YouTube Insights: veja por que a plataforma está na linha de frente do cenário cultural
Host
Publicado
Setembro de 2023Compartilhe esta página
YouTube Insights: veja por que a plataforma está na linha de frente do cenário cultural
Setembro de 2023Em duas décadas, o YouTube se tornou a maior biblioteca de vídeos e a segunda maior ferramenta de busca do mundo. Na plataforma, os usuários têm a possibilidade de explorar conteúdos diferentes, engajar-se com os criadores preferidos e nutrir interesses novos e antigos. Tanto é que, em uma pesquisa realizada no Brasil, 7 em cada 10 entrevistados disseram que o YouTube é a plataforma onde eles se mantêm informados e atualizados sobre seus assuntos preferidos.1
Nesta série de vídeos, Marianna Ribeiro, Gerente de Tendências de Shorts no YouTube Brasil, apresenta cinco insights que explicam por que a plataforma é o lugar onde as pessoas encontram suas paixões e onde as paixões se encontram.
Em duas décadas, o YouTube se tornou a maior biblioteca de vídeos e a segunda maior ferramenta de busca do mundo. No YouTube, os usuários têm a possibilidade de explorar conteúdos diferentes, engajar com seus criadores favoritos e nutrir interesses novos e antigos.
Eu sou Marianna Ribeiro, Gerente de Tendências de Shorts no YouTube do Brasil, e hoje eu vou te apresentar cinco insights que mostram por que a plataforma é o lugar onde todas as paixões se encontram e onde você encontra as suas paixões. Hoje nós vamos falar sobre o primeiro deles: Cultura.
Que tipo de vídeo o YouTube não tem?! Porque ele tem todo tipo de vídeo. É isso que me faz assistir bastante e ser fiel a ele.
Hoje, as pessoas vão até o YouTube para tudo. Para acompanhar notícias, para ver comentários sobre o Paulistão, para assistir a seu artista favorito dando entrevista em algum podcast ou até, quem sabe, para assistir àquele documentário bem lado B. Ciência, tem lá. Futebol, tem também. Games, tem pra caramba. E sabe aquele vídeo que você nunca imaginou que você fosse encontrar no YouTube?! Tipo, como é o ninho do João-de-barro por dentro?! Também tem.
A plataforma está na linha de frente do cenário cultural, e lá você consegue ter uma visão privilegiada do Zeitgeist. Em uma pesquisa realizada no Brasil, sete em cada dez pessoas afirmaram que usam o YouTube para ficarem informadas e atualizadas sobre seus assuntos favoritos.
O meu brinquedo favorito na infância foi o Lego. Eu queria ter até hoje, mas a minha mãe não deixa. E então eu descobri que é muito gostoso e tem uma galera que faz uns vídeos de Lego meio stop motion, e tem uns que são aqueles barulhinhos do Lego encaixando. Nossa, é muito, muito bom, é muito bom, é surreal de bom.
Qualquer assunto que tenha capturado a atenção do usuário e que o interessou por algum tempo pode ser encontrado no YouTube. A plataforma possibilita a construção de pontes para se conectar às paixões das pessoas e permite também que elas vivam intensamente suas obsessões momentâneas.
Por isso, o YouTube é o lugar ideal para sua marca participar das conversas e construir relevância. Seja criando conteúdo ou direcionando as campanhas para os interesses específicos das pessoas. Mas isso é papo para a próxima pílula, onde a gente vai falar sobre intencionalidade. A gente se vê.
1 Google/Offerwise, YouTube Vibes Sports Research, BR, June 2023, n=1000.
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
VídeoVídeo
Relevância cultural: como sua marca pode construir conexões mais profundas com os clientes?
Assista agora -
VídeoVídeo
YouTube Insights: entenda a presença da plataforma na jornada diária dos brasileiros
Assista agora -
VídeoVídeo
Competir ou cooperar? Como bancos podem conquistar um consumidor que já utiliza outra marca
Assista agora -
ArtigoArtigo
Guia para IA: recursos e ferramentas para profissionais de marketing
-
VídeoVídeo
Como engajar os estudantes no ensino online? Assista ao vídeo e conheça o caso da Scaleup
Assista agora -
ArtigoArtigo
Criatividade em ação: o que os consumidores querem e quais são as oportunidades para anúncios em vídeo
-
ArtigoArtigo
YouTube Vibes: entenda como brasileiros criam, consomem e vivem a música na plataforma
-
VídeoVídeo
YouTube Insights: plataforma oferece interatividade e conteúdo diverso do conforto do sofá
Assista agora