidade das pessoas (saiba mais em inglês aqui), ao mesmo tempo que fornecem resultados e resiliência em diferentes contextos.
Com mais pessoas online, a automação nunca foi tão importante.
Também é fundamental preparar a mensuração para o futuro. Como os cookies de terceiros estão sendo gradualmente eliminados, o futuro da mensuração se concentrará nos dados first-party (coletados com consentimento dos usuários), técnicas de modelagem que permitam preencher lacunas na jornada do consumidor e tecnologias seguras para a privacidade, como a agregação.
Esse é um momento de profundas mudanças para nossa indústria – e já ouvi muitos dizerem que acham essa transformação assustadora. Como pensamos em um mundo com mais privacidade e menos dados, isso nos fará ser mais eficientes com os dados disponíveis — como as informações que você coleta das interações diretas que tem com seus clientes.
A expectativa das pessoas em relação à privacidade online é maior do que nunca – e continuará aumentando, dado que utilizamos cada vez mais ferramentas digitais para gerenciar nossas vidas.
É por isso que estamos duplicando nosso investimento em automação. Nossos dados mostram que a automação continua sendo a melhor maneira de incentivar o crescimento, analisando milhões de sinais para ajudá-lo a mostrar a mensagem certa para as pessoas certas, no momento certo. Com mais pessoas online, a automação nunca foi tão importante. E estamos comprometidos em construir produtos úteis, como Smart Bidding e anúncios de busca responsivos, que facilitam a pesquisa de uma demanda inexplorada e impulsionam o crescimento de seu negócio.