O Google Academy tem buscado ajudar marcas e empresas neste momento disponibilizando gratuitamente lives com treinamentos, dados e insights para negócios. O canal é aberto para todos que desejam fazer perguntas ao vivo, e o material fica disponível na plataforma mesmo depois de as sessões irem ao ar.
Há 1 ano, foi realizado um evento no Google para debater o futuro da mobilidade no Brasil. Na ocasião, foi feita a seguinte pergunta: como será, afinal, o futuro da mobilidade? Em tempos de pandemia, o questionamento permanece o mesmo, mas apontar novas possibilidades agora se tornou uma tarefa ainda mais complexa.
Afinal, a COVID-19 não só afeta individualmente as pessoas como também impacta diretamente a estrutura da sociedade. Um desses pilares é o de infraestrutura, mas também vemos impactos no sistema de saúde, sistema logístico, economia, comércio, sistema educacional, entre tantos outros.
E no centro dessas transformações está a questão da mobilidade. Os números relacionados ao trânsito populacional ajudam a dimensionar o impacto das mudanças recentes no Brasil: a queda de circulação foi de mais de 50% em estações de trânsito (metrô, ônibus e estações de trem), no setor varejista (restaurantes, shoppings, museus, cinemas) e em parques públicos (parques, praças, jardins, praias).1
Viagens & turismo no Brasil
O turismo é uma das áreas que têm sentido continuamente os efeitos dessa nova realidade. As buscas relacionadas ao assunto no Brasil — hotéis, companhias aéreas, pacotes de viagem, passagens de ônibus e aluguéis de carro — caíram quase 60% no início do isolamento social,2 por exemplo.
Por outro lado, quase 50% dos brasileiros conectados pretendem realizar a primeira viagem de avião a lazer3 no pós-pandemia. Em um mundo livre da COVID-19, quase 60% dos usuários conectados escolheriam um lugar tranquilo, repleto de natureza, como opção de viagem.
Papel do automóvel
Mudanças também estão acontecendo no setor de venda de automóveis. Das pessoas que pretendem comprar um carro, 52% dizem ter novos motivos para a aquisição, que vão desde mudanças na vida pessoal até o desejo por viagens e segurança contra o contágio da COVID-194.
Diante dessas transformações, quais caminhos possíveis se desenham para a mobilidade no Brasil? Gustavo Pena, líder da área de negócios para indústrias de mobilidade do Google, reuniu dados, insights e resultados de pesquisas para ajudar o setor a entrar de vez na era da digitalização. Confira abaixo o conteúdo completo em mais uma live do Google Academy.