Nunca se fez tanto streaming de vídeo como agora. E não há dúvida de que as telas estão recebendo cada vez mais atenção. Do esporte ao autocuidado, os espectadores estão assistindo a mais conteúdo, dando aos anunciantes novas oportunidades de alcançá-los em seus principais interesses. É nesse contexto que os anunciantes também precisam de criatividade e estratégia para se destacar em um mar de conteúdo.
As marcas que souberam se destacar, com ajuda da personalização de anúncios e contando com a participação dos seus consumidores, ampliaram as fronteiras, conectando-se melhor com sua audiência. O reconhecimento disso está no YouTube Works, uma celebração anual e global das melhores campanhas no YouTube que não apenas cativou o público, mas também gerou resultados. Veja abaixo os cases globais vencedores do YouTube Works 2020, e confira todas as campanhas brasileiras que concorreram na edição nacional do prêmio. Inspire-se.
Deixe as percepções do público guiar a personalização em vídeo
As pessoas não odeiam anúncios — elas odeiam anúncios ruins. E todas elas têm preferências diferentes. Felizmente, a personalização não exige a produção de um milhão de anúncios para um milhão de pessoas diferentes. Requer apenas um pequeno ajuste para melhor atender às necessidades das pessoas. E se os anúncios, em vez de interromper a exibição dos vídeos, realmente complementassem a experiência de exibição para cada espectador?
A Samsung nos Estados Unidos respondeu essa questão. Em vez de um criativo único, a marca adotou uma abordagem mais personalizada em sua campanha para o novo Galaxy Note10. Em suas pesquisas, a equipe de marketing identificou três segmentos-chave de audiência: gamers, criadores e empreendedores. Depois, viram que cada segmento procurava majoritariamente por vídeos sobre "como fazer" — por exemplo, em "dicas de jogo" para gamers —, e, com o Diretor Mix, criaram anúncios que tinham um visual e uma sensação semelhante aos conteúdos que as pessoas estavam prestes a assistir. Com base no que o espectador precisava, cada anúncio mostrava como o novo celular da Samsung poderia ajudar.
Essa abordagem personalizada levou a um aumento de 557% na consideração do espectador, 27% de aumento entre os não usuários da Samsung e quase 900 mil visitas às lojas da marca vencedora do YouTube Works na categoria Media Innovation.
Deixe uma mensagem, não um argumento de venda
Enquanto a personalização em vídeo pode ser a chave para desencadear o crescimento, às vezes os melhores anúncios não são anúncios. O case brasileiro da Avon provou isso com o poder e a influência dos tutoriais. Ao saber que 79% dos consumidores de beleza acreditam que "os reviews e tutoriais atuam como um teste físico dos produtos e os ajudam a decidir o que comprar", a marca de maquiagem fez uma parceria com populares Criadores do universo da beleza para uma live de oito horas usando o formato do YouTube Premieres. A live trouxe diferentes tutoriais de maquiagem e ofertas exclusivas dos produtos em destaque. Uma abordagem que levou a 3x mais visitas ao site e 36% mais compras online.
Envolvendo os consumidores no processo
Da ideia à produção, os profissionais de marketing têm a oportunidade não só de obter insights do público, mas também de envolvê-lo diretamente na comunicação sobre o produto. Com o objetivo de aumentar o awareness e recrutar um grupo de consumidores para a degustação de uma edição especial de cereais, a Kellogg's lançou uma nova campanha que revisita uma antiga competição da marca, na Coreia.
Há 16 anos, o cereal Green Onion da Kellogg's ficou em segundo lugar em uma antiga competição da marca. O produto voltou com uma campanha que pedia uma espécie de desculpa bem-humorada para os consumidores aficionados pelo produto que não venceu a competição — um case que também se valeu de imagens dos bastidores do processo de desenvolvimento do produto.
Para transmitir essa mensagem, a Kellogg's usou anúncios de seis segundos no formato bumpers, TrueView Discovery e a ferramenta de segmentação avançada de audiências para atrair a atenção e convidar os clientes a ajudar a reinventar o produto como parte de uma equipe de degustação. Como resultado da campanha, o novo cereal Chex Green Onion da Kellogg's esgotou nas prateleiras e gerou um aumento de 17% na participação de mercado coreano. Eles também recrutaram 14 mil pessoas para o grupo de teste de sabor e adicionaram 1.400 novos assinantes do canal.
Ao incentivar os clientes a fazer parte da jornada de sua marca, você pode criar emoção e gerar um buzz que fará com que as pessoas falem dela. Outra marca que viu o valor em criar uma experiência interativa foi a Volkswagen da Suécia. Como o ano passado mostrou, se você não pode levar as pessoas até um lugar, você tem que trazer o lugar para perto das pessoas. Ao levar os motoristas em uma viagem cativante para mostrar o novo Passat Alltrack, ajustado ao inverno, a Volkswagen criou o showroom mais remoto do mundo: o “não showroom”.
Em vez de simplesmente listar os benefícios do carro, a Volkswagen criou uma caça ao tesouro. Eles esconderam pistas nos anúncios para que as pessoas pudessem usar e encontrar as coordenadas até chegar ao paradeiro do carro no “não showroom”. O primeiro a encontrá-lo ganhava o automóvel. Essa campanha interativa obteve resultados impressionantes, contribuindo para um aumento de 669% no tráfego do site. O case também foi vencedor do YouTube Works nas categorias Media Innovation e Grand Prix.
Ao pensar em sua próxima campanha em vídeo, considere as lições criativas que esses trabalhos ao redor do mundo puderam entregar. A personalização, o envio de mensagens significativas e a participação do cliente não só envolverão o público, mas também conduzirão a resultados para o seu negócio.
Acesse o YouTube Works para saber mais sobre a premiação e se inscreva até o dia 15 de março.