Há dois grandes grupos de aquisição dentro do marketing digital. Trata-se da aquisição de tráfego e da aquisição de clientes. Embora as duas atividades sejam muitas vezes tratadas conceitualmente como se fossem a mesma coisa, elas não são.
Vamos abordar, então, as semelhanças e diferenças entre elas? Na sequência, apresentamos também algumas dicas de como melhorar a performance de aquisição de usuários e cadastros.
Para isso, mostramos alguns dados estratégicos da VTEX, plataforma que oferece soluções complexas para marketplaces e lojas virtuais.
A aquisição de tráfego se refere a um conjunto de métricas que estão relacionadas à quantidade de visitas para uma loja e plataformas digitais. Já a aquisição de clientes tem relação com o valor investido até que um usuário efetue sua primeira compra — de lead até que se torne efetivamente um cliente.
Em suma, podemos separar os grupos da forma abaixo.
Importante frisar que não há regras a serem seguidas em relação à escolha das métricas. No entanto, todos os times de uma empresa devem usar exatamente os mesmos indicadores
Exemplo da Tok&Stok
A documentação dos passos que um usuário dá até se tornar um cadastro é fundamental para empresas realizarem o mapeamento da jornada de aquisição e implementação de melhorias. Abaixo, mostramos o exemplo da Tok&Stok, que se dá em cinco passos:
Entender cada um desses passos serve para criar métricas que dirão onde há um gargalo de inscrições. Você sabe quantos passos sua loja tem para que uma pessoa se cadastre? Sabe qual delas resulta em maiores desistências? Alguns dados, como os de pagamento (número de cartão de crédito, CPF etc.), costumam ser essenciais apenas no fechamento de uma transação. Pedi-los antes pode afugentar novos cadastros.
O mesmo raciocínio serve para o funil de conversão, que é único para cada loja. Mapear os caminhos do usuário e analisar onde ele abandona o carrinho de compras ajudará seu negócio a tomar decisões estratégicas sobre meios de pagamento e frete, entre outros.
A aquisição de tráfego e de usuários não é apenas uma questão de investimento de mídia, mas também de entender o comportamento de quem deseja comprar com você e facilitar a vida dessa pessoa ao máximo.
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.