Agora você já sabe que não tem desculpa para não investir em uma presença mobile. Mas qual o caminho ideal? Dependendo do perfil da sua empresa e do seu público, a resposta pode ser um site mobile, um app ou ambos.
Uma coisa é certa: quando seu consumidor procura sua marca no mobile, ele precisa encontrá-la. E quando encontrar, ele precisa ter uma boa experiência. Se sua presença não estiver otimizada para o mobile, há grandes chances de que ele procure o seu concorrente.
Não dá pra pegar seu site desktop, jogar no mobile e achar que a experiência vai ser boa.
Vamos entender um pouco mais sobre o potencial de cada um deles, para encontrar a solução certa para cada empresa ou marca:
SITE MOBILE:
Para a grande maioria das empresas, o primeiro passo é ter um excelente site mobile, que atenda às necessidades da maioria dos seus consumidores.
Por ser universal e abrangente, o site mobile vai ser o primeiro ponto de contato com seus novos consumidores. Todas as plataformas suportam links: mobile, desktop, apps e até Smart TVs. De todo o uso de navegadores no planeta, 29% já é no mobile.
Aproveite o fato de que todo celular já vem com um navegador - sem precisar de download. Se uma mesma tarefa pode ser feita no site mobile ou em um app, faça no site mobile. Ninguém vai baixar um app só pra descobrir, por exemplo, onde fica a agência bancária mais próxima.
Garanta que seu site tenha as informações e funcionalidades que seu público procura. Aliás, fique de olho em como os usuários estão se comportando no seu site para melhorar cada vez mais a experiência deles.
Uma coisa é certa: quando seu consumidor procura sua marca no mobile, ele precisa encontrá-la.
Portanto, não deixe de otimizar seu site. Aliás, existe um bom motivo para isso. Para garantir que os usuários tenham experiências cada vez melhores em mobile, a busca do Google vai priorizar em seus resultados os sites que são "mobile-friendly", otimizados para uma experiência melhor em celulares e tablets.
Assim, não deixe de testar seu site usando esta ferramenta.
SITE + APP
Se sua empresa já fez um bom trabalho com o site mobile, ela pode criar um App para seus consumidores fiéis e para gerar uma experiência mais rica.
Os apps têm o potencial de trazer funcionalidades tecnológicas que aproveitam todo o potencial dos smartphones e seus sensores, agregando funcionalidades como uso offline e acesso a recursos como câmera, lanterna, acelerômetro, notificações e muito mais. O que não quer dizer que seu site não possa trazer experiências inovadoras, como o Google Racer.
Identifique quais funcionalidades exclusivas de app podem complementar a experiência do seu consumidor ou recompensar seus consumidores recorrentes.
O público dos apps é menor: apps são usados por aproximadamente 7% dos seus consumidores, mas são os consumidores mais fiéis, que compram com frequência.
Vale lembrar que apps podem requerer mais investimento, que 95% dos apps são abandonados em 30 dias e 1 em cada 4 apps é usado apenas uma vez. Então crie a melhor experiência possível e seja relevante para o seu consumidor.
APP
Existem alguns casos em que o primeiro passo é fazer um app. Isso é mais comum para start-ups e empresas “app-cêntricas” - aquelas que têm o app como parte essencial do seu modelo de negócio.
A intenção de uso do seu produto é algo com uma frequência muito alta? As necessidades de funcionalidades vão além do que pode ser feito num navegador? Seu produto é um game, mídia, rede social ou algo para as pessoas se entreterem?
Se sua resposta é sim para qualquer uma dessas perguntas, então é muito provável que você tenha que desenvolver um app.
Em resumo:
- Comece criando um bom site mobile.
- Otimize seu site para garantir uma boa experiência do usuário e melhores resultados de busca no mobile.
- Construa um app para seus consumidores mais frequentes e uma experiência mais rica.
LINKS
/ 25 princípios para sites mobile
Quer saber mais? Leia os outros artigos do Mobile Day:
2. UX