Você provavelmente está lendo este artigo enquanto trabalha em casa. Mesmo que essa não seja a sua primeira experiência no home office, talvez você nunca tenha trabalhado por tanto tempo de forma remota. E o que mais vemos agora são dicas de como manter a produtividade trabalhando de casa. Nós mesmos publicamos alguns guias desse tipo. Mas mesmo depois de montar seu home office, de estabelecer uma rotina e de achar uma maneira de equilibrar o emprego e suas atividades em casa, como ajudar os filhos no ensino a distância, você ainda pode se sentir um tanto… só.
A verdade é que passamos boa parte do nosso tempo no trabalho, e a socialização é um aspecto fundamental da vida profissional, tornando a rotina mais agradável e produtiva.
Ao longo dos anos, a área de People Analytics do Google realizou pesquisas profundas sobre a dinâmica das equipes e o seu papel na eficiência dos times. Quanto às pessoas que trabalham em localidades separadas, se descobriu que as equipes mais eficientes eram aquelas que priorizavam se conectar, se manter conectadas e se sentir conectadas.
Pensando nisso, como podemos manter um senso de comunidade mesmo trabalhando a distância? Não faltam recursos e práticas para se manter conectado e produtivo enquanto a sua equipe trabalha remotamente. Mas também queremos olhar para o lado suave das coisas. Afinal de contas, a fama do Google é de ter uma cultura conectada e escritórios legais. Por isso, não surpreende que várias equipes, em toda a empresa, estejam tentando manter esse clima mesmo trabalhando de casa. Aqui vão algumas dicas de como fazer isso.
Conheçam uns aos outros
Mostre o seu espaço de trabalho aos demais. Seja um canto do sofá, seja um banco na cozinha, seja um home office completo, dar aos seus colegas uma ideia daquilo que está além do alcance da visão nas videoconferências é uma ótima maneira de criar conexões — e, quem sabe, até de criar alguma empatia.
Organize um almoço ou um happy hour virtual, algo que esteja fora da agenda e que ajude na socialização. Essa também pode ser uma grande oportunidade de apresentar à equipe seus filhos ou seus bichos de estimação — algo que raramente vemos no dia a dia de um escritório. Agora, se fazer isso por videoconferência parecer meio forçado, você pode se conectar com as pessoas apenas mostrando as fotos dos seus filhos ou pets.
Use interesses em comum para se conectar
Cozinhar, ler, ver filmes ou séries: há várias maneiras de usar interesses em comum para conectar a sua equipe. Você pode criar um clube do livro, um cineclube ou então sugerir que os cozinheiros do time tentem fazer uma mesma receita. Isso ajuda os happy hours e almoços virtuais a não serem chatos ou passivos. Algumas equipes do Google estão até aprendendo a fazer drinques (com e sem álcool) nessas reuniões. Um integrante chegou a dar uma aula de culinária. Isso não apenas dá aos colegas algo a fazer como também é uma forma de as pessoas se conhecerem melhor.
Se a ideia de passar muito tempo olhando para uma videoconferência é incômoda, existem alternativas. A Netflix Party, por exemplo, é uma extensão do Chrome que permite sincronizar um vídeo e adicionar um chat em grupo à experiência dos filmes e séries em streaming. Em resumo, ficou mais fácil organizar uma festa da Netflix com seus colegas.
Lembre-se da beleza dos jogos
Entrar em uma competição amigável é uma maneira incrível de criar laços. Que tal um karaokê online? Com o Freddie Meter, por exemplo, você canta músicas do Queen e ganha uma nota pelo resultado. Se ela for ruim, você pode deixá-la em privado, mas dividi-la com seus colegas pode ser divertido. Afinal, quem consegue cantar no nível de Freddie Mercury?
A sua equipe também pode se divertir fazendo um quiz, ou então usar os bons e velhos jogos de tabuleiro. Vários deles estão disponíveis em formato digital; no entanto, muita gente prefere jogá-los à maneira antiga, mas fazendo chats em vídeo.
Se você preferir algo mais ativo, alguns desafios podem envolver exercícios, como corridas de bicicleta virtuais.
Demonstre gratidão
Por fim, não se esqueça de ser legal com os outros. Essa é uma época estressante para todo mundo. Mesmo que o seu local de trabalho não tenha muitas demonstrações de afeto ou de emoção, você pode fazer a diferença com algo simples, como apenas reconhecendo as realizações dos seus colegas. Em um dos nossos mercados asiáticos, uma equipe do Google criou um quadro virtual de agradecimentos , no qual as pessoas podem saudar umas às outras por qualquer coisa — por finalizar um projeto, por estar segurando as pontas nesta época difícil, ou apenas para dar um “oi” antes de alguma reunião.
Se priorizarmos as pessoas, mantivermos um senso de estrutura e encontrarmos tempo para melhorar o ânimo uns dos outros, vamos ter uma força de trabalho mais resiliente. Por mais ocupado que você possa estar, manter o contato reforça o fato de que estamos nisto juntos, e isso ajuda a confortar a mente, o corpo e o espírito.