No Brasil, o acesso à internet é feito principalmente no celular. Mais de 95% dos brasileiros se conectam via dispositivos móveis, sendo que 58% deles se conectam exclusivamente via smartphone.1 Em um cenário de distanciamento social, o consumo de apps disparou, com destaque para a área de finanças. Aliás, o país é o segundo do mundo em downloads de apps do segmento, atrás apenas da Índia.2
Para saber mais sobre esse universo, nos vídeos abaixo mostramos as expectativas de crescimento no consumo de apps e explicamos por que soluções financeiras têm feito tanto sucesso.
2020 representou um marco para a indústria de finance no Brasil: vimos parte da população ser bancarizada via pagamento do auxílio emergencial, houve a implementação do Pix, registramos novos comportamentos via e-commerce, compras in-app, NFC e QR Code, assim como pudemos ver novos players atuando no mercado e criando soluções.
Diante da competitividade de empresas do setor, é preciso ter estratégias para se destacar, engajar os usuários e, assim, conseguir faturar — a expectativa é de que as transações globais via apps realizadas ao longo de 2021 somem US$ 6,3 trilhões.3
Pensando nisso, Juliana Yamana, Head of Industry da área de Fintechs, e Viviane Oliveira, Fintech Apps Growth Manager, contam como o Google dispõe de soluções para alavancar a quantidade de instalações de apps e também o engajamento por parte dos usuários via Apps Campaigns for Installs (ACi) ou App Campaigns for Engagement (ACe).
Pensando na perspectiva de uma fintech, as campanhas focadas em engajamento podem ser oportunas para incentivar os usuários a realizar ações bem específicas, como aumentar a solicitação de cartões, realização de investimentos ou adesão ao sistema de cashback.
Dentre os formatos criativos para anúncios em vídeo, landscape entre 10 e 30 segundos merecem destaque. Ao mesmo tempo, vídeos mais longos também apresentam uma taxa de conversão interessante, uma vez que cada vez mais pessoas procuram informações sobre educação financeira.
Na sessão acima, Rodrigo Lima, Sr. Business Executive da área de Finance, e Natasha Jones, Sr. Apps Growth Manager, trazem mais informações sobre as campanhas focadas em apps, a importância do Firebase para mensuração de resultados e a utilização de Audience Triggers para a criação de eventos avançados dentro do aplicativo sem a necessidade de desenvolvimento extra.
Natasha lembra a importância de ter sempre novos criativos para resultados mais eficientes. Os gráficos mostram como a performance das App Campaigns está diretamente relacionada com a renovação dos criativos.
Vale dizer que o Google tem soluções para fornecer a mensagem adequada para as pessoas certas, no momento certo. Como? No vídeo abaixo, os especialistas do Google Daniel Duela e Pedro Mello mostram como a mensuração ajuda a criar uma estrutura de eventos e parâmetros que podem, de maneira customizada e de modo técnico, converter um usuário.
É fato que o mercado de aplicativos está em alta, especialmente no segmento de Finance, no qual é possível encontrar diversas oportunidades para se relacionar melhor com as pessoas e conquistar novos clientes. As App Campaigns do Google são uma boa aliada nessa tarefa, oferecendo recursos avançados para encontrar a pessoa certa, no momento certo e com a mensagem certa, seja esse usuário seu cliente atual ou futuro.
Por fim, nossa solução de mensuração para apps, o Google Analytics for Firebase, consegue impulsionar os resultados das campanhas, além de oferecer uma série de ferramentas para você se relacionar com seus clientes e ainda melhorar seu app.
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.