Com a Black Friday a caminho, resta saber como as marcas conseguem ir além da presença online e impactar seus consumidores em uma época tão agitada. O Brasil é um dos países mais animados para esse evento anual e 72% das marcas acreditam que esse é o momento das lojas mostrarem seus diferenciais além do preço.1
Por meio de campanhas digitais, é possível gerar awareness, apresentar a empresa e converter. Mas como migrar os usuários impactados no online para uma loja física… ou para a sua bomba de combustível? A resposta pode ser uma estratégia que una inovação e dados para destacar sua marca na Black Friday além do digital. Rafaella Gobara, Diretora de Marketing da Ipiranga, conta que A campanha “Completa pra Mim” abriu uma oportunidade de varejo para a Ipiranga, comprovando ser possível lançar um novo posicionamento de marca e uma plataforma de comunicação que sejam aderentes à inclusão de jornadas de diversos públicos, garantindo rentabilidade para o negócio.
Veja como a Ipiranga fez isso, lançou seu reposicionamento e levou milhões de consumidores para seus postos em todo o país.
A mensagem certa, na hora certa
Em uma parceria com o Google e a agência i-Cherry, a gigante do setor de combustíveis implementou PMax Offline na campanha “Completa pra mim” e obteve resultados surpreendentes. Com PMax, foi possível cruzar dados online e offline e mapear a jornada do consumidor por meio da inteligência artificial. Esse foi um toque de inovação em mais um conceito criativo, uma marca registrada da Ipiranga em suas campanhas de Black Friday.
Entendendo a tomada de decisão do cliente, a Ipiranga criou campanhas altamente personalizadas, que impactaram os consumidores com a mensagem certa na hora certa. Com a análise de dados como localização, histórico de compras e interesses, as ações de marketing ficaram mais precisas e o tráfego qualificado foi direcionado para os postos mais próximos.
O resultado ficou nítido nas bombas dos postos Ipiranga. A campanha foi além das expectativas e alcançou um ROAS de mais de 347%.2 E a movimentação aconteceu no offline: foram mais de 10 milhões de consumidores e visitas aos postos de todo o Brasil.3 Isso representou um aumento de 80 milhões de litros nas vendas.4 Um diferencial e tanto em um mercado altamente competitivo e com margens apertadas. Foi assim que a PMax Offline possibilitou a análise de dados para decisões mais estratégicas, gerando comunicações personalizadas e geolocalizadas, direcionando os consumidores para os postos mais próximos e, consequentemente, aumentando a conversão nas bombas.
As campanhas digitais podem, sim, contribuir para o varejo físico, principalmente em um mercado como o da Ipiranga, onde tornar clara a diferenciação para o consumidor é um desafio constante. A parceria do Google e o suporte da i-Cherry foram fundamentais para conseguirmos resultados incríveis. “Agora, queremos que os consumidores vejam a Ipiranga como uma parceria ‘completa’ de jornada; e que nossos produtos e serviços estejam cada vez mais presentes no dia a dia de milhões de brasileiros”, completou Rafaella Gobara. Com essa experiência, a Ipiranga consolidou seu reposicionamento e fortaleceu ainda mais sua relação com os consumidores.