Só no Brasil, o YouTube reúne 120 milhões de acessos mensais.1 E na plataforma, os usuários têm acesso a uma multiplicidade de formatos e possibilidades: vídeos longos e curtos, anúncios e, claro, o YouTube Shorts. Em todos eles, o espaço para experimentação é enorme — e um caminho para que as marcas possam aprofundar suas conexões com os consumidores.
Na quarta edição do YouTube Works, os jurados buscavam campanhas que tivessem usado o YouTube de forma criativa, estratégica e eficaz para alcançar resultados de negócios.
Ao analisar os vencedores, é possível notar que grande parte deles apostaram justamente na conversa direta com o público, no acompanhamento de tendências e no apoio às causas sociais. Esses ingredientes criaram alguns vídeos inesquecíveis. Para que você possa se inspirar, separamos os principais insights das campanhas vencedoras nas seis categorias desta edição.
Segmente e comunique com assertividade
Prêmios: Grand Play, Business Impact e The Unskippable
Como atingir a disputada Geração Z? A campanha A-Bis-tinência conseguiu fazer isso com maestria, apostando em um humor segmentado e nativo do YouTube. Outro ponto fundamental foi trazer referências a produtos culturais que fazem sucesso entre esse público e que estão no zeitgeist.
A narrativa da campanha se baseou naqueles pensamentos inusitados que, por vezes, atingem a nossa mente quando vemos um Bis, revelando o desejo pelo doce, mesmo em situações “absurdas”. A marca também aproveitou o boom da série “Stranger Things” e recriou uma cena com a personagem Eleven.
Campanhas que definem com clareza seus targets e que neles concentram seus esforços têm maior chance de gerar impacto.
Quando analisamos os cases finalistas do YouTube Works Awards 2023, vemos que 91% definiram com clareza os seus targets e concentraram seus esforços nesses consumidores — uma das principais vantagens da plataforma, que permite a segmentação precisa do público. No caso da campanha de Bis, após o lançamento, houve o crescimento das menções à marca e o aumento do market share do produto, o que comprova o sucesso da iniciativa.
Aposte em tendências e inovações no território da marca
Prêmio: Best Work with Creators
Com o mote “O sonho do hexa está mais Vivo do que nunca”, a operadora encontrou um caminho para ganhar destaque frente à concorrência em um dos maiores eventos mundiais. Para aproveitar as oportunidades que a Copa do Mundo proporciona, a Vivo apostou na jornada de conteúdo digital, focando no YouTube como principal ferramenta de divulgação.
Essa mudança de estratégia rendeu a posição de 4º lugar no ranking das marcas mais lembradas da Copa, deixando a Vivo com mais destaque que seu principal concorrente, que era patrocinador oficial do evento. Foi uma estratégia arriscada apostar na cultura digital em um evento cuja audiência sempre esteve na TV, mas mostrou como um plano YouTube First pode ser um caminho bastante promissor para o aumento da relevância da marca. Dessa forma, a Vivo aproveitou a oportunidade oferecida pela transmissão inédita dos jogos do mundial na plataforma para alcançar o público.
Seja criativo e crie conexões
Prêmio: Meeting the Moment
Outro case de sucesso no YouTube Works 2023 foi o vídeo “Campeões da Rua Catar, com Pepsi Black”. A campanha conectou o sentimento de exclusão das pessoas, provocado pela Copa mais cara da história e com pouca presença de torcedores negros nos estádios, ao amor pelo futebol.
Em resumo, a marca promoveu um torneio de futebol em uma rua chamada Catar, em um bairro periférico de São Paulo. A campanha teve resultados significativos, com um aumento no volume de vendas e de clientes.
Esse é mais um exemplo de como as marcas podem se destacar e aproveitar oportunidades com o YouTube. Mesmo em um contexto em que o principal concorrente era o patrocinador oficial do mundial, a Pepsi não perdeu tempo e apostou na união da criatividade e conexão com o público para virar o jogo.
Amplie o impacto com criadores relevantes
Prêmio: Social Impact
A campanha “TIM: Saia do modo silencioso” veio para incentivar o público a adotar uma postura antirracista e não deixar um assunto tão necessário ser “silenciado” na sociedade.
Para abrir essa conversa, a TIM apostou na cultura como uma propagadora de ideias, criando uma música e um toque de celular, representada na voz da Negra Li, com referência aos mais famosos discursos antirracistas da história.
A marca alcançou resultados relevantes, como o crescimento de 20% A/A em percepção de ‘TIM’ como uma marca que apoia a diversidade e a inclusão.2 Dessa forma, a campanha mostrou o potencial de se produzir engajamento para as questões sociais por meio da cultura e da ativação de formas inesperadas, e a importância da atuação de criadores com credenciais para tratar de assuntos silenciados.
Inovação e criatividade para conectar
Em um ano marcado por grandes eventos mundiais, nem todas as marcas conseguem seu lugar ao sol nos patrocínios oficiais. Mesmo assim, muitas se mostraram disruptivas e capazes de ganhar destaque em um contexto pouco favorável. O que essas marcas têm em comum? Estratégias focadas no YouTube como plataforma ideal para alcançar sua audiência.
Mas só isso não basta. As marcas precisam estar atentas à cultura e às questões sociais. Como aproveitar a alta de uma série e criar conexão com o seu público? Como estourar a bolha e mostrar um posicionamento que pode gerar impacto na sociedade? Perceber as tendências e ter compromisso real com a diversidade e inclusão criam diálogos ricos e conexões positivas. E quando essas estratégias encontram a multiplicidade de formatos e a intencionalidade dos usuários do YouTube, os resultados são ainda melhores.