Diferentemente de uma campanha de mídia tradicional do Google, as App Campaigns (também conhecidas pela sigla ACs) são 100% automatizadas pela tecnologia machine learning. Os algoritmos ajudam ainda mais o seu negócio a encontrar pessoas interessadas pelo app. E isso acontece de acordo com os objetivos possíveis: gerar instalações, engajamento in-app ou ambas as opções.
Nas sessões abaixo, mostramos como planejar estratégias e criar campanhas criativas com alto poder de conversão. Confira:
As campanhas de app buscam o tempo todo dar uma espécie de match entre a propaganda digital e o potencial do público. Isso porque o Google Ads testará diferentes combinações e exibirá os anúncios com probabilidade de apresentar o melhor desempenho. Os materiais criativos são distribuídos de acordo com os sinais de intenção dos usuários.
Como nas App Campaigns quem escolhe qual pessoa vai ver qual criativo é o algoritmo, agrupamos aqui uma lista de possíveis contextos que o público pode ter em relação ao seu app. Essa lista deve ajudar a guiar o planejamento de expansão do seu aplicativo e o que pensar na hora de criar as suas mensagens.
- Distantes: não têm seu app e não demonstraram interesse pelos assuntos referentes a ele.
- Orbitantes: Orbitam assuntos e territórios relacionados ao seu app, mas não estão procurando ativamente um app.
- Criteriosos: Estão ativamente buscando por soluções, serviços e produtos que o seu app pode oferecer.
- Sazonais: Baixam o app pontualmente, com interesse em datas e situações específicas.
- Sem memória: Têm o app instalado, mas quase nunca usam.
- App_aixonados: São fãs do seu app e/ou da sua marca e utilizam a aplicação ativamente.
Sobre criar com excelência e ser criativo nas suas campanhas de App, temos dicas – das mais básicas às mais complexas. A sugestão é adotar as recomendações uma de cada vez, para que marca e agência evoluam com o tempo.
Recomenda-se que, ao configurar uma campanha de aplicativos, diferentes formatos criativos sejam incluídos no Google Ads. Para o caso de mídia de texto, por exemplo, 5 opções de título de até 30 caracteres e 5 descrições com até 90 caracteres são uma excelente prática.
Ter um bom material criativo, envolvente e bem-produzido, é essencial para o sucesso de uma campanha. Uma campanha de app tem potencial para conversar com 50 milhões de usuários únicos com a ajuda de vídeos.
Campanhas de App são mais um passo para o futuro da automação e, com os algoritmos de Machine Learning encontrando o seu público e distribuindo as suas mensagens para milhares de pessoas, o diferencial criativo se torna ainda mais relevante e essencial para o sucesso do seu aplicativo. Por isso, pense sobre e planeje muito bem a mensagem que você quer passar, e não só a ação que vai pedir.
Para se aprofundar no assunto, acesse o guia completo “Do storytelling ao Storydownloading” e veja como planejar e criar sua campanha, de A a Z, com dados, referências e insights.
Abaixo, os instrutores da Goobec Daniel Santos e João Dalla também mostram um passo a passo para você setar uma campanha focada em app no Google Ads:
Renovar o material criativo a cada 2 meses, substituir as produções que estão performando mal e testar linhas criativas também pode ajudar na conquista do objetivo de campanha.
Ao configurar uma campanha no Google Ads, você também pode escolher diferentes estratégias de lances, como CPI (Custo por instalação) ou CPA (Custo por ação).
Saiba também como ajudar os usuários com táticas de UX para uma estratégia mobile focada no consumidor.
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.