Sabe aquele ditado “Quem tem boca vai a Roma”? Esse é o melhor exemplo para mostrar que o ato de perguntar pode nos levar a diversos lugares — até o outro lado do mundo. E se você jogar esse ditado no Google, inúmeros questionamentos surgem a partir dessa pergunta inicial, como: qual a origem? Qual o significado? Qual a história? Como pode ser aplicado a uma frase ou situação? E muitos ainda têm dúvida se o correto é “vai a Roma” ou “vaia Roma”.
Eu cresci num mundo antes de o Google existir, e as perguntas que eu tinha precisavam ser sanadas em enciclopédias, livros, com professores, outras pessoas — e muitas delas nunca foram respondidas. Hoje, há uma infinidade de ferramentas que nos ajudam a ter respostas e que nos estimulam a fazer ainda mais perguntas.
Seja pela Busca, seja pelo YouTube, Gemini, Google Trends, Google Maps e por aí vai, qualquer pessoa — de qualquer lugar do mundo — é capaz de encontrar as informações que tanto busca.
A curiosidade, a dúvida e a busca por conhecimento são naturais do ser humano e nos movem na direção da descoberta e da criatividade. São as perguntas — das mais simples às mais complexas — que nos ajudam a evoluir e nos trazem, muitas vezes, mais inspirações do que as próprias respostas. Por isso, elas são tão fundamentais para o marketing.
A cada nova pergunta, um novo Google
A todo instante surge uma dúvida que pode se traduzir em novos interesses e necessidades. Dá pra acreditar que 15% das perguntas feitas no Google todos os dias nunca foram feitas antes?1
Por isso, ao lançar uma solução no mercado ou criar uma estratégia de anúncios, por exemplo, é cada vez mais importante se basear no que os usuários e consumidores procuram. Afinal, basta uma pergunta para encontrar um Google de possibilidades.
Essa é uma maneira de trazer mais acertos para a criação das suas campanhas, de traçar estratégias com mais embasamento e atingir resultados além do esperado.
A cada nova pergunta, mais criatividade
O desafio de todo profissional de marketing hoje é se destacar da concorrência, estimular a inovação e, ao mesmo tempo, obter bons desempenhos. E a criatividade é a principal chave para destravar essa equação complexa.
Nos últimos anos, porém, especialmente depois da pandemia, eu tenho a sensação de que estamos sobrecarregados de tantas informações e que, nesse contexto, ser criativo fica ainda mais difícil. É por isso que faço essa aposta nas perguntas.
Elas nos trazem uma fonte inesgotável de dados, já que cada nova pergunta que os usuários fazem é mais insumo para o seu negócio crescer e aproveitar as melhores oportunidades.
Até porque a criatividade baseada em “achismo” não é tão eficaz quanto aquela que vai ao encontro dos interesses dos consumidores.
A cada nova pergunta, mais conexão
Para além da criatividade, criar conexão com sua audiência é outro fator fundamental na tomada de decisão e na relevância da marca. Se o seu negócio consegue se conectar com os consumidores, certamente ele será a primeira alternativa no momento de busca dessas pessoas.
A conexão surge quando há uma convergência de interesses. E o que é o buscador senão um repositório desses interesses e das intenções dos usuários? Hoje, os profissionais de marketing podem utilizar as perguntas e os insights que elas dão para oferecer uma melhor experiência ao consumidor, além de estar presente nos momentos em que ele mais precisa, com conteúdo relevante.
Isso pode ser feito ao longo de toda a jornada e o YouTube tem um papel fundamental nisso, já que a plataforma tem um consumo de conteúdo mais intencional e está na linha de frente do cenário cultural do país.
Um Google de possibilidades para o seu negócio
O Google surgiu a partir da Busca e há 25 anos somos o lugar para onde as pessoas vão quando têm alguma dúvida. Desde 2016, estamos trabalhando incansavelmente para fornecer os melhores produtos e serviços acelerados por inteligência artificial que possam, de fato, ajudar os profissionais de marketing na tarefa de encontrar as melhores respostas.
É por isso que podemos afirmar que, mais do que ferramentas de anúncios, oferecemos uma variedade de produtos que são fonte de criatividade e inovação constante, e que ajudam a criar conexões verdadeiras entre anunciantes, serviços e pessoas.
A curiosidade nos ajuda a explorar um universo de possibilidades, e bons resultados sempre surgem nesse processo. Por aqui, nós seguimos esse movimento, nos inspirando a cada questionamento e os utilizando para ir além.
Porque é a cada nova pergunta que surge um novo Google.