O smartphone mudou a maneira como lidamos com a tecnologia ao incorporá-la de forma integral ao nosso dia a dia e se transformou na tela mais importante da vida das pessoas. Hoje, 6,6 bilhões de pessoas têm dispositivos móveis, o que representa 84% da população mundial.1 E a expectativa é de que, até o final de 2022, sejam distribuídos 1,4 bilhões de novos aparelhos.2
Quando olhamos o Google Play, falamos de 3,6 milhões de aplicativos disponíveis, que oferecem uma variedade de serviços.3 Neste ano, a receita proveniente de apps deve ser de aproximadamente US$ 1 trilhão, um aumento de 35% em relação a 2021.4 E estima-se que até o final de 2023, a média de uso diário de aplicativos deve representar ⅓ do dia de uma pessoa, descontando o tempo que ela passa dormindo.5
Nesse cenário competitivo e promissor, saber se conectar com os usuários pode ser o diferencial do seu negócio, que precisa ser cada vez mais mobile-first. Mas como traçar uma estratégia para conquistar e engajar clientes?
Primeiros passos em campanhas de aplicativos
A primeira coisa que você precisa saber sobre as campanhas de aplicativo é que elas são universais, ou seja, são exibidas em todo o nosso inventário (Search, Display, Discovery, Play Store e YouTube) para alcançar as pessoas certas. Diferentemente das campanhas tradicionais, nas quais a segmentação por público-alvo é um dos principais diferenciais de otimização, nas campanhas de app a definição do objetivo é o que norteia a performance:
A partir disso, a própria campanha recolhe as informações e gera combinações para alcançar os objetivos estipulados. Uma vez definido o objetivo do negócio, alinhe-o à sua estratégia de lance. Seguem alguns exemplos de como fazer isso:
Para além do objetivo e da estratégia, é importante configurar a meta corretamente: se ela for muito baixa, não será possível alcançar escala, já que não haverá flexibilidade suficiente para encontrar usuários. Por outro lado, caso a meta seja muito alta, a campanha tende a acelerar muito e isso pode impactar usuários com probabilidade menor de conversão, o que irá encarecer o custo unitário da campanha. Para definir seus lances, aqui vão algumas dicas:
- O orçamento diário deve permitir mais de 100 instalações ou mais de 20 eventos no aplicativo por dia para que o algoritmo aprenda e otimize com eficácia.
- Não faça alterações de lances ou orçamentos antes das 100 primeiras conversões e da primeira semana inteira no caso de novas campanhas (fase de aprendizagem).
- Definir seu lance de CPA mais alto resultará em um ganho de escala mais rápido. Observamos melhores resultados de escala com um lance de 1,5x a 2x sua meta de CPA.
- Para garantir uma transição estável ao ajustar os lances, evite fazer alterações de lance e orçamentos maiores do que 20% dentro de um período curto de dias.
- As flutuações ao lançar uma nova campanha de app são esperadas, mas irão suavizar com o tempo, conforme a campanha reúna mais dados e comece a entender o valor dos usuários.
- Defina um lance 1,5x maior para iOS em comparação com Android.
Para compreender um pouco melhor a relação entre orçamento e lance ideal, vale a pena explorar o Planejador de Desempenho. A ferramenta, disponível no Google Ads, faz previsões dos resultados de campanha e permite entender qual o custo por ação (CPA) ou por instalação (CPI) ideal para um determinado orçamento. Ela também aponta qual o investimento ideal para determinada meta.
Veja a seguir outras dicas que podem contribuir com suas estratégias para conquistar e engajar clientes por meio de campanhas de app:
À medida que seu aplicativo avança em maturidade e ganha base instalada, podem surgir dúvidas sobre como manter os usuários engajados. Muitas vezes, diante das novidades do mercado, o público pode se dispersar, e por isso é importante pensar em estratégias que o atraiam novamente. Dados revelam que 52% dos clientes existentes investem mais em compras no aplicativo do que novos, portanto, vale a pena traçar estratégias que priorizem o engajamento desse público.6
No Google Academy, você tem acesso a aulas e treinamentos gratuitos de marketing digital e fica por dentro das melhores ferramentas do Google para seu negócio. Aqui recebemos especialistas do Google e parceiros, com sessões imperdíveis. Todo esse material está disponível na nossa collection.