Se algum dia você já abandonou um site mobile porque ele era lento demais para carregar, conhece bem o impacto negativo que essa lentidão pode causar na experiência de usuário. E se, na crise em que vivemos, os consumidores buscam mais do que nunca resolver seus problemas com ajuda do smartphone, ter uma experiência rápida é fundamental. Na verdade, um novo estudo¹ traz uma visão bem mais clara do efeito positivo que a velocidade de uma página pode ter nas métricas de performance que importam para o marketing, como taxas de conversão, valores médios de pedidos e até mesmo page views.
A pesquisa, encomendada pelo Google e realizada pela 55 e pela Deloitte, analisou os sites de 37 marcas líderes na Europa e nos EUA, ao longo de quatro verticais: varejo, consumo de luxo, viagem e geração de leads (como seguros e sites de compra e venda de carros). Os tempos de carregamento dos sites mobile foram monitorados a cada hora por 30 dias no fim do ano passado, e os resultados foram consolidados em tempo real em comparação com uma variedade de métricas típicas da jornada de compra em aparelhos móveis.
3 oportunidades geradas a partir da rapidez das páginas mobile
O estudo revelou que acelerar os sites mobile traz importantes benefícios para as marcas.
1. Sites mais rápidos levam mais pessoas a completar as compras
Melhorar a velocidade do site aumenta as taxas de progressão em quase todas as etapas da jornada de compra mobile — desde a página inicial até o checkout — para a maioria das marcas.
2. Sites mais rápidos significam maior permanência na página e maior número de compras
Reduzir o tempo de carregamento dos sites mobile em apenas 0,1 segundo já trouxe grandes ganhos de desempenho. Mais especificamente, as taxas de conversão aumentaram 8,4% para o varejo e 10,1% em viagem.
Apenas no varejo, o valor médio dos pedidos aumentou 9,2%, enquanto nos sites de artigos de luxo, os page views por sessão cresceram 8%.
3. Sites mais rápidos têm menores taxas de rejeição
Um em cada 5 sites de varejo e de artigos de luxo incluídos no estudo viu suas taxas de rejeição (ou bounce rates) melhorarem em 0,6% e 0,2%, respectivamente. Os resultados foram ainda mais relevantes para as marcas de geração de lead: uma melhora de 0,1 segundo na velocidade mobile fez a taxa de rejeição cair 8,3% para metade dos sites do segmento analisados.
Por onde começar?
As empresas capazes de desenvolver uma cultura que coloque o usuário em primeiro lugar verão os benefícios da melhora da velocidade dos sites. Os usuários de hoje estão cada vez mais ativos no mobile, e é fundamental estar a postos para ajudá-los com experiências rápidas. Aqui vão algumas dicas para você chegar lá:
- Comece descobrindo a situação da velocidade do seu site mobile, usando ferramentas como o Teste Meu Site.
- Analise o impacto da velocidade nos seus resultados usando seus próprios dados, ou então os dados do estudo da 55 e da Deloitte como referência. Você também pode usar o Teste Meu Site para ver como o seu site mobile se sai na comparação com a concorrência.
- Incentive seus líderes sêniores a tornarem a velocidade mobile uma prioridade da empresa, e a alocar os recursos necessários para isso.
- Estabeleça uma estratégia para melhorar a velocidade do seu site, incluindo um orçamento e compartilhando com sua liderança técnica e comercial os KPIs da velocidade no mobile para garantir que esses profissionais também estejam de acordo e focados na mesma estratégia.
- Acompanhe a velocidade do seu site e a conecte com os seus dados analíticos, e então veja o impacto das melhorias.
- Não fique apenas na velocidade. Hoje em dia, os consumidores querem experiências que não sejam apenas rápidas, mas também pessoais e fáceis de usar. Assegure-se de que as suas equipes estão sempre trabalhando para melhorar a sua experiência mobile de uma maneira holística.
Para mais dicas e ideias de como otimizar o seu site mobile ou seu app, confira nossos outros artigos sobre mobile, ou então use o Teste Meu Site para obter recomendações personalizadas sobre como criar uma experiência mobile rápida, pessoal e consistente.
Você também pode acessar os resultados completos da pesquisa fazendo o download do relatório.