A qual vídeo você assistiu repetidamente no YouTube neste ano? Sobre qual você discutiu entre amigos ou no trabalho? E qual foi aquele que, do seu primo ao vizinho, passando pela tia distante, todo mundo compartilhou?
No Brasil, uma pessoa gasta, em média, mais de 20 minutos diários assistindo ao YouTube em uma tela de TV — isso sem contar os outros dispositivos.1 A plataforma faz parte da nossa vida e, por isso, o conteúdo que é produzido nela também marca o nosso ano.
Dois mil e vinte dois, especialmente, foi bem agitado: teve eleição, mundial de futebol, hit atrás de hit e recordes sendo quebrados no YouTube pelos brasileiros. Para contemplar tudo que aconteceu, listamos abaixo os vídeos mais populares em diferentes categorias, que dão um panorama do que vivemos nos últimos 12 meses.
Política, futebol e muito humor
O YouTube é lugar de entretenimento, mas não só. O vídeo mais visto na plataforma em 2022, por exemplo, foi o debate presidencial entre os então candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, somando 14 milhões de visualizações. A transmissão, pioneira, veio acompanhada de dados de interesse de busca e análises diretamente geradas a partir do Google Trends em tempo real.
E no ano da estreia da exibição do Campeonato Paulista de futebol no YouTube, o jogo do Corinthians contra o Palmeiras apareceu em segundo colocado entre os vídeos mais vistos, com 13 milhões de views.
O sucesso do Paulistão no YouTube fez tabelinha com outra tendência: a dos canais que discutem, acompanham e fazem piada a partir do esporte mais consumido no país. O que explica, por exemplo, que um dos vídeos do canal Fut Paródias esteja entre os mais vistos no ano, com quase 10 milhões de visualizações. Um conteúdo, inclusive, que homenageia outro criador que fala com humor sobre futebol, o Luva de Pedreiro.
A hora e a vez dos Shorts
No seu segundo ano de vida, os Shorts ganham cada vez mais adeptos no YouTube. É fácil rolar a barra em busca de novos conteúdos curtos e impossível ver um só: isso porque muitos deles são divertidos e curiosos.
O Shorts mais visto do ano soma 42 milhões de views e mostra uma dentista fazendo uma paródia com a música “Brincadeira de Criança”, do Molejo, para mostrar os pacientes escolhendo a cor da borrachinha do aparelho de dente.
Entre os outros vídeos curtos mais assistidos também estão os da dupla de irmãos Jooj Natu e Oli Natu, que arrebatam milhões com roteiros engraçados sobre a sua rotina. Eles são responsáveis por hits como “Quando seu irmão pega a visão”, que soma 40 milhões de visualizações, e “Quando você vai apanhar”, que tem 34 milhões de views. Neste ano, Jooj Natu lançou uma versão em inglês do seu canal, que apareceu na lista de Top Breakout Creators — os maiores criadores revelação — de quatro países: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. É o jeitinho brasileiro de criar conteúdo — e fazer Shorts — extrapolando as nossas fronteiras.
Ritmos do Brasil: piseiro, sertanejo e funk
O que toca no YouTube toca na vida dos brasileiros. E 2022 foi o ano do piseiro. Com 262 milhões de views, o clipe “Malvada”, do Zé Felipe, foi o vídeo musical mais ouvido e assistido no ano.
Em segundo lugar aparece o clipe ao vivo de “Termina comigo antes”, do cantor sertanejo Gusttavo Lima, com 229 milhões de views. E o funk não podia ficar de fora: com 136 milhões de visualizações, “sentaDONA”, funk remix de Luísa Sonza, Davi Kneip, Mc Frog e DJ Gabriel do Borel, também faz parte do top 10 vídeos musicais do ano.
Criadores de milhões
A força dos criadores brasileiros no YouTube é gigante. São dois mil canais com mais de um milhão de inscritos e 20 mil canais com mais de 100 mil.2 Entre os nomes que se destacaram entre os top creators está Enaldinho, que soma mais de 24 milhões de inscritos e conversa principalmente com o público infantil.
Outro criador que está bombando é Lucan Pevidor, com mais de quatro milhões de inscritos no seu canal. Semanalmente, ele posta vídeos testando experimentos de forma divertida e usa principalmente o Shorts para falar com seus seguidores.
Como vimos, o humor é uma tendência no futebol, mas existe para além dele. O Victor Magalhães, que se autodenomina um artista cômico, tem mais de três milhões de inscritos em seu canal. E a criadora HERO Manteiga mostra que as meninas estão no controle quando o assunto é games, somando mais de três milhões de inscritos no seu canal.
Pod tudo
Uma lista de fim de ano que se preze não poderia deixar de fora uma categoria que dominou os players e corações do Brasil nos últimos meses: a dos videocasts. O formato, que conquistou a audiência e desafiou os criadores a pensar em todas as variações de nomes possíveis com "pod", foi uma tendência incontestável em 2022.
O que impressiona é que geralmente são conversas bem longas. A entrevista de Jair Bolsonaro para o Inteligência Ltda, por exemplo, que ocupa o primeiro lugar da lista com 17 milhões de visualizações, teve quase três horas de duração. Já a de Luiz Inácio Lula da Silva no Flow Podcast contabiliza 9,5 milhões de views e quase duas horas de papo.
Os videocasts tratam de assuntos diversos, e entrevistas com personalidades e artistas também fazem sucesso. Vide a presença de Mano Brown no Podpah, que até o momento já foi vista mais de 10 milhões de vezes.
Este ano nos provou que o brasileiro gosta de diversidade e que a duração não importa, desde que o conteúdo e as histórias que estão sendo contadas sejam interessantes. De Shorts de poucos segundos a vídeos com horas de duração; de assuntos sérios que definem o futuro do país àqueles que têm o objetivo de fazer rir, o YouTube esteve presente em todos esses momentos.