Como a sua marca dialoga com os diferentes públicos? Como ela os identifica e se aproxima de suas características culturais e comportamentais? As respostas para essas perguntas são fatores decisivos para as pessoas se conectarem às marcas. Os números comprovam: 50% das pessoas LGBTQIA+ se dizem dispostas a priorizar uma marca que apoie a causa1, enquanto 69% dos consumidores negros são mais propensos a comprar de uma marca cuja publicidade reflete positivamente sua raça/etnia.2
Marcas são reconhecidas por levantarem debates sobre inclusão e equidade em suas estratégias de comunicação — e pagam caro quando não fazem isso. Mas como construir um diálogo consistente com diferentes comunidades?
A partir do projeto Play de Verdade — uma iniciativa do Google em parceria com a produtora Dia Estúdio para ampliar o debate sobre inclusão e equidade —, compartilhamos aprendizados e estratégias para transformar a percepção de marca entre os grupos politicamente minorizados.
O projeto
Com duração de maio a dezembro de 2021, o projeto de conteúdo Play de Verdade tem ampliado o debate sobre inclusão e equidade no YouTube — destacando a plataforma como um ambiente favorável às discussões e unindo as vozes dos Criadores às marcas envolvidas. Isso porque os Criadores têm o poder de representar as pessoas e, nesse contexto, o YouTube é relevante para aprofundar os debates.
A ideia tem sido mostrar pessoas diversas ocupando, de fato, lugares diversos, ao mesmo tempo que se reforça o conceito de que “só é de verdade quando tem diversidade”. E o projeto tem feito isso de diversas formas.
- Documentário: com depoimentos de Criadores envolvidos no projeto, contando trechos de suas trajetórias
- Parada ao vivo: a #ParadaSPaoVivo ganhou sua 2a edição no YouTube.
- YouTube Black: o Dia da Consciência Negra é uma data especial no calendário do YouTube Brasil. Em 2021, teremos uma live ainda maior.
- Pesquisa: apresentação de estudo do Google sobre Diversidade no Brasil.
- Ações com empresas: dinâmicas nas empresas para estimular o debate sobre diversidade no mercado, além de um treinamento do Fundo Vozes Negras.
- Vídeos: vídeos individuais publicados no canal dos embaixadores do projeto e Criadores em ascensão.
- Collabs: série de colaborações publicadas mensalmente em canais de top creators, embaixadores do projeto e Criadores em ascensão.
- Selo especial: identidade gráfica para aplicar nos canais e vídeos do YouTube.
#ParadaSPaoVivo
Na segunda edição online da #ParadaSPaoVivo, 3 importantes marcas se juntaram a diversos creators em uma live de mais de 9 horas, com 8 shows, que celebrou o orgulho LGBTQIA+. No total, foram 12 apresentadores, tradução em libras e transmissão simultânea em 13 canais, alcançando mais de 13M de inscritos.
Ao jogar no Google o nome dos patrocinadores – Bradesco, Mercado Livre e Smirnoff –, o nome do evento ou dos próprios Criadores, era possível encontrar um link para a #ParadaSPaoVivo. E a mega live também teve destaque na aba explorar do YouTube. Os números do evento demonstram o seu alcance:
58% do público diz considerar mais uma marca quando ela é recomendada por um criador do YouTube3. Quando os anunciantes se juntam a esses Criadores, essa mensagem ganha relevância. Foi o que pudemos ver no engajamento das pessoas LGBTQIA + com as marcas patrocinadoras da Parada.
Como fazer a diferença?
Apresentar temas como inclusão e equidade de maneira prática, e não apenas no discurso, é capaz de fazer sua campanha genuinamente mais diversa e plural.
Sempre produzi conteúdo pensando em transformar a realidade. Com o YouTube, pude localizar o público interessado nisso e impactar mais pessoas.
— Nátaly Neri, Creator — Cientista Social e embaixadora do Play de Verdade
Não à toa, o foco do Play de Verdade está na valorização do conteúdo dos Criadores que ampliam histórias reais capazes de representar o público de forma positiva e verdadeira. E o resultado disso é bom para as pessoas e para os negócios: ampliando importantes discussões e transformando a percepção sobre sua marca.
Acesse a playlist #PlayDeVerdade e explore os conteúdos dos creators e embaixadores da iniciativa no YouTube.