Mais conexão com os clientes: como a IA potencializa a Busca do Google?
Hosts
Publicado
Setembro de 2024Compartilhe esta página
Mais conexão com os clientes: como a IA potencializa a Busca do Google?
Setembro de 2024A inteligência artificial está revolucionando a maneira como as empresas utilizam a Busca do Google que, por sua vez, está evoluindo para atender às necessidades cada vez mais específicas. Mas como aproveitar todo esse potencial? Nesta entrevista, Ramiro Sanchez, CMO do Google Latinoamérica conversa com Bruno Possas, Vice-presidente de Engenharia do Google, para mostrar como a Busca do Google está utilizando a IA para ajudar organizações de todos os portes a se conectarem com seus clientes de forma mais eficaz.
Para descobrir mais conversas como esta, explore a nossa playlist AI Conversation.
Ramiro Sanchez: Olá, meu nome é Ramiro Sánchez, sou CMO do Google para América Latina. É um prazer estar aqui em um novo episódio de nossa série AI Conversation para falar sobre como a inteligência artificial está transformando nossas vidas e nossos negócios.
Gostaria de começar com uma pergunta. Você sabia que 15% das buscas que são feitas diariamente no Google são inéditas? Ou seja, nunca foram feitas antes. E isso é muito importante, porque indica que 15% do interesse diário do consumidor é totalmente novo. E, se pensarmos bem, esses 15% podem fazer a diferença para empresas de diversos tamanhos e segmentos. É por isso que a Busca do Google está sempre melhorando.
Para falar sobre essas novas funcionalidades e o poder da Busca, estou hoje com Bruno Possas, vice-presidente de Engenharia do Google. Bruno, bem-vindo.
Bruno Possas: Olá, Ramiro, muito obrigado pelo convite. Estou muito feliz em estar aqui hoje com você para falar sobre a Busca e sobre a inteligência artificial.
Sanchez: Obrigado você. Para começar: por que a Busca continua tão relevante na vida das pessoas? E como a inteligência artificial está ampliando ainda mais as possibilidades na hora de se pesquisar?
Possas: Eu me sinto muito privilegiado por ter participado da evolução da Busca ao longo dos anos. É superinteressante como a Busca conecta pessoas de diferentes áreas. Tanto nossos usuários, que têm suas necessidades de informação e vêm à Busca do Google para poder preencher essas necessidades, quanto pequenas e grandes empresas que tentam utilizar o ecossistema da web para se conectar com seus potenciais consumidores.
A Busca evoluiu bastante de uma busca baseada em texto, onde a gente encontrava e retornava aos usuários documentos na web, para uma busca que é de multiformatos. A inteligência artificial tem ajudado a Busca a evoluir de formas diferentes. Uma outra forma bem interessante que foi lançada recentemente é o “Circule para Pesquisar”. Pode ser uma imagem, pode ser um texto, pode ser uma combinação de imagem e texto.
Sanchez: É superinteressante.
Possas: As possibilidades com a inteligência artificial vão muito além disso. Recentemente, no Google I/O, nós anunciamos o lançamento, em inglês, em todos os Estados Unidos, sobre a AI Overview, que é uma funcionalidade que mostra um resumo das informações na web sobre a sua busca com um conjunto de links para páginas da web que corroboram ou que complementam aquele resumo. É uma ferramenta superpoderosa e inteligente que nos possibilita responder consultas nunca antes perguntadas.
Sanchez: Uma pergunta: quais das nossas ferramentas podem ajudar as pessoas a focar no que realmente importa no trabalho?
Possas: Por exemplo, dentro do Workspace a gente pode utilizar a inteligência artificial para automatizar alguns dos processos. Se eu quiser criar um relatório que contém um resumo sobre vários documentos de um determinado assunto, de uma determinada empresa.
Com essa funcionalidade, vai ser muito mais fácil focar no conteúdo do relatório e utilizá-lo para a tomada de decisões para o negócio. Por exemplo, uma empresa que trabalha com marketing pode trabalhar na forma como traduzir a campanha que eles têm em mente em uma imagem, de uma forma super direta.
Você pode gastar muito mais tempo e foco na parte de criatividade, em como construir um texto que vai representar os elementos que você quer colocar na sua campanha de marketing, para que a inteligência artificial possa transformar isso em uma imagem que representa bem o seu objetivo final. Isso vai além de imagens, você também pode usar para fazer edições de vídeo e a representação desses elementos dentro de um vídeo, não só com imagens. A gente vai ter muito mais criatividade em como complementar e terminar essas tarefas corriqueiras do dia a dia com o auxílio dessas ferramentas.
Sanchez: Me conta como a inteligência artificial colabora para que as empresas tenham uma presença online mais relevante.
Possas: Eu vou te dar dois exemplos que ajudam pequenas e médias empresas a terem sucesso aqui no Brasil. A primeira é em relação a restaurantes. Você sabia que 85% das pessoas olham o menu de um restaurante antes de decidir visitar um restaurante onde elas nunca foram antes? E o processo para um restaurante adicionar o seu menu na Busca do Google é bem demorado e bem complicado. Então o que a gente está disponibilizando é para que os donos desses restaurantes, desses estabelecimentos, possam simplesmente tirar uma foto do seu menu físico e a inteligência artificial do Google entende aquela foto e transforma aquela foto em um menu estruturado, adequado para ser adicionado ao perfil da empresa, que é parte fundamental da busca do usuário.
A segunda é em relação à saúde e beleza. A gente vai disponibilizar, diretamente na Busca, uma forma para os usuários agendarem consultas e horários, fazendo muito mais fácil essa conexão entre os estabelecimentos comerciais de saúde e de beleza com os usuários. E, dessa forma, esses estabelecimentos vão poder focar ainda mais na experiência do usuário diretamente em seus estabelecimentos.
Sanchez: E para fechar: como será a Busca do futuro?
Possas: A Busca é do tamanho da curiosidade das pessoas. Vocês viram a evolução da Busca ao longo desses últimos 25 anos e cada vez mais perguntas complexas e diferentes serão perguntadas pelos nossos usuários, e a Busca vai evoluir de tal forma a poder responder essas perguntas da melhor maneira possível.
Então não existe limite para o que a gente pode responder no futuro.
Sanchez: Muito interessante. Obrigado, Bruno.
Possas: Muito obrigado.
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
ArtigoArtigo
Desvendando os hábitos dos brasileiros no YouTube: veja os insights para as marcas
-
Casos de SucessoCasos de Sucesso
Jogada de mestre: veja como a Unilever combinou esporte e YouTube para resultados sólidos de marca e de negócios
-
VídeoVídeo
Educação e YouTube: como a plataforma faz parte da jornada dos alunos em potencial
Assista agora -
ArtigoArtigo
Entenda como os 'fandoms' estão redefinindo a cultura pop e o que isso significa para as marcas
-
ArtigoArtigo
Por que conteúdo positivo é tendência
-
ArtigoArtigo
Fãs no comando: veja os principais assuntos, músicas e criadores do YouTube em 2024
-
ArtigoArtigo
YouTube só tem um: para todas as audiências, em todas as telas, com o conteúdo que amamos
-
ArtigoArtigo
Como aproveitar a conexão com o esporte para colocar sua marca no pódio