Mais da metade da população brasileira é negra, segundo o IBGE1, e, pensando nessa maioria populacional, sua marca ou empresa já se questionou sobre quais são as principais urgências dessa parcela de brasileiros? Um estudo feito pelo comitê de diversidade AfroGooglers, em parceria com o Instituto Datafolha e a Mindset-WGSN2, revelou que a inclusão no mercado de trabalho é uma das principais prioridades para pessoas negras.
Incutir diversidade no modus operandi de uma empresa muitas vezes pede mudanças na forma de pensar e nos comportamentos habituais. Isso porque dados indicam que a baixa representatividade de pessoas pretas e pardas nos ambientes corporativos ainda é uma realidade — ainda mais em cargos de liderança.
E como as pessoas negras podem impulsionar suas carreiras e ser protagonistas de mudanças desse cenário? Com apoio das lives disponibilizadas no Google Academy, profissionais negros podem se preparar para os processos de seleção com dicas de elaboração de currículo, técnicas para o trabalho remoto e até mesmo saber como direcionar sua carreira para outros patamares. Veja abaixo:
Desenvolva a autoconfiança com pequenos hábitos
Seja para quem está procurando um emprego, seja para quem está empregado no momento: quando você se sente inseguro, quais ações costuma pôr em prática para auxiliar seu desenvolvimento?
Tome posse da sua narrativa
Na esteira do racismo estrutural, em muitos ambientes as pessoas podem ter uma visão estereotipada das pessoas negras. Quando você traz uma narrativa sobre "quem eu sou" e "o que eu quero", de certa forma os padrões de pensamentos são quebrados — você toma posse da sua própria vivência, incluindo desejos, pensamentos e sua atuação no mundo.
Prepare-se bem para a entrevista
Lembre-se: em entrevistas online, prepare o ambiente procurando um lugar silencioso e com boa conexão à internet, na medida do possível. Vale até pedir às pessoas que liberem a rede, caso tenham outros conectados no momento do seu bate-papo.
- Currículo em mãos ou enviado por e-mail facilita a conversa com quem você está dialogando.
- Anote os pontos importantes que você queira destacar sobre a sua trajetória ou intenções futuras.
- Não esqueça de observar sua linguagem corporal e verbal durante a conversa. Por mais descontraído que possa ser o momento com alguns entrevistadores, manter certa formalidade pode ser um diferencial.
Seja objetivo durante a conversa
O momento da entrevista é como uma foto: antes do clique, nos preparamos, escolhemos roupas e acessórios. Imagine que a objetividade é o que torna você mais bem preparado para o momento. Pense no que é importante o outro saber sobre você: sua formação, em quais empresas já atuou; e se for o primeiro emprego, fique tranquilo. Tente demonstrar seu interesse pela área para a qual está se candidatando.
No decorrer da conversa, se houver oportunidade, comente seus gostos, quais temas têm pesquisado relacionados à sua área de atuação — e aproveite para desenvolver um bate-papo mais tranquilo.
Não deixe de assistir à mentoria “Carreiras Pretas Importam” para conferir mais dicas e estratégias que ajudarão você a tornar possível, dentro da sua vivência, o seu próximo passo profissional.
Se você tem outras dúvidas relacionadas ao mercado de trabalho, acompanhe a série de mentorias de Carreiras do Cresça com o Google: