Traçar estratégias de marketing para expandir a base de clientes é desafiador para todos os negócios. Para o Bradesco, um dos principais bancos do Brasil e uma marca conhecida nacionalmente, não é diferente.¹ Esse desafio fica maior, no entanto, se considerarmos o contexto econômico complexo e a volatilidade crescente dos consumidores na hora de escolher uma instituição financeira.
Dito em bom português: os brasileiros não estão prometendo fidelidade a nenhum banco. Para se ter uma ideia, hoje apenas 8% dos participantes de uma pesquisa encomendada pelo Google não trocariam de banco em nenhuma hipótese.²
Isso coloca pressão em um mercado que sempre foi disputado e viu a chegada de quase 1.300 fintechs nos últimos anos.³ Além do mais, faz com que aquisição de novos clientes seja custosa e dependa de abordagens precisas. O Bradesco solucionou esse desafio ao usar mais inteligência nas campanhas para apps com a ajuda do Firebase Bidding.
“Fizemos uma força-tarefa entre nossos times para implementar o Firebase e, logo após o primeiro teste, não tivemos dúvidas de que seria um sucesso.”
– Marcelo Rossi, Performance Lead - Paid Media, Bradesco
O Firebase é uma plataforma de desenvolvimento de apps criada pelo Google. Ao usá-lo como ferramenta de lances em campanhas de marketing, os anunciantes conseguem ter mais precisão no momento de estabelecer estratégias. Isso acontece porque o Firebase permite segmentar os consumidores dentro do próprio ecossistema do Google.
Por conta disso, o acesso a essas informações acontece praticamente em tempo real, o que torna possível ajustar anúncios com rapidez, levando em consideração a performance e a resposta dos consumidores aos criativos e estratégias utilizados. Para completar, o Firebase Bidding permite configurar eventos de conversão conforme as demandas do anunciante.
Ao vincular o Firebase com o Google Ads, é possível ver se seu investimento está gerando instalações, ações, além de entender como está o desempenho dos anúncios. Dessa forma, você consegue escalar mais rapidamente as suas campanhas, utilizar audiências preditivas e também ter uma estratégia de lances com foco em rentabilidade.
Somadas, todas essas vantagens trouxeram à tona justamente a resposta para a grande demanda do Bradesco: alcançar clientes de maior valor. E os resultados não demoraram a aparecer.
A porta para novos mercados
Como reflexo das políticas sociais criadas durante a pandemia, 23 milhões de brasileiros se tornaram bancarizados.4 Um volume grande, mas disperso. Dados do Google indicam que as buscas por termos genéricos de serviços financeiros cresceram de 23% para 47% de 2018 a 2023.5 As pessoas não estavam mais procurando determinado banco, mas sim qualquer banco.
Com inúmeras frentes de negócio, o Bradesco buscava alcançar uma parcela desse mercado e, assim, se tornar o principal banco desses clientes. Atualmente, os brasileiros são, em média, clientes de 4,3 players do setor, um número que ficava em 2,6 em 2021.6,7
O Bradesco implementou o Firebase nas campanhas para 12 frentes diferentes de produtos, entre elas abertura de contas correntes para pessoa física e pessoa jurídica, e contratação de cartão de crédito. O resultado foi surpreendente. Em poucos meses, a otimização das campanhas a partir dos dados e inteligência permitiu diminuir o custo por aquisição dos clientes em 17%.8
“Precisávamos qualificar nossa operação para trazer clientes de maior valor, por isso apostamos na integração nativa das plataformas”, conta Marcelo Rossi, Performance Lead de Paid Media no Bradesco. “Fizemos uma força-tarefa entre nossos times para implementar o Firebase e, logo após o primeiro teste, não tivemos dúvidas de que seria um sucesso.”
O sucesso estava latente com a chegada dos novos clientes, mas faltava garantir que os antigos consumidores também aproveitassem as ofertas do banco por meio de campanhas de app.
Com auxílio da inteligência oferecida pela integração com o Firebase em campanhas para app, a equipe de marketing do Bradesco recebia informações com agilidade suficiente para direcionar campanhas de outros produtos que pudessem interessar aos clientes. Desde o início da estratégia voltada para mídia digital, a taxa de conversão de operações de crédito para clientes do banco aumentou em 5%.9
Outro ganho importante aconteceu com as ofertas de recuperação de crédito feitas por meio de campanhas de app. Com cerca de oito em cada dez famílias brasileiras endividadas,10 o banco usou a migração para o Firebase como ferramenta para mostrar que há, sim, uma saída para este endividamento crônico. E o resultado foi alcançado com duas vezes e meia mais conversões em produtos de recuperação de crédito.11
Para alcançar resultados tão significativos foi necessária a adesão das equipes do banco nesse processo, que impulsionaram a eficiência das implementações. Juntas, a inteligência artificial de Firebase aliada à expertise e agilidade das equipes de marketing permitiram aproveitar novas oportunidades de desempenho e, em última análise, impulsionar o crescimento de negócios.