Imagine uma jornada de compra dos Silva, uma típica família brasileira, buscando destinos para as suas férias. Ou ainda do amigo norueguês que planeja vir para o Brasil na Copa. Foi através dessa simulação que Thiago Machado iniciou o Think Travel with Google e demonstrou alguns dos desafios do setor que geram perda de negócios e más experiências on-line dos usuários.
Imagine uma jornada de compra dos Silva, uma típica família brasileira, buscando destinos para as suas férias. Ou ainda do amigo norueguês que planeja vir para o Brasil na Copa. Foi através dessa simulação que Thiago Machado iniciou o Think Travel with Google e demonstrou alguns dos desafios do setor que geram perda de negócios e más experiências on-line dos usuários.
O evento ocorreu no dia 23 de Agosto, em São Paulo, na sede do Google Brasil. O encontro reuniu cerca de 200 gestores das principais companhias aéreas e de turismo para falar sobre a mudança do perfil dos consumidores, sobretudo devido à expansão do acesso da população à Internet e aos smartphones, além das tendências desse segmento no Brasil e no mundo.
Qual é o futuro do setor? O CEO da Future Agency, o “futurista” Gerd Leonhard, alerta para um novo paradigma: o mundo caminha nos próximos cinco anos para uma sociedade digital e o maior desafio para as empresas de turismo nesse novo ambiente de negócios é adicionar valor aos seus produtos, oferecendo experiências aos seus clientes. Segundo Gerd, o mercado de turismo se torna cada vez mais diversificado e a participação e interação do público será cada vez maior na avaliação e relacionamento com hotéis, lugares e empresas.
O futurista prevê também a ascensão da utilização da informação em larga escala, o chamado Big Data, como uma imensa oportunidade para as empresas preverem comportamentos de consumo. Aponta a sustentabilidade como a principal oportunidade para o mercado de turismo no Brasil e lembra que o turista já procura destinos com responsabilidade ambiental e social. Por fim, cita ainda que o consumo de mídia será cada vez mais visual, principalmente por meio de vídeos.
Lothaire Ruellan, Consultor de Implementação recém chegado no Google, ensina como utilizar o Analytics para criar métricas de avaliação de campanhas e para a criação de estratégias utilizando como exemplo o seu case no Rail Europe, que aprimorou a experiência do consumidor e trouxe aumento de conversões para a empresa. Suas principais dicas são: crie uma cultura de constante mensuração na sua empresa, otimize suas campanhas e mensagens, priorize a experiência do usuário e atinja novamente seu público para gerar mais conversões.
Para finalizar o primeiro bloco, Roberta Antunes relatou sua experiência como sócia e CMO do Hotel Urbano e de como tornou a empresa uma das maiores agências de turismo virtuais do Brasil. Roberta enfatizou que o foco do Hotel Urbano no início foi a construção de uma audiência, que posteriormente foi trabalhada em todo o seu ciclo de compra, buscando ampliar ao máximo o Lifetime Value dos seus clientes. Segundo a própria CEO, a ideia é concorrer não apenas com o turismo em si, mas com o lazer do fim de semana, buscando aumentar o número de viagens por cliente, reimpactando-o conforme o perfil da sua última viagem.
Jarvis, do Homem de Ferro, é a principal inspiração para Janes Butler, Diretora Global de Busca Vertical do Google, para explicar a tendências de desenvolvimento dos serviços do Google para o setor de turismo nos próximos anos. O objetivo é tornar os serviços cada vez mais relevantes, fáceis de usar e satisfatórios, com o intuito de responder, antecipar, sugerir e prover viagens e serviços para os consumidores.
Em um ambiente cada vez mais competitivo, a Internet tem uma eficiência enorme em destruir empresas. Esse é o axioma de Avinash Kaushik, o evangelista do marketing digital do Google, para uma análise prática de sites e estratégias digitais de companhias aéreas e de turismo. Sua conclusão é que grande parte das empresas brasileiras do setor não oferecem experiências apropriadas para o consumidor. O Digital Evangelist cita os quatro passos para resolver essa questão através da implementação de sua estratégia See, Think, Do: melhorar a experiência de compra on-line, oferecer serviços e conteúdo pela rede, investir em diferentes plataformas na Internet e utilizar as redes sociais para gerar relacionamento.
O evento contou com seis palestrantes e foi transmitido via Hangout na página Google para seu Negócio. As companhias aéreas e empresas de turismo tiveram a oportunidade no encontro de analisar o seu posicionamento e do setor em geral, no ambiente on-line, e conhecer estratégias de metrificação, segmentação e fidelização do seu cliente para aplicar no seu negócio, visando sempre, melhorar a experiência do usuário.
Veja alguns dos melhores momentos do Think Travel with Google:
Thiago Machado Diretor de Negócios para Automotivo, Finanças e Turismo, Google Brasil
Farouk Azanki Head of Industry para Turismo, Google Brasil
Gerd Leonhard Futurist and CEO of The Futures Agency
Lothaire Ruellan Implementation Consultant, Google US
Roberta Antunes Sócia e CMO Hotel Urbano
Jane Butler Global Director - Vertical Search, Google US