A maior parte dos downloads de aplicativos acontece depois de anúncios. Por isso, a estratégia de divulgação deve estar bem alinhada. E como fazer isso? Dentro dos objetivos de campanha do Google Ads você encontra caminhos. Aqui, vamos falar especificamente sobre a promoção de aplicativos, com foco em encontrar o público ideal para aumentar o volume de instalações, engajamento ou conversões.
No vídeo acima, explicamos o conceito de CPI (custo por instalação), CPA (custo por ação) ou ROAS (retorno com gastos de anúncios), mostrando na prática como funcionam as estratégias que contam com o recurso de lances inteligentes para conquistar os melhores resultados.
Na hora de configuração da campanha, lembre-se que há três subtipos de objetivos a serem considerados: instalação de app (com foco em alcance, volume de instalações e, por consequência, usuários mais baratos), engajamento e pré-registro (somente para Android).
Algumas boas práticas na hora de colocar anúncios no ar são:
- Se precisar alterar sua meta de volume para ações, crie uma nova campanha.
- Tente usar o máximo de recursos permitidos antes de substituir os existentes.
- Substitua gradualmente (a cada 2 ou 3 meses) os recursos de baixo desempenho.
Formatos criativos importam
Vídeos curtos e criativos têm potencial para performar melhor. Evitar repetição e incomodar o usuário é essencial para não ter rejeição ao seu negócio.
Além do YouTube, anúncios sobre apps podem ser exibidos na pesquisa do Google, resultados do Google Play, Gmail e banners e display em sites.
Como fazer a mensuração
O primeiro passo para quem está fazendo campanhas com apps é vincular a conta do Google Play junto ao Google Ads e, na sequência, configurar o acompanhamento de conversões. O Firebase/GA4 e/ou AAP (Análise de aplicativos de terceiros) são úteis para verificar o desempenho de ações realizadas também no sistema iOS.
No vídeo acima, mostramos como acessar o Relatório de Recursos do Anúncio, ferramenta que demonstra de forma prática quais foram os anúncios que mais obtiveram resultado durante a campanha, sejam eles textos, imagens ou vídeos.
Também é possível entender mais e melhor como seus usuários chegaram até o aplicativo, se via pesquisas no Google, o tipo de dispositivo utilizado e a localização.
Conheça tendências e insights para aplicativos da área de finanças aqui. E acesse 9 dicas do Google para ter mais eficiência nos anúncios.
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.