Eles estão conosco o tempo inteiro. Do momento em que acordamos aos minutos finais antes de dormir. Nos acompanham nas refeições e participam ativamente da rotina de trabalho e lazer. São facilitadores no dia a dia e não há quem conteste sua importância. Estamos falando deles, os aplicativos.
Somente em 2021, os brasileiros fizeram mais de 10 bilhões de downloads de apps, o que coloca o país no quarto lugar entre aqueles que mais baixaram aplicativos no mundo.1 Num universo desse tamanho e com tanto potencial, é comum surgirem dúvidas sobre o que fazer (ou o que não fazer) para ter êxito com as campanhas de app.
Quando analisamos essas campanhas, descobrimos que os criativos são o maior fator de sucesso delas: estima-se que eles contribuam em 47% para o aumento de vendas.2 Mas algumas alavancas também ajudam a trazer resultados e melhores performances. São elas:
O que são os criativos?
Os textos, imagens, vídeos e HTML5 que fazem parte de um anúncio são os criativos. Toda campanha precisa desses recursos para que o algoritmo do Google Ads combine-os entre si, tal qual peças de lego. Em seguida, a ferramenta disponibiliza as peças, levando em consideração diversos fatores, como comportamento do usuário, histórico de navegação e mídia, entre outros, potencializando as campanhas e aumentando as chances de conversão.
É importante entender que as peças de criativos nunca trabalham de forma isolada e passiva. Por isso, devemos levar em consideração a consistência da mensagem e a conexão entre um recurso de vídeo, texto e imagem, por exemplo, uma vez que todos podem aparecer ao mesmo tempo dentro do mesmo anúncio.
Dentro de um grupo de anúncio, cabem:
- 20 vídeos
- 10 textos (5 descrições e 5 títulos)
- 20 imagens em 3 formatos diferentes
- 20 HTML5
Sempre que possível, utilize todos os recursos que disponibilizamos. Como as campanhas trabalham com machine learning, quanto mais criativos você fornecer, mais combinações podemos fazer e, assim, maiores são as chances de atingir o usuário de forma certeira.
Um erro comum em campanhas é a desconexão entre o evento eleito e a comunicação exibida. Bons criativos estão alinhados às estratégias da campanha.
Como as campanhas são feitas a partir de milhares de combinações entre os criativos, é importante que assuntos específicos estejam reunidos em um só grupo de anúncios. Caso contrário, o usuário pode ser impactado por um anúncio com texto que não corresponde à imagem veiculada. Essa inconsistência causa confusão e pode impactar diretamente na performance da campanha.
Por isso, a organização é fundamental. Para cada campanha, reúna os recursos em grupos de anúncios temáticos alinhados a produtos, objetivos ou resultados. Se você tem um app de meditação, por exemplo, você pode criar grupos com os seguintes temas:
- meditação para dormir
- meditação para estresse
- meditação geral
Por fim, outra boa prática é manter um ou dois grupos de anúncios fixos dentro da campanha para que a base de aprendizado não se perca. Idealmente, os grupos fixos são de caráter mais institucional. Atente-se também para não criar muitas campanhas isoladas quando você pode simplesmente criar uma única campanha com vários grupos distintos.
Como tornar os criativos mais interessantes?
Para maximizar o alcance de uma campanha, é importante que os criativos passem exatamente a mensagem que você precisa. Por isso, tenha sempre mensagens claras e diretas. Aposte em conteúdos que apresentam as vantagens do seu app e como ele pode agregar valor no dia a dia do usuário.
No caso das imagens, temos três orientações que podem potencializar seus resultados:
Os textos também são fundamentais, e demandam uma dedicação à parte. Aposte em títulos objetivos e utilize o espaço de descrição para informar as principais funcionalidades e benefícios do seu app. Construa uma mensagem completa: título e descrições devem ser complementares, mas também devem funcionar de forma individual. Lembre-se de que sua campanha pode ser exibida em diversos formatos, então é importante pensar em ao menos uma descrição de até 20 caracteres. Não se esqueça de apresentar variações de texto para dialogar com diferentes públicos, por exemplo:
Dê uma atenção especial aos vídeos. Eles são fundamentais para trazer usuários novos para o app. E tome cuidado com a adaptação de conteúdo. Se você pretende utilizar um vídeo pensado para o Desktop ou TV, é preciso considerar que ele foi projetado para uma tela grande, e para as campanhas de app a tela será menor. Outras dicas importantes são:
Na sequência, trago mais detalhes sobre como fazer testes com os criativos e medir a eficácia de cada um deles. Acompanhe:
No Google Academy, você tem acesso a aulas e treinamentos gratuitos de marketing digital e fica por dentro das melhores ferramentas do Google para seu negócio. Aqui recebemos especialistas do Google e parceiros, com sessões imperdíveis. Todo esse material está disponível na nossa collection.