Impulsionando o futuro da IA na América Latina: os caminhos para essa transformação
Host
Convidado
Publicado
Novembro de 2024Compartilhe esta página
Impulsionando o futuro da IA na América Latina: os caminhos para essa transformação
Novembro de 2024A inteligência artificial tem o enorme potencial para auxiliar os negócios a prosperarem e também para ajudar na solução de problemas ambientais e socioeconômicos. Mas quais são os caminhos para que essa transformação impulsionada pela IA aconteça de forma ampla na América Latina? Este é o tema da primeira parte do novo episódio de AI Conversation, em que Ramiro Sanchez, Sr Marketing Director para Google LATAM, conversa com Doron Avni, Vice President of Government Affairs & Public Policy para Mercados Emergentes no Google.
Avni menciona iniciativas como o AI Sprinters, um relatório que mostra as oportunidades que podem ser trazidas pela IA para países em desenvolvimento, além de sugerir maneiras como governos e organizações internacionais podem usar a tecnologia para impulsionar o crescimento econômico por meio de investimentos estratégicos e políticas públicas.
Neste episódio, Avni ainda comenta a importância da capacitação de profissionais nessa jornada, e o papel que o Google está desempenhando para empoderar latino-americanos a criar e inovar com a inteligência artificial. Segundo Avni, a IA na América Latina deva ser feita pela e para a região.
Assista à parte 2 deste episódio aqui. E para explorar mais entrevistas como essa, explore a playlist AI Conversation.
Ramiro Sanchez: Olá a todos e bem-vindos a mais um episódio da nossa AI Conversation. Sou seu anfitrião, Ramiro Sanchez, CMO do Google para a América Latina.
Hoje estamos cruzando continentes, conectando-nos virtualmente com Doron Avni, em Tel Aviv. Doron é Vice President of Government Affairs & Public Policy para Mercados Emergentes no Google, abrangendo África, Oriente Médio e, é claro, a nossa América Latina. Ele vai compartilhar insights sobre como a América Latina pode aplicar a inteligência artificial para crescimento econômico, impacto social e inovação responsável. A IA tem enorme potencial para ajudar empresas a prosperarem, criar novas oportunidades de emprego e resolver alguns dos maiores desafios da sociedade. Preparem-se para uma conversa inspiradora.
Sanchez: Olá, Doron, seja bem-vindo.
Doron Avni: Obrigado pelo convite, Ramiro.
Sanchez: Adorei esse quadro aí no fundo.
Avni: Sim, esse quadro é incrível. Fizemos ele com o Gemini. Esse é o modelo de IA generativa do Google, e hoje é muito fácil traduzir ideias em lindas imagens como essa. Criamos essa obra para esta entrevista, mas ficou tão legal que acho que vou deixá-la aí.
Sanchez: Com certeza, um toque único e uma ótima forma de introduzir nossa conversa de hoje sobre IA. Doron, você está na linha de frente, ajudando a definir políticas e estratégias do Google em mais de 100 países, interagindo com governos sobre a agenda do Google e isso é uma grande responsabilidade. Mas hoje vamos focar na América Latina e nas enormes possibilidades que a IA traz para essa região do mundo.
Avni: Sim, com certeza. É um momento muito empolgante em todo o mundo e na América Latina também. E acredito que a IA tem o poder de transformar a América Latina.
Estamos falando de impulsionar setores, e de realmente mudar a vida das pessoas. Se olharmos os números, eles são animadores. Pesquisas mostram que a IA pode acrescentar até 5,4% ao PIB da América Latina até 2030. E a boa notícia é: não é um futuro distante. Já estamos vendo exemplos concretos. Um que me agrada muito é uma startup no Brasil chamada Trakto, que usa a nuvem e a IA para criar milhares de anúncios personalizados para seus clientes, e tudo num piscar de olhos. Há um entusiasmo enorme em toda a região, vejo isso em todos os lugares que visito na América Latina. Então podemos aproveitar esse entusiasmo. Na verdade, as pesquisas mostram que os latino-americanos são muito mais otimistas em relação à IA do que muitos no Ocidente. Cabe a nós aproveitarmos esse otimismo e levá-lo adiante.
Sanchez: Quais as principais recomendações que você daria a líderes governamentais e empresariais na região?
Avni: Bem, delineamos um framework em um relatório que chamamos de "AI Sprinters", que se baseia em quatro pilares. O primeiro é a infraestrutura, investir em infraestrutura. Depois vem as pessoas; investir em pessoas é igualmente importante. Garantir que permitamos a inovação tecnológica é superimportante, assim como garantir que promovamos políticas acolhedoras e que incentivem a IA na região.
Ramiro, se você lembrar, foi em 2022 que Sundar, nosso CEO, se comprometeu a investir US$ 1,2 bilhão na América Latina em cinco anos. E uma grande parte desse compromisso foi investir em cabos submarinos e data centers. E, de fato, há poucas semanas, anunciamos que vamos construir um novo data center no Uruguai, com um investimento de US$ 850 milhões.
Mas não vamos parar por aí. Também anunciamos recentemente que vamos expandir nossa presença de engenharia no Brasil, construindo um novo centro de engenharia em São Paulo. Ou seja, teremos engenheiros brasileiros talentosos trabalhando em produtos de IA de ponta para o Google.
Sanchez: O poder da IA não existe sem o poder humano, certo? O que isso significa?
Avni: Sim, claro, o segundo pilar do “AI Sprinters” é totalmente focado em pessoas. Queremos garantir que as pessoas tenham as habilidades necessárias para desenvolver IA, usar IA e inovar com IA. Queremos promover uma IA para a América Latina, feita por latino-americanos, certo?
E para isso, estamos fazendo muito. Uma coisa da qual tenho muito orgulho é o investimento que fizemos em um milhão de bolsas para os Certificados Profissionais do Google. E vamos distribuir essas um milhão de bolsas até 2026.
Mas, quando falamos de habilidades e pessoas, acredito que vai além do desenvolvimento profissional, certo? Também é sobre a transformação das pessoas. Também é sobre a transformação das pessoas. Um exemplo que me vem à mente é o de uma mulher chamada Míriam, no Brasil, uma ex-professora de 53 anos que, durante a pandemia, sentiu-se em uma encruzilhada na vida. Ela parou para refletir “o que vai ser daqui para frente?” E decidiu fazer o curso de UX Design do Google. Depois disso, ela abriu sua própria agência de mídia social, e está indo muito bem. É realmente inspirador ver que investir nas pessoas pode realmente liberar tanto potencial humano.
Sanchez: Com certeza. E as pessoas são, de fato, um elemento-chave nessa jornada de digitalização.
Mas ainda há uma peça faltando, certo? Eu diria que essa peça são os dados. "Dados" certamente é uma das palavras que mais escuto nas minhas conversas com líderes empresariais na região.
Avni: Sim, Ramiro, é verdade. E vou enfatizar: tudo se resume a dados locais. É muito importante ter dados locais, que sejam de boa qualidade e acessíveis. E, com isso, é possível impulsionar muita inovação tecnológica. Por exemplo, quando falamos de IA, você pode criar produtos locais, que são mais relevantes e mais eficazes no contexto local.
Mas para utilizar dados, também é preciso ter leis de dados modernas, que permitam o compartilhamento de dados, preservando a privacidade e a segurança. Isso pode desbloquear grandes inovações. Pegue como exemplo o projeto Green Light do Google no Rio de Janeiro. Estamos utilizando dados em tempo real do Google Maps, e, com esses dados, estamos otimizando os semáforos, o tempo dos semáforos, no Rio de Janeiro. E, ao fazer isso, podemos reduzir as paradas de carros em até 30% e reduzir as emissões nos cruzamentos em até 10%.
E não só isso, mais de 4 milhões de pessoas que moram no Rio de Janeiro já desfrutam de um fluxo de trânsito melhor a cada mês por conta desse projeto.
Sanchez: Muito obrigado, Doron. Essas informações são realmente valiosas. Vamos encerrar por hoje e voltaremos para ver como isso pode ser aplicado na América Latina.
Avni: Obrigado, Ramiro.
Sanchez: Obrigado.
Outros conteúdos acessados
Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo
-
VídeoVídeo
Impulsionando o futuro da IA na América Latina: as oportunidades para a região
Assista agora -
ArtigoArtigo
IA para marketing: do hype ao how
-
Casos de SucessoCasos de Sucesso
Contra dados, não há argumentos: como IA e mensuração levaram a Cogna a decisões de marketing certeiras
-
VídeoVídeo
A IA amplia a conexão entre marcas, fãs e criadores no YouTube
Assista agora -
VídeoVídeo
Samsung: IA que conecta produtos, marketing e pessoas
Assista agora -
VídeoVídeo
Como a LATAM Airlines voa mais alto com o poder da inteligência artificial
Assista agora -
VídeoVídeo
Como trabalhar a relevância da sua marca na era da IA
Assista agora -
ArtigoArtigo
Criatividade e desempenho de anúncios em grande escala com a Google IA