Hoje em dia, grande parte das pessoas vive de forma acelerada. 58% dos brasileiros acessam a internet somente por meio de dispositivos móveis, e essa informação nos diz muito. Ela revela que as pessoas não têm tempo a perder.1 Se algo não atende prontamente, é descartado. Um aplicativo sem uso, por exemplo, tem grandes chances de ser excluído do celular. Muitas vezes, isso só não foi feito antes porque nem sequer lembramos da sua existência: 75% dos usuários de smartphones baixaram um aplicativo e esqueceram que ele estava no telefone.2
Isso acontece porque experiências medianas, que não são necessariamente boas ou ruins, acabam sendo descartadas para que o nosso cérebro não seja sobrecarregado. Atrair e impactar positivamente os usuários é uma tarefa cada vez mais concorrida, por isso sempre reforçamos a importância de conhecê-los e chegar até eles de forma oportuna. As campanhas de engajamento, também conhecidas como retargeting ou remarketing, podem ser uma excelente oportunidade de fazer isso acontecer.
Se comparada a uma campanha de aquisição, os custos de uma campanha de engajamento são mais efetivos, pois os usuários que retornam ao aplicativo têm uma receita 52% maior que a de usuários novos.3 Quem parece ter compreendido muito bem essa lógica são os aplicativos de shopping: 50% a 72% das empresas do setor adotam essa estratégia,4 ao passo que apenas 7% dos aplicativos de games fazem o mesmo,5 o que sinaliza uma excelente oportunidade de negócio a ser explorado. É importante mencionar que a implementação desse tipo de campanha deve estar alinhada à estratégia de marketing e ao ciclo de vida do seu aplicativo.
Nos primeiros estágios de vida do aplicativo, é interessante que as estratégias estejam mais focadas na aquisição de usuários. Uma vez consolidada essa base, estamos aptos para seguir uma campanha de engajamento. Para que ela seja mais certeira, é interessante se atentar aos pré-requisitos ao utilizar as ACes:
Se para a estratégia do seu negócio não interessa a página de destino no aplicativo, é possível estabelecer que o usuário seja apenas direcionado para a homepage. Assim, o deep linking deixa de ser um pré-requisito.
As campanhas de engajamento para aplicativos nos possibilitam trabalhar diferentes funis, algo que contempla as particularidades de cada negócio e a jornada nada linear do usuário. A seguir, eu me aprofundo no assunto para ajudar você a elevar a estratégia do seu App:
No Google Academy, você tem acesso a aulas e treinamentos gratuitos de marketing digital e fica por dentro das melhores ferramentas do Google para seu negócio. Aqui recebemos especialistas do Google e parceiros, com sessões imperdíveis. Todo esse material está disponível na nossa collection.