Fazer com que sua mensagem chegue ao maior número possível de pessoas é de extrema importância. Mas, em um contexto em que somos bombardeados o tempo inteiro por todo tipo de conteúdo, levar a mensagem adequada à pessoa certa — e que tem maiores chances de comprar seus produtos — se torna cada vez mais fundamental. Essa era a meta da Vivo e do site Beleza na Web: conectar de forma mais eficiente seus dados internos para tomar decisões mais informadas na compra de mídia e, assim, cumprir seus objetivos de negócio. O que faltava era a solução para cumprir essa missão.
Para resolver isso, ambas as marcas adotaram a segmentação por valor do Search Ads 360 e conseguiram, simultaneamente, poupar tempo, reduzir a complexidade das operações, tomar decisões mais eficazes e, por consequência, evitar a dispersão de investimentos.
Veja, a seguir, como as duas empresas realizaram a otimização das campanhas de mídia para que o sinal de venda ficasse o mais próximo possível do consumidor e, assim, aumentaram o retorno do investimento em marketing.
Dados que determinam o valor
A Vivo, uma das maiores empresas de internet e telefonia do país, tinha um objetivo e um desafio. Por um lado, buscava aquisições mais qualificadas. Por outro, precisava aumentar sua participação em mercados específicos e em diferentes regiões do país. Para fazer isso, ela se uniu ao Google para conectar seus dados internos com a inteligência artificial do Search Ads 360 para conseguir insights próprios.
O projeto visava otimizar os lances para regiões com melhor disponibilidade da Vivo Fibra, levando em consideração todos os sinais de qualidade e restrições de cobertura.
– Wolff Rodrigues, Digital Marketing e Adtech Consultant Vivo.
A partir de dados do Hub de Insights da empresa, as cidades em que a Vivo tem operação foram categorizadas, levando em conta três critérios: estoque, preço competitivo e facilidade de instalação. As diferentes praças de atuação da companhia foram então classificadas em grupos prioritários, a partir da capacidade operacional e da participação no mercado.
De posse dessas informações, o Search Ads 360 ponderou os dados e criou uma segmentação por valor, de acordo com o objetivo do negócio. E, assim, foi possível chegar aos mercados regionais sem que fosse necessário criar dezenas de campanhas, além de otimizar a receita e aumentar as conversões.
Foco no objetivo de negócio
A Beleza na Web é uma varejista online de produtos cosméticos diversos que pertence ao Grupo Boticário. Atualmente, os novos clientes têm um peso significativo no negócio da empresa. Por isso, quando definiu-se que o objetivo da Beleza na Web era aumentar as vendas, esses consumidores se tornaram a meta principal a ser atingida.
Mas como chegar a essas pessoas? Primeiro, era necessário identificá-las. A partir das bases internas de dados da empresa, foi possível entender se as compras eram feitas por um cliente recorrente ou se era a primeira vez que aquela pessoa havia adquirido o produto. Com essa informação em mãos, faltava só direcionar as campanhas para focar neste último grupo, que é fundamental para fazer o market share da empresa crescer.
O Search Ads 360 foi a solução escolhida para essa missão porque permitiu trabalhar com a ponderação de sinais e criar uma variável personalizada, que identificasse e valorizasse os novos clientes. Assim, foi possível sugerir palavras-chave, exibir anúncios e personalizar os resultados da pesquisa para os usuários mais relevantes. Essa campanha de otimização, conectada com o objetivo de negócio, trouxe resultados positivos na taxa de cliques, no ticket médio e no ROAS.
Esses exemplos nos mostram que há práticas que fazem diferença na elaboração de estratégias mais eficientes, como adicionar inputs de dados consentidos de alta qualidade. A inteligência artificial tem mais potencial de atingir melhores resultados com dados primários, que vêm de relacionamentos diretos com clientes e que, por isso, são mais duráveis e relevantes para o seu negócio — algo que depende das próprias empresas. A IA analisa essas informações e consegue fornecer insights que estejam de acordo com os objetivos da sua marca.
No caso de Vivo e Beleza na Web, os insights fornecidos pelo Search Ads 360 ajudaram a melhorar a segmentação criada por dados e, dessa forma, as empresas conseguiram ter uma visão holística de diferentes parcelas de clientes.
Em um momento em que os consumidores estão mais intencionais, a inteligência artificial ajuda os profissionais de marketing a gerar novas conexões, produzir criações de alta qualidade e tomar decisões confiantes com base em dados preditivos. Ao utilizar a IA como uma parceira da expertise humana, é possível multiplicar os resultados e o crescimento dos negócios.