Educação e YouTube: como a plataforma faz parte da jornada dos alunos em potencial
Hosts
Publicado
Outubro de 2024Compartilhe esta página
Educação e YouTube: como a plataforma faz parte da jornada dos alunos em potencial
Outubro de 2024Em 2023, o mercado de educação demonstrava estar em uma crescente. Fizemos uma nova pesquisa e descobrimos que o setor continua em ascensão — tanto para cursos de graduação, quanto para pós e cursos livres. Para que sua instituição de ensino se diferencie e aproveite as oportunidades deste cenário, é preciso se conectar de forma assertiva com os consumidores de educação. Para isso, é necessário entender o que o aluno considera e como chega à sua decisão.
Neste vídeo, Natalia Frigo, Head da Indústria de Educação no Google, e Artur Mazin, Head de Mid Market Sales no Google, dão insights para sua marca construir uma conexão mais profunda com os alunos e como o YouTube é um grande aliado neste processo, já que é um dos principais destinos onde os brasileiros vão para se informar sobre educação.
Para descobrir mais conversas como esta, inscreva-se no canal do Think with Google no YouTube.
Natalia Frigo: 5,8 milhões de brasileiros já decidiram que querem entrar na faculdade nos próximos 12 meses. Já em pós-graduação são mais de um milhão de interessados, e há um mercado ainda maior para cursos livres, com mais de oito milhões de pessoas.
Artur Mazin: Com esse tamanho, o mercado de educação traz ótimas oportunidades, e trabalhar a consideração para essa audiência nunca foi tão importante. Mas o que vai fazer com que as pessoas escolham a sua marca?
Natalia Frigo: Eu sou Natalia Frigo, Head da Indústria de Educação do Google.
Artur Mazin: E eu sou Artur Mazin, Head de Mid Market Sales do Google.
E hoje a gente vai te mostrar como construir uma comunicação mais relevante para se diferenciar com os possíveis consumidores de educação.
Artur Mazin: Antes de entender como falar com os consumidores, a gente precisa entender o que influencia a decisão de estudar.
Uma pesquisa que a gente fez com a Educa Insights nos mostra o que realmente faz com que uma pessoa se matricule numa instituição de graduação:
1. Qualidade
2. Flexibilidade
3. Bolsas/ Financiamento
E para o EAD os motivos são um pouquinho diferentes:
1. Infraestrutura digital
2. Qualidade
3. Flexibilidade
Natalia Frigo: 88% das pessoas já estão buscando se informar sobre qual faculdade que desejam cursar e essa é uma decisão que pode ser influenciada por pessoas e plataformas. Família, amigos, colegas de trabalho e também a mídia, têm um papel fundamental nesse processo de escolha. Entre as plataformas, o YouTube é a que mais influencia a decisão dos brasileiros sobre fazer uma graduação.
Artur Mazin: Também pudera, né? O YouTube é o lugar onde a gente vai para aprender sobre tudo, o tempo todo. De acordo com a pesquisa da Educa Insights, 82% dos entrevistados no Brasil se informam sobre educação pelo YouTube e 79% são inscritos em canais de educação.
Natalia Frigo: Além disso, 76% se sentem mais engajados em aprender quando o conteúdo é apresentado no formato de vídeo. É na plataforma que as pessoas vão atrás de palestras, aulas, dicas de estudo e de produtividade, além de tutoriais sobre as matérias.
Artur Mazin: Para transformar a intenção em atenção e, por fim, ação, a sua marca precisa estar forte e ser reconhecida pelo consumidor. Há 3 alavancas que podem ajudar na construção de valor e no crescimento das marcas a longo prazo. Diferenciação, identificação e novidade.
Natalia Frigo: Para se diferenciar, é importante mostrar como a sua marca se destaca e o que apenas ela pode oferecer para os alunos. Vale a pena pensar em mensagens que criem conexões emocionais e que seu público se identifique com elas.
E não se esqueça do fator novidade. Ofereça informações, perspectivas e fale também sobre as experiências que seus alunos vão levar para o resto de suas vidas escolhendo sua marca para estudar.
É no YouTube que sua marca precisa estar para se conectar de forma assertiva com seu futuro aluno.
Artur Mazin: No Google, as buscas não param. E nem os Insights.
Natalia Frigo: Fique atento a mais oportunidades que podem acelerar os seus negócios.
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
ArtigoArtigo
Desvendando os hábitos dos brasileiros no YouTube: veja os insights para as marcas
-
Casos de SucessoCasos de Sucesso
Jogada de mestre: veja como a Unilever combinou esporte e YouTube para resultados sólidos de marca e de negócios
-
ArtigoArtigo
Entenda como os 'fandoms' estão redefinindo a cultura pop e o que isso significa para as marcas
-
VídeoVídeo
Mais conexão com os clientes: como a IA potencializa a Busca do Google?
Assista agora -
ArtigoArtigo
Por que conteúdo positivo é tendência
-
ArtigoArtigo
Fãs no comando: veja os principais assuntos, músicas e criadores do YouTube em 2024
-
ArtigoArtigo
YouTube só tem um: para todas as audiências, em todas as telas, com o conteúdo que amamos
-
ArtigoArtigo
Como aproveitar a conexão com o esporte para colocar sua marca no pódio