Estamos vivenciando grandes mudanças na maneira como as pessoas consomem informação, e o vídeo é o exemplo definitivo disso: hoje se assiste a conteúdos em todos os lugares, a qualquer hora, em diferentes formatos e em todas as telas.
Basta olhar para o YouTube e ver como o consumo de Shorts explodiu na mesma medida que o streaming. Só no Brasil, 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube em TVs conectadas todos os meses.1 Os dados mundiais sobre o consumo de vídeos curtos, por sua vez, também impressionam: são 50 bilhões de views diários de Shorts.2 Esses dois comportamentos aparentemente contraditórios mostram que os espectadores querem ter acesso a bibliotecas infinitas de conteúdo, desde que elas se ajustem às suas preferências.
Mas se os hábitos de visualização estão muito mais complexos, a estratégia das marcas para alcançar esse público não precisa ser. As soluções impulsionadas pela Google IA usam indicadores para determinar os formatos, momentos e usuários certos para atingir os objetivos de campanha. Por isso, podem ajudar as equipes de marketing a criarem conexões significativas com as pessoas.
Veja, a seguir, quatro estratégias para atingir o consumidor durante toda a jornada de compra — do reconhecimento à ação — e, dessa forma, gerar mais impacto nos seus resultados.
Reconhecimento
No início da jornada, o que as marcas precisam é encontrar o máximo possível de pessoas dentro do seu público-alvo, ao menor custo possível, para atingir uma de três metas: alcance eficiente, conclusões eficientes ou frequência desejada.
As campanhas de alcance de vídeo usam a Google IA em todos esses objetivos. Ao combinar vários formatos de anúncio e usar indicadores para otimizá-los em tempo real, essas campanhas maximizam o alcance único e, dessa forma, impulsionam as metas. Além disso, permitem identificar usuários com maior probabilidade de conversão, para quem veiculam o formato mais adequado.
Dessa forma, ajudam a gerar resultados melhores e mais econômicos para sua marca em comparação às campanhas otimizadas manualmente.
Consideração
Depois de descobrirem sua marca, as pessoas passam algum tempo pesquisando sobre ela, para entender o que dizem sobre, ou como usar seu produto. É por isso que cada vez mais se faz necessário ter soluções que ajudem a gerar demanda a partir de visualizações mais engajadas e qualificadas.
As campanhas de visualização de vídeo, que estão em versão beta e em breve estarão disponíveis, são a evolução dos formatos de custo por visualização. Elas usam a Google IA para veicular anúncios “puláveis” in-stream, in-feed e nos Shorts para gerar o máximo número de visualizações ao menor custo possível.
Geração de demanda
As campanhas de geração de demanda, por sua vez, aumentam o impacto por meio do YouTube e de outras plataformas como o Gmail, ao promover maior imersão e envolvimento dos consumidores.
Essa estratégia também está em versão beta, e utiliza a Google IA para veicular criativos de imagem e vídeo em toda a jornada, encontrar seus clientes onde eles estiverem e, dessa forma, gerar demanda, como ações no site e conversões — sempre com medições comprovadas.
Ação
Por fim, é necessário alcançar os usuários quando eles estão prontos para agir, e as campanhas de ação em vídeo são uma forma simples e econômica de gerar mais conversões dentro e fora do YouTube, tudo isso em uma única campanha.
Nesses casos, a Google IA facilita a exibição dos seus anúncios em dispositivos móveis, computadores e TVs, sem precisar definir lances e orçamentos para cada inventário. Além disso, essas campanhas têm opções de lance inteligente para alcançar os usuários mais propensos a agir, gerando menos suposições e melhores resultados para sua marca.
Dessa forma, os anunciantes que ativam a segmentação otimizada conseguem, em média, 20% mais conversões do que aqueles que fazem a segmentação manualmente.
Para ajudar a gerenciar todas essas campanhas, a plataforma do Display & Vídeo 360 possibilita comprar diversos tipos de inventário e é ideal para organizar dados de público-alvo e otimizar campanhas. Ela também permite a colaboração entre as equipes, transparência e controle de gastos, e a automatização de tarefas. Por isso, economiza tempo, aumenta o alcance e melhora a performance.
O YouTube é um ambiente de alto engajamento e, por isso, é um lugar onde é possível captar a intenção e a atenção dos consumidores. E, quando falamos de presença de marca, mais impacto e maior qualificação são sinônimos de retornos mais expressivos. Ou seja, é preciso chegar à pessoa certa, na hora certa, com o conteúdo certo, e a inteligência artificial te ajuda justamente nessa tarefa. Ela colabora para reduzir a superexposição, aumentar o alcance e gerir as campanhas de forma mais otimizada. Dessa forma, a Google IA melhora a experiência do usuário no YouTube para que sua marca tenha a oportunidade de multiplicar os resultados.