É oficial: desde 1º de julho de 2024, a transição do Universal Analytics para o Google Analytics 4 (GA4) está completa. A nova versão da plataforma é uma solução de medição durável e possui recursos de inteligência artificial, como modelagem comportamental, para oferecer mais informações sobre a jornada do cliente e impulsionar os resultados de marketing.
Quem saiu na frente na migração já está escrevendo histórias de sucesso com as novas formas de mensuração para criar mais valor para seus consumidores e suas marcas. Neste artigo, mostraremos como a Livelo, maior programa de recompensas do Brasil, recorreu às funcionalidades do GA4 para aumentar a base de usuários e a recorrência da adesão de seu Clube Livelo (sistema de assinatura no qual os participantes acumulam pontos e têm acesso a benefícios como pontos que não expiram, ofertas exclusivas e descontos especiais), e os resultados não demoraram a aparecer.
Usando o GA4 para configurar e analisar eventos
Hoje, 60% das pessoas realizam pelo menos seis ações antes de decidir por uma nova marca ou um novo produto.¹ Se o caminho da escolha ficou mais complexo, a Livelo teve a ideia de mapear detalhadamente o comportamento dos usuários para identificar oportunidades ao longo do funil de vendas. A empresa aproveitou a migração de plataforma para implementar, em parceria com a Metricaz, um modelo de rastreamento de dados (data tracking) que usa o Google Analytics 4 como elemento central.
Mergulhar nos dados permitiu compreender as dores e trazer melhorias às campanhas, com crescimento de 33% nas assinaturas do Clube Livelo, quatro vezes mais sessões e redução de 40% do CPC das campanhas.²
Daniel Pagano, CMO da Livelo, reforça a importância do GA4 nesses resultados significativos: “A nova estrutura de dados no Google Analytics 4 demonstrou o poder da análise e do uso eficiente da IA para o crescimento e a rentabilidade. Os resultados alcançados comprovam a importância de uma abordagem estratégica e orientada por dados para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo”. Mas o que eles fizeram para chegar lá — e como a sua marca também pode?
“A nova estrutura de dados no Google Analytics 4 demonstrou o poder da análise e do uso eficiente da IA para o crescimento e a rentabilidade.”
- Daniel Pagano, CMO da Livelo
Concluída a fase de estruturação dos dados, a primeira mudança foi evoluir a mensuração das conversões. Com a abordagem orientada a eventos do GA4, a Livelo saiu de uma visão genérica que chamavam de “transações” para eventos de conversão para cada ação esperada, como assinatura do Clube Livelo, compra de voos ou de pontos.
A criação desses eventos específicos e personalizados refletiu em tomadas de decisão mais assertivas e, claro, na rentabilidade. Afinal, agora a marca poderia escolher valores diferentes para os lances e, assim, pagar mais apenas pelos usuários que trazem maior retorno sobre o investimento.
De acordo com Gustavo Melo, Diretor da Metricaz, com o Google Analytics 4, a Livelo não apenas modernizou sua abordagem de análise de dados, mas também habilitou uma compreensão mais profunda do ciclo de vida do cliente. A capacidade de unificar informações de diferentes plataformas e dispositivos permite que a marca ofereça experiências personalizadas e relevantes, transformando dados brutos em ações práticas e mensuráveis.
“A capacidade de unificar informações de diferentes plataformas e dispositivos permitiu transformar dados brutos em ações práticas e mensuráveis.”
- Gustavo Melo, Diretor da Metricaz
Outro diferencial alcançado com o GA4 foi a capacidade de compreender a totalidade da jornada online dos consumidores ao melhorar a medição tanto no ambiente web quanto em app. Isso permitiu à Livelo analisar as jornadas de seus usuários no site e aplicativo a partir de uma visão unificada dos dados.
Por fim, a terceira grande mudança possível com a adoção do GA4 foi a capacidade de criar eventos de conversão de visualização engajada (do inglês Engaged View Conversion ou EVC) — uma métrica mais eficiente para campanhas no YouTube, por exemplo, em que os usuários não realizam ações assim que veem o anúncio em vídeo. Este KPI indica que a pessoa assistiu a um vídeo por pelo menos dez segundos e fez a conversão no site ou aplicativo da marca até três dias depois. Ou seja, uma capacidade muito maior de calcular resultados e otimizar campanhas como PMax e Demand Gen dentro do Google Ads.
Desbloqueando o potencial da IA com GA4
Os resultados alcançados comprovam a importância de uma abordagem estratégica e baseada em dados para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. E o Google Analytics 4 está em linha com esse cenário ao possibilitar uma análise precisa da jornada de compra independentemente do dispositivo ou canal, usando controles de privacidade e recursos de IA.
Para as empresas que estão começando a trabalhar com o GA4, uma recomendação importante é garantir que a sua estratégia de mensuração esteja conectada aos objetivos de negócio da companhia. Não espere mais: sua marca já está na nova era da análise de dados.