Quem acompanha o Think with Google já deve ter percebido que somos fascinados por dividir nosso conhecimento, principalmente quando se trata de mobile. Sabemos o quanto esses dispositivos, especialmente o smartphone, transformaram a vida de todos nós, dando maior independência e poder de escolha. Por isso mesmo, ele não podia ficar de fora do debate feito com executivos de grandes companhias durante o Think with Google Event 2015, realizado este mês no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. O objetivo específico era saber como no mundo mobile de hoje a Experiência do Usuário (User Experience - UX) pode fazer toda a diferença nos resultados de uma empresa. Veja como:
O ano de 2009 foi um marco para o que vivemos hoje em termos de interação com os nossos inseparáveis e amigáveis smartphones. Aquele foi o ano voltado para o site mobile-friendly, com botões grandes, navegação mais fácil, tudo para atrair as pessoas a se engajar mais com os aparelhos. Funcionou! Em 2012, as tecnologias dos smartphones já eram mais robustas e poderosas, assim como a experiência das pessoas com eles. Mas foi em 2014 que vimos uma transformação de hábito. As pessoas deixaram de ter o primeiro contato com as marcas na internet pelo desktop. Elas passaram a fazer isso com mais frequência a partir dos seus smartphones, aumentando assim a audiência e a percepção via esses aparelhos. “É nesse momento que finalmente a Experiência do Usuário (User Experience - UX) começa a refletir no comportamento de navegação dos celulares”, afirma Pablo Slough, head of Customer Analytics do Google.
Pablo debateu para uma plateia de cerca de 500 executivos no Think with Google Event 2015. Ele explicou a relação entre uma melhor experiência do usuário de site mobile e uma maior probabilidade de aumento das vendas. Se é bom ouvir isso em tempos de vacas gordas, imagina quando o pasto já não está tão verde como antes. Para ele, acertar no sitemobile significa dar aos consumidores o que eles esperam; entre outras palavras, dar a possibilidade de pesquisar, comparar, selecionar produtos facilmente sem obstáculos e retornar para onde pararam rapidamente, esteja onde estiver. A excelência em cada uma dessas etapas resulta em maior taxa de conversão.
Os pilares para uma melhor experiência do usuário
Alcançar o bolso dos consumidores se torna mais fácil quando as marcas prestam atenção aos que esses querem. O importante é estar conectado com as necessidades que surgem em diversos micro-momentos e saber responder a esses instantaneamente. Uma UX avançada, por exemplo, ajuda quem está com pressa a encontrar rapidamente o produto que se quer.
Três fundamentos para uma UX eficiente
1 - Conteúdo
Sabe aquela história de que conteúdo é tudo? É verdade. O site pode ser bonito, mas se não tiver o que os usuários buscam ou esperam encontrar, eles não voltam. Saiba se seu conteúdo atende às necessidades de seus clientes.
2 - Velocidade
Nós temos cada vez mais altas demandas de recursos móveis e sabemos que a geração Y é muito impaciente. Rapidez importa, e muito. O Google descobriu que o tráfego diminuiu e a receita de publicidade caiu 20% quando passou a carregar 30 resultados por página em 0,9 segundos no lugar de 10 resultados em 0,4 segundos. Quando a página inicial do Google Maps foi reduzida de 100KB para 70-80KB, o tráfego subiu 10% na primeira semana, e um adicional de 25% nas três semanas seguintes. Portanto, seja rápido.
Como acelerar o seu site para celular:
- Não coloque elementos que você não usa no celular.
- Comprima e ordene seu JavaScript.
- Comprima e ordene seu CSS.
- Comprima e combine imagens, e carregue o mínimo possível.
- Carregue a página acima da dobra imediatamente; carregue os outros elementos mais tarde.
- Deixe recursos no cache do navegador.
3 - Design
Experiências em dispositivos móveis devem ser intuitivas e fáceis. Você deseja oferecer aos consumidores uma experiência perfeita. Está seguindo as melhores práticas de um bom UX? Está encantando o usuário? O último pilar de uma boa experiência no site mobile é o design e a funcionalidade. Isso é algo que nós do Google estamos muito interessados e levamos a sério, por isso realizamos nosso próprio estudo para entender melhor o que são as principais diferenças entre uma boa e má experiência mobile. Os resultados estão nos 25 princípios de design do site móvel.
Apps ou mobile site?
Cada um tem objetivos diferentes. Construa um excelente site para a maioria dos seus usuários conhecerem sua marca e a considerarem. Deixe o app para os usuários fiéis que compram e que você quer manter.
Portanto, apenas identificar os micro-momentos não é suficiente. É preciso saber como atendê-los de forma clara, acessível, intuitiva e rápida. A boa notícia é que temos as ferramentas que precisamos para vencer nessa batalha pelos consumidores.
Veja a apresentação na íntegra:
Continue aqui com Think with Google Events 2015
Quer saber mais?
Leia os outros artigos do Think with Google Events 2015:
- Como o mobile pode ajudar a superar momentos adversos de consumo
- Conversão, um caminho maior do que você imagina
- Estudo comprova a importância do digital nas compras em lojas físicas
Foto: Renato Rebizzi