O que há em comum nos anúncios que alcançam bons resultados no YouTube?
Essa pergunta inspirou a Ipsos, com ajuda da Nielsen e Kantar (como revisores independentes da pesquisa), a encontrar uma resposta. A partir da análise de anúncios de vídeo que funcionaram de forma efetiva para marcas e mercados variados, surgiu um conjunto de princípios para anunciar de forma mais eficiente no YouTube. É o que chamamos de ABCDs do YouTube.
Este é o primeiro capítulo de uma série sobre o tema. Acesse o capítulo dois: ABCDs para awareness: entenda como alavancar sua marca com vídeos, o capítulo três: ABCDs para consideração: mostre como seu produto se encaixa na vida dos consumidores e o capítulo quatro: ABCDs para ação: o segredo para fechar negócios.
Criando um anúncio de sucesso
Produzir um anúncio envolve muitas decisões, tanto grandes quanto pequenas. Escolher este ou aquele talento? Como fazer a montagem? Mas se você considerar estes quatro princípios simples em cada uma dessas decisões, as chances de o projeto alcançar os objetivos de marketing aumentam de forma considerável.
Os princípios dos ABCDs não são uma forma para gerar ideias criativas. Mas pesquisas como a conduzida pela Nielsen Catalina Solutions provam que o criativo — o que inclui tudo, desde o conceito até a execução — é o aspecto mais importante para garantir a eficiência e ROI de uma campanha.
Em outras palavras, a execução criativa é tão importante quanto a ideia em si. Então depois que você tiver aquela ideia genial, os ABCDs podem ajudá-lo a concretizá-la no YouTube da forma mais poderosa possível.
Em média, implementar os ABCDs resulta em um aumento de 30% da probabilidade de vendas a curto prazo, e 17% no reconhecimento de marca a longo prazo.1
Implementando os ABCDs
Imagine que você é parte de um time criativo trabalhando na produção de um anúncio para uma nova linha de biscoitos caninos com sabor de peixe. O conceito foi aprovado e agora é hora de montar um storyboard. Enquanto discutimos os ABCDs, vamos mostrar como é possível aprimorar o seu anúncio logo nas primeiras etapas de execução.
A = Atenção: fisgue o espectador
Comece com tudo! Anúncios de sucesso se esforçam para gerar engajamento a partir do primeiro segundo. E é claro que há muitas formas de se fazer isso. Você pode começar o vídeo no meio da ação ou abrir com um super close. Recursos de áudio como música, narração e efeitos sonoros criam uma experiência sensorial rica que contribui para capturar a atenção do público.
Pense na cor e no contraste para garantir que o visual seja atraente. Brinque com imagens impactantes no começo do anúncio para criar uma abertura chamativa. Abaixo, separamos algumas ideias para o anúncio de biscoitos caninos.
B = Branding: destaque sua marca desde o início e repetidas vezes
Insira sua marca na história. Isso pode ser feito com imagens do produto, da embalagem, elementos gráficos, na locução, com a música — há muitas possibilidades. O YouTube é uma plataforma que privilegia o áudio, então aproveite o aspecto multisensorial do meio para gerar mais impacto. Abaixo, veja três exemplos de como garantir a presença da sua marca.
C = Conexão: faça o público pensar ou sentir algo
Não pense que o espectador é passivo. Por isso, trabalhe para educar, inspirar ou entreter o público. Humanize sua história para facilitar que ele se identifique. Apoie-se em recursos emocionais com técnicas de storytelling, como humor ou surpresa. Mas evite fazer muitas coisas distintas no seu anúncio. Foque na mensagem enquanto constrói a conexão.
D = Direção: peça para o público agir
As pessoas estarão mais propensas a responder seu anúncio da forma desejada se você der instruções claras e simples sobre o que fazer em seguida. Um “call to action” escrito, gráficos, áudio e até mesmo imagens da sua loja podem ajudar a guiá-los. Aqui estão algumas formas de transformar uma audiência engajada em consumidores ativos.
Agora compare a versão do anúncio feita seguindo os ABCDs com outra produzida anteriormente. Qual é a mais atraente?
Explore as possibilidades ao máximo com os ABCDs
Seguir os princípios dos ABCDs do YouTube nos ajudou a criar um anúncio marcante. Mas há muito mais que pode ser feito com os ABCDs. Nos outros capítulos deste guia, veja como usar os ABCDs para criar awareness, impulsionar a consideração ou gerar uma ação, construindo, assim, um anúncio mais efetivo de acordo com seu objetivo de marketing.
Para saber mais, acesse o Playbook dos ABCDs (em inglês).