O poder de influência do YouTube é enorme. No Brasil, 105 milhões de pessoas acima de 18 anos são alcançadas todos os meses,1 e 87% já fizeram alguma compra após serem impactadas por um vídeo.2 Dada a efetividade da plataforma, abordamos, neste artigo, algumas estratégias para aumentar o alcance e o impacto de sua marca sobre os consumidores.
As facilidades disponibilizadas pelo Video Experiments, ferramenta do YouTube para testes A/B com até quatro conteúdos, podem ajudar nossos parceiros que já tem um bom conhecimento em campanhas digitais e que queiram elevar o nível de atuação através de experimentação.
No vídeo a seguir, mostramos como a ferramenta foi desenvolvida para testar criativos. Com ela, podemos analisar quais as variáveis que mais impactam na performance em busca do KPI almejado. Pode-se testar o desempenho da mensagem, atributo, oferta, linguagem, protagonista, edição, ritmo e título, entre outros detalhes.
Por exemplo, ao testar a performance de criativos de uma marca de automóveis, a equipe de mídia pode verificar se os resultados almejados são mais fáceis de serem conquistados com um material que aborde o tamanho do porta-malas ou detalhes do design.
A ferramenta garante:
- Resultados estatisticamente representativos.
- Maior rapidez de análise em relação a todas as outras formas de teste, com resultados em 3 a 5 dias.
- Custo eficiente, pois o teste é um impacto real em público controlado.
Outros usos de Video Experiments são pré-teste para TV e na construção de briefing criativo, analisando qual ideia tende a ser mais bem-aceita pelo público.
Testar é prezar pela eficiência do seu investimento.
– Renato Tornelli, YouTube Creative Products Lead
Válido lembrar que o YouTube permite a inserção de vídeos e criativos em diferentes formatos, sendo que alguns tendem a ser mais efetivos de acordo com os objetivos de marketing de um cliente. Se o seu objetivo for criar reconhecimento de marca, bumpers, TrueView for Reach, Masthead e não-puláveis são os mais indicados. Todos esses formatos podem ser combinados para uma campanha com bons resultados.
Na sessão a seguir, Moira Martinez Yoshii, Especialista de Produto - YouTube, comenta detalhes e os principais benefícios de cada um dos formatos.
Sim, o investimento de mídia na plataforma é mais famoso pelo reconhecimento de marca, mas com ela pode-se entregar vários objetivos de negócio, como aumento de transações, geração de mais receita e desenvolvimento de novas linhas de negócio.
Abaixo, os especialistas do Google Cheyenne Campos (Account Manager), Eitan Blanche (Líder de Growth) e Eduardo Ogawa (Analytical Lead) abordam como usar o YouTube como uma ferramenta de tração para o seu negócio.
Para criar uma metodologia de tração no YouTube, recomenda-se a criação de uma equipe multidisciplinar focada especificamente na plataforma e seguir os cinco passos identificados:
- Desenvolvimento criativo: estabelecer o problema, introduzir o produto/serviço como solução, mostrar benefícios e funcionalidades e inclusão de CTA.
- Desenho do experimento: definição de objetivo, hipótese, metodologias e cronograma.
- Set-up das campanhas: estabelecer premissas técnicas dentro do Ads, com análise de orçamento, tempo e acompanhamento de resultados, entre outros pontos. Recomenda-se tempo mínimo de 6 semanas para a campanha.
- Construção de uma agenda de otimização: ciclos de 7 a 10 dias ajudam na mensuração de resultados.
- Revisão de resultados das campanhas: documentação de aprendizados, com destaque de pontos fortes.
As possibilidades com o YouTube são infinitas e requerem criatividade, análise e dedicação para encontrar o melhor caminho para a conquista dos seus objetivos de marketing.
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.