Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para a América Latina, conta o que está sendo feito para tornar a busca mais útil e relevante para o Brasil.
O Brasil está entre os cinco países do mundo com maior volume de buscas no mobile e esse número não para de crescer. Nos últimos 12 meses, a quantidade de brasileiros fazendo buscas via celular aumentou 25%.
Mas, o que os brasileiros estão buscando este ano?
Como vocês podem ver, o interesse é amplo; vai de futebol a eleições. Para responder ainda melhor a toda essa variedade de questões, implementamos várias novidades na busca do Google.
Que tal começarmos falando de futebol? No Brasil, fazemos mais buscas por esse assunto do que qualquer outro país, por isso, fizemos algumas atualizações bem interessantes para a Copa do Mundo. A busca já permitia saber o horário dos jogos e o placar, mas agora, ao procurar por seu time preferido, você consegue saber tudo sobre a ele, em tempo real. Em outras palavras, dá para ver todos os detalhes dos jogos, os gols, pênaltis perdidos, expulsões e substituições, diretamente no Google.
E tem mais. Você pode acompanhar o placar de um jogo de sua escolha através de um pequeno painel fixado na tela. Para isso, basta acionar o botão "ativar placar". Assim, você pode torcer para o seu time do coração e ficar de olho na partida do adversário ao mesmo tempo.
E durante essa Copa, pela primeira vez, oferecemos como resultados de busca vídeos com os melhores momentos das partidas, assim que os juízes deram o apito final.
Tenho que confessar que, toda vez que eu penso que muitas dessas funcionalidades foram implementadas por engenheiros brasileiros trabalhando em nosso Centro de Engenharia em Belo Horizonte, me encho de orgulho.
Depois da Copa do Mundo, teremos outro momento importante para o país: as eleições de 2018. Nosso objetivo é oferecer aos eleitores informações confiáveis que eles possam usar para votar com segurança e consciência. Por meio da busca do Google, os eleitores poderão se informar sobre datas importantes, candidatos de sua preferência e as últimas sobre a votação.
Estima-se que mais de 7 mil candidatos disputarão uma vaga em nível federal no processo eleitoral de 2018, e tudo que as pessoas precisarão fazer para obter uma infinidade de informações e notícias sobre eles é dar um Google.
Além disso, os candidatos a presidente também poderão postar suas prioridades de governo diretamente na busca, assim todos poderão conhecer seus posicionamentos sobre os assuntos que realmente importam.
Uma outra novidade é a parceria com a TV Bandeirantes para transmitir o primeiro debate presidencial de 9 de agosto ao vivo, pelo YouTube. Após a transmissão, o vídeo poderá ser acessado por meio da busca quando o usuário pesquisar sobre "eleição" ou "debate presidencial".
E quando chegar o dia de votar para valer, todos os brasileiros poderão acompanhar as notícias e os resultados da apuração ao vivo.
Outro assunto crítico para os brasileiros é o desemprego, que atingiu seu índice mais alto dos últimos 5 anos, com quase 13 milhões de brasileiros sem trabalho. Percebendo a gravidade do momento, lançamos em janeiro deste ano, a busca por empregos no Google Brasil - um novo recurso que reúne vagas de trabalho postadas em toda a Web.
Os usuários podem usar a busca para procurar oportunidades de trabalho variadas, diferentes tipos de emprego, e até vagas próximas de casa.
Em apenas 4 meses desde seu lançamento, a busca por empregos do Google conectou milhões de brasileiros a oportunidades de empregos. E é interessante notar que mais da metade desses brasileiros se candidataram a vagas por meio do celular.
Por falar nisso, também não podemos esquecer que, todo os dias, milhões de brasileiros acessam a internet pela primeira vez, e grande parte deles faz isso usando um smartphone básico. Para melhorar essa primeira experiência com a internet e ajudar as pessoas a tirarem o melhor proveito do aparelho que dispõe, estamos lançando o Google Go, uma versão do Google app otimizada para celulares de entrada.
Sabemos que espaço de memória é um dos maiores problemas dos smartphones básicos. O Google Go tem menos de 5MB - menor que um mp3. Mas não basta ser pequeno, para oferecer uma experiência de usuário excelente, ele também precisa ser rápido e, hoje, o Google Go é o jeito mais veloz de fazer buscas na internet; tudo apenas tocando na tela, sem precisar digitar nada se você não quiser.
Nosso objetivo é continuar criando experiências ricas para nossos usuários, fazendo o melhor para trazer informações relevantes, rápidas e precisas sobre todos os tópicos de seu interesse. Estamos trabalhando muito para deixar as buscas do Google cada vez mais relevantes para o público brasileiro.
Esteja você apenas começando com seu primeiro smartphone ou online todos os dias; no próximo jogo, nas eleições ou na procura por um emprego, pode contar conosco.